2014 – Cultura, Arte e Lazer

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
A Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste é um projeto de extensão que atende a crianças de 6 a 10 anos, de ambos os sexos, interessados em aprender acrobacias e outras manifestações ginásticas de forma orientada, com equipamentos oficiais e ambiente adequado. As aulas, que acontecem no campus do Unileste de Coronel Fabriciano (Bloco Q-105) todas as segundas, quartas e sextas-feiras de manhã e à tarde, são ministradas por estudantes do curso de Educação Física sob orientação docente, como forma de estágio supervisionado e/ou voluntariado, envolvendo atividades educativas e socializadoras através das técnicas da ginástica artística, de trampolim, ginástica para todos e artes circenses. Estão previstos no projeto a participação em um evento competitivo e um festival artístico de ginástica por ano, como forma de estímulo ao desenvolvimento das técnicas específicas das modalidades ginásticas por parte dos jovens ginastas. Esse projeto faz parte do Programa de Extensão GINÁSTICA PARA A VIDA, oportunizando aos jovens ginastas, gratuitamente, atividades educacionais diversas após as aulas de ginástica, como, por exemplo, oficinas de teatro, cinema comentado dentre outros.

Professor Coordenador: RODRIGO CRISTIANO ALVES
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Resumo
O projeto Café Cinematográfico continuará acontecendo no campus do UnilesteMG e agora também em parceria com as Escolas da região do Vale do Aço,e também pretendemos fazer exibições em creches e para a população carcerária, o que possibilitará aos nossos estudantes e aos alunos do ensino médio o acesso à cinematografia nacional e local além de de longas e curtas-metragens fora do circuito comercial americano. O que visa a formação sociocultural e política no âmbito Escolar. Dessa maneira, o Cinema será utilizado como recurso didático para inserção dos temas transversais na sala de aula e, além disso, esse Projeto propõe ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da Escola, incentivando a formação crítica e apreciativa

Professor Coordenador: CARLA PAOLIELLO
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O projeto “Capacitação e desenvolvimento de produtos artesanais e de design” consiste em um trabalho compartilhado entre equipe técnica, artesãos e designers do Vale do Aço a partir de exercícios de mapeamento e reflexão do que aqui é produzido artesanalmente ou em grande escala. Propõe-se continuar o trabalho na comunidade de Antônio Dias, em especial na comunidade de Cocais das Estrelas, no que se refere ao tradicional desenvolvimento de chapeis existente nesta comunidade. A proposta é de avaliar o que é feito, quem faz e como é feito para propor futuras intervenções no processo de fabricação de produtos artesanais de palha de Indaiá.

Professor Coordenador: SONALY TORRES SILVA GABRIEL
Curso: Pedagogia

Resumo
O Projeto Contos e Pontos articula as experiências estéticas de teatro, contação de histórias africanas e bordado visando contribuir para o desenvolvimento afetivo-emocional, social e cognitivo dos sujeitos envolvidos e potencializar a construção de novos significados na relação escola, família e comunidade O ato de contar histórias compõe o processo de educação da criança: no contexto familiar fortalece os vínculos afetivos e em ambientes escolares contribuem com aprendizagens sociais, afetivas, culturais e cognitivas. A contação de histórias africanas representam uma importante estratégia didática, tanto do ponto de vista da promoção da igualdade das relações étnico-raciais na escola, como do ponto de vista pedagógico. Neste sentido trabalharemos com contos de fada africanos. O projeto envolve o processo de contação de histórias, reconto, ilustração com desenhos e bordados, com a participação de docentes, alunos e familiares.

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
Da Platéia para o Palco é um festival de ginástica e dança, resultado de ação extencionista promovida pelo Curso de Educação Física, com participação de docentes, discentes e comunidade e dos alunos dos núcleos de estágio e extensão do curso: Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste-MG e outros. Este projeto propicia a aplicação prática do que o estudante de Educação Física aprendeu na teoria e busca atender a demandas internas, quando oportuniza campo de estágio e as necessidades externas quando propicia ações que complementam mudanças no estilo de vida em busca da melhoria da qualidade de vida da população envolvida. O festival não objetiva a perfeição dos movimentos por parte de seus participantes, mas, propicia o desenvolvimento integral das pessoas promovendo ampla e irrestrita inclusão social.

Professor Coordenador: CARLA PAOLIELLO
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O projeto “Fundamentação em Artesanato e Design” consiste na realização de um trabalho com a comunidade artesã e designers do Vale do Aço, em especial de Ipatinga, de maneira a fundamentar seu fazer atual. Pretende-se discutir questões sobre o artesanato e o design a partir da pesquisa sobre a origem de cada termo, a história e produtos importantes localmente e globalmente.

Professor Coordenador: WILLIAM CALDAS TREVIZANI
Curso: Comunicação Social – Jornalismo

Resumo
O projeto de ação da Rádio Laboratório é o de capacitação de educadores e monitores de escolas municipais de Coronel Fabriciano no fazer radiofônico. Através de oficinas ministradas por professor do Unileste e com a participação de alunos, colocar em funcionamento nas várias escolas do município os sistemas de rádio que lá existem. Para isto, os professores serão capacitados bem como monitores e alunos destes estabelecimentos. Seu objetivo é produzir e manter programação variada como prática entre os adolescentes, além de manter em funcionamento a rádio Laboratório do Unileste que pode ser feita na rádio FM na freqüência 103,3 ou em caixas de som instaladas pelo campus 1.

Professor Coordenador: MARIA DA CONCEICAO CANDIDA MARQUES COSTA
Curso: Pedagogia

Resumo
A oficina busca a promoção da criatividade e da autoestima no cotidiano familiar, usando a arte como estratégia de integração nas dimensões relacional, ética e de sustentabilidade. Como atividades, realizam-se oficinas de cartões artesanais, arranjos para datas comemorativas, caixas decorativas, agendas, reciclagem de caixas, CDs, Rolos de toalhas e de papel higiênico, cadernos, dentre outras atividades. Essas ações são realizadas com materiais recicláveis, buscando por meio da arte, a promoção da integração, da sensibilidade, da afetividade e da prática para a sustentabilidade no ambiente familiar e/ou social.

Professor Coordenador: GILSON MAGNO DE SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto Teatro Universitário visa contribuir para a solidificação de um movimento cultural na Instituição Unileste e no Vale do Aço, possibilitando a difusão da arte de interpretação e contribuindo para a formação de multiplicadores cênicos. Serão desenvolvidas atividades de formação teatral por meio de oficinas com Jogos de Improvisação, Expressão Corporal, Técnica Vocal, dentre outros. A partir das oficinas serão realizadas montagens teatrais e performances com várias temáticas sejam elas sociais, culturais, políticas e/ou existenciais utilizando os espaços como o Teatro João Paulo II e a sala de artes. Além disso, os multiplicadores cênicos, formados no proejto, desenvolvem oficinas de iniciação teatral e apresentam esquetes educativas nas Instituições públicas, escolas, creches, praças, culminando com uma montagem de um espetáculo aberto à comunidade local.