2013 – Unileste Cidadã

Professor Coordenador: RICARDO JOSE RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
O projeto Academia de Musculação do UnilesteMG, privilegia o atendimento à comunidade interna da IES, aos funcionários e seus dependentes bem como também aos alunos dos diversos cursos conjuntamente com o estágio supervisionado do Curso de Educação Física. Tem por objetivo principal proporcionar especificamente aos alunos da graduação em Educação Física e aos demais cursos da área da saúde a oportunidade de vivenciar na prática as ações que serão desenvolvidas no seu campo de trabalho. Proporciona também a oportunidade dos alunos dos diversos períodos a participação como extensionistas onde teem a oportunidade de acompanhar as ações realizadas no ambiente de uma academia ampliando assim seu conhecimento sobre a profissão que ora buscam. Com ações voltadas para o atendimento das comunidades internas e externa busca também oferecer uma prática de atividade física orientada pautada sobre os mais modernos conhecimentos científicos de treinamento. Atualmente a Academia de Musculação conta com um prof. Coordenador, estagiários do curso de Bacharelado em Educação Física e aproximadamente 158 alunos entre comunidade interna e externa. Espera-se que para o próximo semestre haja um aumento significativo do número de atendimentos.

Professor Coordenador: MAIONE SILVA LOUZADA
Curso: Enfermagem

Resumo
O projeto “Atendimento e Promoção da Saúde ao Portador de Ferida Crônica\\\\\\\” é de característica assistencial e tem como proposta efetuar o atendimento e acompanhamento dos portadores de ferida crônica e promoção da saude daqueles pacientes com risco para lesão cutânea, visando a cura e reabilitação dos mesmos; visa também proporcionar atividades interdisciplinares de ensino para alunos de graduação da área de saúde e produzir pesquisas visando a implementação de inovações na prática. O público-alvo são os pacientes usuários do CRG que possuem feridas crônicas ou tem risco para seu desenvolvimento, atualmente têm-se aproximadamente 30 pacientes com feridas crônicas. As atividades principais do projeto são: educação em saúde, realização de curativos, acompanhamento interdisciplinar (enfermagem, fisioterapia, nutrição e farmárcia) e desenvolvimento acadêmico dos alunos.

Professor Coordenador: BETINNA ALMEIDA DE TASSIS
Curso: Administração

Resumo
O projeto propõe a realização do evento Seminário Empreender Social que apresenta o registro das atividades realizadas nos Laboratórios de Desenvolvimento Empresarial, onde alunos do Curso de Administração, apoiados por professores, oferecem serviços de assessoria e consultoria a entidades sociais.

Professor Coordenador: BETINNA ALMEIDA DE TASSIS
Curso: Administração

Resumo
O projeto consolida ações de responsabilidade social e voluntariado realizadas através de intervenções em entidades, campanhas sociais e ambientais,projetos de cidadania corporativa. O projeto realiza interface com diversos projetos de extensão do Unileste desenvolvendo ações de cidadania através da promoção de evento de cultura, arte, lazer, educação e serviços sociais, em parceria com entidades sociais, Ong\\\\\\\’s e instituíções públicas e privadas. Prevê a participação na organização do Dia V, apresentando à comunidade os diversos serviços da diferentes áreas de saber, envolvendo alunos de diversos cursos, inaugura-se uma ação capaz de se estender por um ano inteiro e de transformar muitas vidas.

Professor Coordenador: MARCILIO DOS REIS CARDOSO
Curso: Engenharia Civil

Resumo
O projeto busca desenvolver um sistema hidráulico de captação e armazenamento de água de chuva, para aplicação em comunidades carentes e área rural de Coronel Fabriciano. São dois sistemas propostos, a saber: um sistema para armazenar água para fins menos nobres (água para lavagem de roupa, pátios, irrigação e dessedentação animal), e outro, para armazenar água para consumo humano.Trata-se de um projeto que buscará desenvolver sistemas padronizados de coleta, com adução e armazenamento da água de chuva utilizando, para tanto, conceitos de hidráulica, hidrologia, concreto armado e materiais de construção.

Professor Coordenador: MARIZA APARECIDA ALVES
Curso: Fisioterapia

Resumo
Esse projeto foi criado em 2004, e tem como objetivo principal oferecer intervenção ao público diabético. Consta de ações que envolvem atividade fisica orientada e direcionada sempre realizada em grupo aos diabéticos, palestras, cuidados e orientações preventivas incluindo o cuidado e atenção direcionado ao pé diabético, aplicação de protocolos de avaliação e intervenção fisioterapeutica, realizada pelos alunos do curso de fisioterapia orientadas e supervisionadas pela professora responsável pelo projeto.

Professor Coordenador: FERNANDO CESAR LEMOS MORAIS
Curso: Ciências Contábeis

Resumo
O Curso de Ciências Contábeis oferece a condição para que seja feita a declaração de imposto de renda pessoa física daqueles contribuintes que não tem acesso a essa tecnologia, no intuito de atender aos anseios da população mais carente. Esse projeto tem também como objetivo propiciar que os alunos tenham contato com a prática e com o público através da realização das declarações de IRPF.

Professor Coordenador: ANIZAURA LIDIA RODRIGUES DE SOUZA
Curso: Psicologia

Resumo
O projeto se iniciou em 2006, fruto de reflexões que emergiram na disciplina curricular “Psicologia Comunitária”, ofertada aos alunos do 5º período do curso de Psicologia. Consideramos que a universidade tem a responsabilidade de reverter à comunidade a aplicação do saber construído e reafirmar a importância de aproximação entre esses dois campos. Aperfeiçoado para atender a diferentes grupos e comunidades o projeto tem como objetivo central contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos participantes, além de proporcionar ao aluno extensionista a prática em psicologia social comunitária permitindo aprimorar sua atenção à comunidade. Em 2008 fomos indicados a concorrer ao Prêmio Nacional dos 60 Anos em Direitos Humanos e recentemente integrados ao Programa Unileste Cidadã. As atividades estão voltadas para atenção à todos os segmentos comunitários, capacitação para o trabalho, o rendimento e a economia sustentável, com ênfase na elaboração de conhecimentos possibilitadores de transformação social e no treinamento de multiplicadores. Atualmente o projeto é um campo fértil para a realização de pesquisas, desenvolvidas pelos alunos que se encontram em fase de trabalhos de conclusão de curso e bolsistas do PIC, realização dos estágios, além de proporcionar a prática interdisciplinar entre outras disciplinas do curso. Recentemente foi publicado um artigo completo sobre essa prática na revista Diálogos, mantida pela UCB e outros dois artigos completos encontram-se em fase de avaliação para publicação. A sua condução proporciona vivências que se refletem no modo de ser do extensionista que assumi o compromisso com a sua formação buscando a auto gestão

Professor Coordenador: ALINE CRISTIANE LEMOS FERREIRA
Curso: Psicologia

Resumo
O Laboratório de Psicologia Organizacional e do Trabalho – LABPOT pretende a prestação de serviços de consultoria na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho, com objetivo de oferecer ao micro e pequeno empresário serviços de qualidade com preços acessíveis, com o intuito de otimizar as relações de trabalho, prezando a importância do capital intelectual, bem como seu valor agregado para a instituição, tornando mais acessíveis os serviços de psicologia neste contexto e possibilitando ao graduando de Psicologia o aprimoramento de seu espírito empreendedor, aliando os ensinamentos teóricos e o exercício da prática supervisionada.

Professor Coordenador: ANTONIO HONORIO FERREIRA
Curso: Psicologia

Resumo
Este projeto tem como objetivo geral para os discentes inseri-los no contexto das políticas sociais, incentivando-os ao comprometimento com o bem-estar social e transformação da realidade, e para a comunidade, incrementar ações de proteção social que visam à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção de incidência de riscos, favorecendo o empoderamento, a emancipação e o fortalecimento das famílias. Trata-se de um projeto de intervenção psicossocial, que terá como método de trabalho o atendimento das famílias em encontros semanais, nos quais se utilizarão técnicas de dinâmica de grupo, além de visitas domiciliares e investigações científicas. Espera-se que, ao final de nove encontros, a cada semestre, as famílias envolvidas tenham alcançado uma transformação da percepção do mundo em que vivem, bem como obtenham a consciência dos recursos intrínsecos que possuem e que podem utilizar e das novas redes de relações que podem estabelecer para alcançar um lugar de sujeitos de sua própria história.

Professor Coordenador: CLAUDIA DINIZ PINTO COELHO
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
O Programa tem como objetivo desenvolver ações sócio-educativas, visando a melhoria das condições de vida das populações residentes em áreas que apresentam vulnerabilidade social e ambiental nos diversos municípios que integrem a Região Metropolitana do Vale do Aço. Nesse sentido serão realizadas ações como minicursos, palestras, reuniões com a comunidade, atividades lúdicas educativa, de forma transdisciplinar, por meio da articulação de diferentes projetos de extensão, com o envolvimento dos cursos de graduação de Engenharia Ambiental e Sanitária, Arquitetura, Pedagogia, Enfermagem, Administração, dentre outros.

Professor Coordenador: FRANCISCO ANTONIO FERNANDES REINALDO
Curso: Sistemas de Informação

Resumo
O projeto Infosol: – contribui no processo de democratização da informação; – oferece alternativas de viabilização para instituições que trabalham com jovens carentes; – atua diretamente na formação profissional de jovens carentes. A atuação do projeto consiste em : – suportar a elaboração de projetos de laboratórios de informática (hardware/software) para instituições acadêmicas; – elaborar material pedagógico para os diferentes cursos de informática; – preparar instrutores para os diferentes cursos de informática.

Professor Coordenador: WILLIAM CALDAS TREVIZANI
Curso: Comunicação Social – Jornalismo

Resumo
O projeto de reativação da Rádio Laboratório destina-se colocar em funcionamento no campus 1 (Coronel Fabriciano) a Rádio Universitária como espaço para exercício da prática de Jornalismo e Publicidade, bem como ser um espaço de divulgação das ações dos demais cursos do UnilesteMG. Seu objetivo é produzir e manter programação variada como prática profissional e educativa do curso de Comunicação e de estudantes do UnilesteMG, numa prestação de serviço à comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários) e público vizinho ao campus 1, através da realização de programas radiofônicos diversos. Já exoistem caixa de som instaladas em vários pontos do campus e em funcionamento e a transmissão da rádio pode ser feita na rádio FM na frequencia 103,3, no horário de 13h às 22h30.

Professor Coordenador: ROBERTO ALVES CALDEIRA JUNIOR
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O projeto “Rede Construir Melhor” propõe a capacitação e qualificação de jovens de baixa renda no mercado de trabalho através de cursos teóricos e práticos desenvolvidos dentro do Unileste, através da construção de uma rede de relacionamento que envolve a participação de representantes do segmento da construção civil como fornecedores de materiais e serviços, construtores, entidades do terceiro setor e poder público. Todos contribuem para a viabilidade do projeto, desde a seleção de participantes e famílias a serem atendidas, até o fornecimento de insumos para a execução do projeto. A comunidade acadêmica do Unileste se faz presente através da participação de professores de disciplinas dos cursos envolvidos – como arquitetura, engenharias civil, elétrica e de produção, administração, psicologia, que ministrarão palestras e aulas para os participantes, além dos alunos destes cursos que poderão desenvolver habilidades práticas de aplicação da teoria apreendida como forma de crescimento profissional. Os cursos ministrados serão avaliados através de atividade prática de execução de pequenas intervenções e melhorias habitacionais para as famílias de baixa renda inseridas no projeto, moradoras do Vale do Aço.

Professor Coordenador: JULIANA RAMOS FIORAVANTE ZULIANI
Curso: Engenharia Civil

Resumo
Uma questão importante na melhoria da qualidade do ensino é a formação continuada do professor. Nesse sentido, considerando que o uso de ferramentas computacionais é uma das possibilidades didáticas em sala de aula e que ocupa papel de destaque nas orientações expressas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, este curso oferece aos professores uma oportunidade de se atualizar para o ensino de matemática. Além disto, muitas escolas públicas possuem laboratórios de informática e uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação é a implantação de laboratórios de informática para todas as escolas públicas. Sendo, portanto, necessário que estes professores estejam preparados para efetivamente utilizar dos recursos que estarão disponíveis afim de melhorar a qualidade de suas aulas, colocando-se numa melhor posição profissional