2013 – Atenção a Criança e Adolescentes

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
A Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste é um projeto de extensão que atende a crianças de 6 a 10 anos, de ambos os sexos, interessados em aprender acrobacias e outras manifestações ginásticas de forma orientada, com equipamentos oficiais e ambiente adequado. As aulas, que acontecem no campus do Unileste de Coronel Fabriciano (Bloco Q-105) todas as segundas, quartas e sextas-feiras de manhã e à tarde, são ministradas por estudantes do curso de Educação Física sob orientação docente, como forma de estágio supervisionado e/ou voluntariado, envolvendo atividades educativas e socializadoras através das técnicas da ginástica artística, de trampolim, ginástica para todos e artes circenses. Estão previstos no projeto a participação em um evento competitivo e um festival artístico de ginástica por ano, como forma de estímulo ao desenvolvimento das técnicas específicas das modalidades ginásticas por parte dos jovens ginastas. Esse projeto faz parte do Programa de Extensão JOVENS EM REDE, oportunizando aos jovens ginastas, gratuitamente, atividades educacionais diversas após as aulas de ginástica, como, por exemplo, oficinas de teatro, informática, cinema comentado dentre outros.

Professor Coordenador: NILMA MARIA VARGAS LESSA
Curso: Nutrição

Resumo
Trata-se de um trabalho divulgativo educativo, buscando informar ao público-alvo sobre as vantagens do aleitamento materno. As ações contemplam a divulgação e estímulo para aumentar a prevalência d aleitamento materno em nossa região.

Professor Coordenador: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
Este projeto busca constituir-se num espaço permanente de estudos e práticas investigativas e desenvolvimento de projetos com caráter interdisciplinar. Busca ainda, promover a formação continuada de professores e psicólogos, além dos alunos extensionistas, proporcionando práticas educativas e ludoterápicas para que as crianças possam se desenvolver nos mais diversos aspectos, ou seja, cognitivamente, socialmente e afetivamente. As atividades, agendadas previamente, são desenvolvidas por meio de oficinas, jogos, brincadeiras, dentre outras. Esse projeto tem apoiado diversos eventos dos quais a instituição participa, dentre eles o Empreender Social e o Dia do Voluntariado. Esse projeto vem continuamente firmando parcerias com outros projetos da instituição, dentre eles, Competências de Bebês, Laboratório De ensino Aprendizagem, Informática na Educação Especial e Formação Continuada para Gestores e professores de creches bem como com outras instituições: secretaria de saúde e de educação da prefeitura municipal de Timóteo. Este projeto tem ainda tornado referência de apoio a diversos orgãos da comunidade, quer seja em consultoria na estruturação de brinquedotecas, quer no desenvolvimento de cursos sobre o brincar.

Professor Coordenador: MARIA DO ROSARIO DE FATIMA RODRIGUES
Curso: Psicologia

Resumo
O objetivo deste trabalho é propor uma intervenção, envolvendo os educadores de creche no reconhecimento das competências de bebês, a fim de promovê-las e prevenir eventuais transtornos no desenvolvimento infantil. Os encontros com os educadores partirão do pressuposto de que as trocas afetivas com os bebês, por meio dos sistemas de estimulação e trocas face-a-face, são fatores fundamentais para a promoção de todas as áreas do desenvolvimento infantil. Desde muito cedo é significativa a motivação que o bebê apresenta para o compartilhamento de experiências; o que parece estar baseado na responsividade mútua necessária para criar significados comuns. Será participante deste projeto um grupo de educadores. Os encontros serão realizados entre fevereiro de 2013 a novembro de 2013. Os encontros acontecerão uma vez por semana. Em se tratando especificamente dos encontros com os educadores de creche, serão privilegiados aspectos psicológicos da interação com os bebês e o acompanhamento do desenvolvimento infantil. Quanto a sua aplicação, acredita-se que o projeto propiciará, em linguagem simples e lúdica, informações importantes para reflexão dos educadores, de tal maneira que este venha a servir como suporte na reflexão da interação cotidiana com os bebês. Configura-se também como um meio de formação complementar para os estudantes de psicologia que se envolverem com o trabalho.

Professor Coordenador: MARIA DO ROSARIO DE FATIMA RODRIGUES
Curso: Psicologia

Resumo
As atividades de contos de histórias preparam o caminho para o desenvolvimento abstrato dos processos mentais. As crianças se sentem mais entusiasmadas no processo de aprendizagem, pois elas podem refletir e partilhar com os outros os aspectos nos quais estão envolvidas. Dentre os objetivos do projeto ressalta-se a importância da imaginação e potencial da expressão como importante ferramenta na construção de conhecimentos e integração de experiências originadas em contextos variados; o favorecimento da formação da sensibilidade, criatividade e capacidade de transcendência e transformação da realidade, bem como a discussão sobre o papel dos sentimentos nas representações de alguns contos. Serão realizadas oficinas de contação de histórias. Inicialmente as histórias escolhidas para o trabalho são: Meus lápis de cor são só meus; O aniversário da sardinha; O amigo da bruxinha; A borboleta cinza e Menina não entra. Tais histórias contemplam os objetivos do trabalho e os temas relativos à respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade. Considerando os pressupostos relacionados à compreensão da importância das histórias no desenvolvimento afetivo, os encontros do projeto Contando Histórias Especiais levarão em conta as histórias de vida dos participantes, buscando expandir os significados do grupo sobre os temas transversais relativos à ética, especificamente sobre o respeito mútuo, justiça, diálogo e solidariedade.

Professor Coordenador: ALINE FERREIRA TAVEIRA
Curso: Engenharia Química

Resumo
O objetivo desse projeto é usar o lado lúdico dos experimentos de Química para despertar em estudantes do Ensino Fundamental o interesse por Ciências. Nesse projeto, os graduandos do curso de Engenharia Química produzirão roteiros de experimentos, utilizando substâncias do dia-a-dia, que serão utilizados na execução das atividades em sala de aula. A realização das atividades envolverá uma parceria com os professores de Ciências, buscando uma relação com o conteúdo teórico ministrado em sala de aula.

Professor Coordenador: REGINA LUCIA DE SOUZA
Curso: Psicologia

Resumo
Trata-se de um projeto de orientação afetivo-sexual, realizado através do curso de psicologia do Unileste, junto a adolescentes estudantes das últimas séries do ensino fundamental de escolas públicas do Vale do Aço. O trabalho tem o objetivo de propiciar aos adolescentes informações, conscientização, esclarecimento e reflexões acerca da sexualidade e afetividade. A metodologia baseia-se nas oficinas de dinâmica de grupo, onde são realizados encontros semanais de uma hora e meia de duração, somando um total de oito encontros com cada grupo. Cada grupo é formado por uma média de quinze alunos e coordenado por uma dupla de alunos extensionistas. O lanejamento de cada encontro é executado de forma flexível, ou seja, os facilitadores se preparam para a ação a partir de um planejamento global prévio onde antecipa temas e estratégias, entretanto, ficam atentos e respeitam os temas levantados pelo grupo no desenrolar de cada encontro

Professor Coordenador: EDNA DA PENHA MARTINS OLIVEIRA
Curso: Pedagogia

Resumo
O Projeto visa fortalecer as práticas de cuidado e educação nas instituições de Educação Infantil, por meio da formação continuada de professoras/es que atuam em creches na cidade de Timóteo. Essa proposta se consolida a partir da realização de oficinas, minicursos e seminários temáticos para professoras/es das creches de Timóteo. Para tal conta a participação de dois docentes do curso de Pedagogia e um do curso de Psicologia, e outros vinculados a projetos que atuam em parceria no processo de formação dos/as professoras/es. O Projeto faz parte do Programa Acolher do Unileste, juntamente com outros afins a essa discussão.

Professor Coordenador: SHYRLLEEN CHRISTIENY ASSUNCAO ALVES
Curso: Psicologia

Resumo
A adolescência caracteriza-se como um período de transformações e emoções intensas, destacando-se o processo de crise de identidade na qual realizam questionamentos relativos ao seu corpo, aos valores existentes, às escolhas que devem fazer a fim de alcançar seu lugar na sociedade. Acredita-se que o fortalecimento da auto-estima possibilite um suporte para o crescimento pessoal e social tornando-se cidadão e assumindo seu papel transformador da sociedade. As ações estratégicas propostas deste projeto objetivam promover a realização de práticas voltadas à mobilização do protagonismo juvenil por meio de uma participação crítica reflexiva em relação a sua própria história a fim de assumir a responsabilidade dos seus atos e de seu entorno social (Baleeiro, 1999). Assim, as práticas de intervenção psicossocial oferecem um espaço que possibilite transformações pessoais e sociais na formação da cidadania entre os adolescentes. Acredita-se que a Psicologia abre o espaço para esta discussão, propicia um ambiente de confiança entre os adolescentes ao escutá-los a fim de contribuir na formação humana de cada um, pois a troca de idéias possibilita a reflexão individual e coletiva, além da internalização de valores e opiniões abordados no grupo. Assim, este projeto de intervenção busca possibilitar um processo de autoconhecimento e construção da identidade que aponta caminhos e reflexões sobre a vivência e os aspectos biopsicossociais da adolescência.

Professor Coordenador: MARIA APARECIDA DE FARIA GOMES
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto de extensão “Informática na Educação Básica” tem como objetivo geral capacitar educadores para o uso da informática na educação . Serão oferecidos minicursos com sustentação teórica e oficinas para utilizar os softwares para produção de textos, de hipertextos, de desenhos e histórias em quadrinhos; pesquisa em/na rede de objetos de aprendizagens, de sites , bem como o planejamento/elaboração/implementação e avaliação de estratégias pedagógicas para utilização da informática na educação .

Professor Coordenador: MARIA APARECIDA DE FARIA GOMES
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto “Informática na Educação Especial” coordenado pela professora Ms.Maria Aparecida de Faria Gomes tem como objetivo geral implementar estratégias de comunicação, interação, leitura, releitura, escrita e reescrita com uso de recursos hipermidiáticos, para crianças e adolescentes com necessidades educativas especiais do Centro de Reabilitação Geral – CRG do Unileste, escolas e entidades de educação inclusiva, bem como para professores e graduandos que atuam (ou têm interesse) na educação especial. Para alcançar o que se propõe no projeto, as ações junto às instituiçõs se organizarão em torno atividades informatizadas de aprendizagem elaboradas numa perspectiva sociointeracionista, respeitando o tempo e as especificidades de cada um. Os participantes exercitarão as habilidades de comunicação, interação, leitura, releitura, escrita e reescrita na/em rede, resultando na produção de desenhos e textos orais e escritos, em parceria com professores e alunos extensionistas.

Professor Coordenador: VIVIANE COTA SILVA
Curso: Engenharia Elétrica

Resumo
O projeto Iniciação à Robótica é uma iniciativa de professores do curso de Engenharia Elétrica e visa a uma interlocução com a Educação Básica. O projeto surgiu para atender a uma solicitação da Escola Educação Criativa (EEC) de que alunos do curso de Engenharia Elétrica realizassem experimentos de iniciação à Robótica com crianças de 2 a 8 anos de idade.

Professor Coordenador: EDNA DA PENHA MARTINS OLIVEIRA
Curso: Pedagogia

Resumo
O Laboratório de Experiências de Aprendizagem – LEA é um espaço para construção e vivências de atividades em diferentes áreas de conhecimento, por meio da atuação direta das/dos alunas/os com as crianças, sob coordenação de professoras do curso de Pedagogia. Essas atividades se materializam por meio da elaboração e realização de oficinas e seminários temáticos, bem como no atendimento às crianças da pré-escola e anos iniciais do Ensino Fundamental. Esse trabalho oportuniza aos acadêmicos a compreensão de como as crianças constroem o conhecimento, bem como a pensar sobre propostas e intervenção no processo de aprendizagem, favorecendo a articulação entre teoria e prática. O Projeto tem características que o insere no Programa Acolher do Unileste, juntamente com outros afins a essa discussão.

Professor Coordenador: GLORIA DIAS SOARES VITORINO
Curso: Pedagogia

Resumo
Laboratório de Produção de Textos é um projeto de extensão que se propõe a oferecer condições mais favoráveis ao aprendizado da escrita. É direcionado a adolescentes que apresentarem dificuldades de aprendizagem na escrita e, além disso, se encontrarem em situação de vulnerabilidade failiar, escolar, social. A metodologia utilizada propõe reflexões sobre a construção da própria identidade associadas a discussões sobre relações interpessoais (eu/tu). Para alcançar os objetivos propostos, semanalmente, o projeto se propõe a oferecer atividades de produção escrita e, de modo especial, oficinas de produção de texto. Todas as atividades serão realizadas com o intuito de adequar o texto produzido aos objetivos planejados e à situação sociocomunicativa desejada. Espera-se, com isso, que os participantes do projeto adquiram, progressivamente, o domínio da linguagem, de tal forma a ter acesso aos bens culturais e à participação mais significativa no meio familiar, escolar e social.

Professor Coordenador: VIVIANE COTA SILVA
Curso: Engenharia Elétrica

Resumo
O projeto Matemática em Ação é uma iniciativa de professores dos cursos de Engenharia Elétrica e Pedagogia e visa a interlocução com a Educação Básica, atuando em dois segmentos articulados: na formação continuada de professores de Matemática e na preparação de alunos do ensino médio para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à área de conhecimento da Matemática, com vistas a uma melhor inserção na educação superior. O projeto pretende, ainda, motivar os alunos para dar continuidade aos estudos, na educação superior, uma vez que, no Vale do Aço, a partir da análise de dados do Censo Educacional, 55% dos alunos concluintes do ensino médio, não se inserem, imediatamente, na educação superior.

Professor Coordenador: FELIPE DE BRITO FREITAS
Curso: Engenharia Metalúrgica

Resumo
O projeto Física Divertida é uma iniciativa de professores dos cursos de Engenharia Metalúrgica e Engenharia Civil que visa a interlocução com a Educação Básica, atuando em dois segmentos articulados: na formação continuada de professores de Física e na preparação de alunos do ensino médio para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à área de conhecimento da Física, com vistas a uma melhor inserção na educação superior. O projeto pretende, ainda, motivar os alunos para dar continuidade aos estudos, na educação superior, uma vez que, no Vale do Aço, a partir da análise de dados do Censo Educacional, 55% dos alunos concluintes do ensino médio, não se inserem, imediatamente, na educação superior.