2014 – Atenção a Criança e Adolescentes

Professor Coordenador: NILMA MARIA VARGAS LESSA
Curso: Nutrição

Resumo
Trata-se de um trabalho divulgativo educativo, onde produz-se atividades de informação ao público-alvo sobre aleitamento materno. As ações contemplam a divulgação e estímulo para aumentar a prevalência do aleitamento materno em nossa região.E, baseados em estudos de nosso grupo de pesquisa em aleitamento materno pretende-se realizar trabalho de treinamento aos profissionais de saúde da região, já que os dados apontaram uma deficiência no conhecimento desses profissionais.

Professor Coordenador: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
Este projeto busca constituir-se num espaço permanente de estudos e práticas investigativas e desenvolvimento de projetos com caráter interdisciplinar. Busca ainda, promover a formação continuada de professores e psicólogos, além dos alunos extensionistas, proporcionando práticas educativas e ludoterápicas para que as crianças possam se desenvolver nos mais diversos aspectos, ou seja, cognitivamente, socialmente e afetivamente. As atividades, agendadas previamente, são desenvolvidas por meio de oficinas, jogos, brincadeiras, mini-cursos dentre outras. Esse projeto tem apoiado diversos eventos dos quais a instituição participa, dentre eles o Empreender Social e o Dia do Voluntariado. Esse projeto, em seu formato, busca açoes interdisciplinares com outros projetos da instituição, dentre eles, Competências de Bebês, Laboratório De ensino Aprendizagem, Informática na Educação Especial e Formação Continuada para Gestores e professores de creches bem como com outras instituições. Este projeto tem ainda tornado referência de apoio a diversos orgãos da comunidade, quer seja em consultoria na estruturação de brinquedotecas, quer no desenvolvimento de cursos sobre o brincar.

Professor Coordenador: MARIA LUCIANA BRANDAO SILVA ASSIS
Curso: Pedagogia

Resumo
O Projeto CIDADANIA EM AÇÃO é destinado a jovens entre 7 E 15 anos e constitui-se na realização de oficinas tendo como referência temas que dizem respeito ao cotidiano dos participantes, resultantes de necessidades percebidas a partir das questões do cotidiano.

Professor Coordenador: MARIA DO ROSARIO DE FATIMA RODRIGUES
Curso: Psicologia

Resumo
O objetivo deste trabalho é propor uma intervenção, envolvendo os professores de creche no reconhecimento das competências de bebês, a fim de promovê-las e prevenir eventuais transtornos no desenvolvimento infantil. Os encontros partirão do pressuposto de que as trocas afetivas com os bebês, por meio dos sistemas de estimulação e trocas face-a-face, são fatores fundamentais para a promoção de todas as áreas do desenvolvimento infantil. Desde muito cedo é significativa a motivação que o bebê apresenta para o compartilhamento de experiências; o que parece estar baseado na responsividade mútua necessária para criar significados comuns. Será participante desse projeto um grupo de professores de creche. Em se tratando especificamente dos encontros, serão privilegiados aspectos psicológicos da interação com os bebês e o acompanhamento do desenvolvimento infantil. Quanto a sua aplicação, acredita-se que o projeto propiciará, em linguagem simples e lúdica, informações importantes para reflexão dos professores, de tal maneira que esse venha a servir como suporte na reflexão da interação cotidiana com os bebês. Configura-se também como um meio de formação complementar para os estudantes de psicologia que se envolverem com o trabalho.

Professor Coordenador: PAULO CESAR RIBEIRO MARTINS
Curso: Psicologia

Resumo
Trata-se de um projeto de orientação afetivo-sexual, realizado através do curso de psicologia do Unileste, junto a adolescentes estudantes das últimas séries do ensino fundamental de escolas públicas do Vale do Aço. O trabalho tem o objetivo de propiciar aos adolescentes informações, conscientização, esclarecimento e reflexões acerca da sexualidade e afetividade. A metodologia baseia-se nas oficinas de dinâmica de grupo, onde são realizados encontros semanais de uma hora e meia de duração, somando um total de oito encontros com cada grupo. Cada grupo é formado por uma média de quinze alunos e coordenado por uma dupla de alunos extensionistas. O lanejamento de cada encontro é executado de forma flexível, ou seja, os facilitadores se preparam para a ação a partir de um planejamento global prévio onde antecipa temas e estratégias, entretanto, ficam atentos e respeitam os temas levantados pelo grupo no desenrolar de cada encontro.

Professor Coordenador: EDNA DA PENHA MARTINS OLIVEIRA
Curso: Pedagogia

Resumo
O Projeto visa fortalecer as práticas de cuidado e educação nas instituições de Educação Infantil, por meio da formação continuada de professoras/es que atuam em creches em cidades próximas ao Unileste. Essa proposta se consolida a partir da realização de oficinas, minicursos e seminários temáticos para professoras/es das creches. Para tal conta a participação de dois docentes do curso de Pedagogia, e outros vinculados a projetos que atuam em parceria no processo de formação dos/as professoras/es. O Projeto faz parte do Programa Acolher do Unileste, juntamente com outros afins a essa discussão.

Professor Coordenador: MARIA APARECIDA DE FARIA GOMES
Curso: Pedagogia

Resumo
Aos docentes da sociedade em rede são necessárias novas formas de planejar, executar e avaliar práticas pedagógicas, aos discentes são necessárias novas habilidades para interagir com o objeto de conhecimento e com os sujeitos em rede. Nesse sentido, o projeto de extensão Informática na Educação Básica, apresenta-se como uma das práticas para desenvolver atividades, junto aos professores e gestores desse nível de educação, para integrar as Tecnologias digitais de informação e comunicação às práticas pedagógicas. Serão desenvolvidas atividades que vão do planejamento à avaliação de ambientes informatizados de aprendizagem numa perspectiva sociointeracista. Para alcançar o que se propõe serão realizadas atividades presenciais, no laboratório de informática e atividades virtuais por meio da plataforma MOODLE.

Professor Coordenador: MARIA APARECIDA DE FARIA GOMES
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto de extensão Informática na Educação, vinculado ao Programa de Extensão “Educação em Ação” que, por sua vez, se vincula à Coordenadoria de Extensão do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, apresenta-se como proposta que possibilita ampliar as discussões sobre o uso pedagógico das TDICs na educação especial e, assim, vislumbrar seu uso efetivo, também, nessa modalidade de educação e na educação regular inclusiva.

Professor Coordenador: MARCO ANTONIO BRASIL
Curso: Engenharia Elétrica

Resumo
O projeto Matemática em Ação é uma iniciativa de professores dos cursos de Engenharia Elétrica e Pedagogia e visa a interlocução com a Educação Básica, atuando em dois segmentos articulados: na formação continuada de professores de Matemática e na preparação de alunos do ensino médio para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à área de conhecimento da Matemática, com vistas a uma melhor inserção na educação superior. O projeto pretende, ainda, motivar os alunos para dar continuidade aos estudos, na educação superior, uma vez que, no Vale do Aço, a partir da análise de dados do Censo Educacional, 55% dos alunos concluintes do ensino médio, não se inserem, imediatamente, na educação superior. O Projeto Matemática em Ação visa a melhorias no ensino de matemática no ensino médio.

Professor Coordenador: FELIPE DE BRITO FREITAS
Curso: Engenharia Civil

Resumo
O projeto Física Divertida é uma iniciativa de professores dos cursos de Engenharia Metalúrgica e Engenharia Civil que visa a interlocução com a Educação Básica, atuando em dois segmentos articulados: na formação continuada de professores de Física e na preparação de alunos do ensino médio para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à área de conhecimento da Física, com vistas a uma melhor inserção na educação superior. O projeto pretende, ainda, motivar os alunos para dar continuidade aos estudos, na educação superior, uma vez que, no Vale do Aço, a partir da análise de dados do Censo Educacional, 55% dos alunos concluintes do ensino médio, não se inserem, imediatamente, na educação superior.