2014 – Universidade para a Terceira Idade

Professor Coordenador: MARIA MARTA MARQUES DE CASTRO BORGES
Curso: Enfermagem

Resumo
A população idosa, que não recebe suporte familiar, seja por ausência da mesma, disfuncionalidade ou grau de depedência do idoso (a), comumente necessita de institucionalização. A política de assistência, considera o desenvolvimento de estímulos para o autocuidado, valorização e melhora da qualidade de vida da pessoa idosa que está fora do seu ambiente familiar. Os discentes do Unileste identificam as necessidades afetadas programando os cuidados no âmbito da promoção e reabilitação da saúde incluindo as intervenções educativas sobre temas que possam contribuir para a melhora da qualidade de vida. Utiliza-se da estratégia de oficinas, tanto para atendimento dos idosos (as), quanto dos trabalhadores. Os representantes das instituições autorizam a realização da atividade e há no período, reuniões com o professor para planejamento, acompanhamento e avaliação da proposta. O objetivo é envolver o discente com esta população e desenvolver a prática de forma crítica, sistematizada e contínua.

Professor Coordenador: HELOISA THOMAZ RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
O Projeto Ativaidade, há 15 anos desenvolve atividades físicas, recreativas e socializadoras para a população idosa, as quais são ministradas pelos estudantes de Educação Física sob orientação docente nas Unidades de Ipatinga e Coronel Fabriciano. Tais atividades envolvem o desenvolvimento e aprimoramento de aptidões físicas relacionadas à saúde. Para tanto, semestralmente são realizadas avaliações antropométricas e funcionais por meio de testes de aptidão cardiorrespiratória, força, flexibilidade, equilíbrio, desempenho motor . Para alcançar os objetivos propostos na busca de um envelhecimento saudável que possibilite a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e melhor qualidade de vida, são desenvolvidas durante o semestre aulas de alongamento, ginástica localizada, aeróbica,danças e outras atividades com características lúdicas. Além da prática regular de atividades físicas o Projeto promove ações de caráter informativo como palestras, oficinas, mini-cursos e também de caráter social como comemorações de datas festivas ( dia das mães, pais, idoso, Natal, festa junina, etc).No Ativaidade são desenvolvidas inúmeras pesquisas pelos diversos cursos de graduação e também de pós-graduação. Adicionalmente, o Projeto possibilita a aplicação prática do ensino, tanto do Curso de Educação Física, quanto de outros cursos. Assim o projeto estabelece importante função ao possibilitar além da extensão, o estudo e a pesquisa, componentes esses fundamentais para uma Instituição.

Professor Coordenador: GISELLE CARVALHO MAIA
Curso: Fisioterapia

Resumo
Esse projeto foi criado em 2004 com o objetivo principal de oferecer intervenção ao público diabético. Consta de ações realizadas em grupo que envolvem programa de exercicio fisico orientado, palestras, cuidados e orientações preventivas incluindo o cuidado e atenção direcionado ao pé diabético, aplicação de protocolos de avaliação e intervenção fisioterapeutica, realizada pelos alunos do curso de fisioterapia orientadas e supervisionadas pela professora responsável pelo projeto.

Professor Coordenador: MARIA MARTA MARQUES DE CASTRO BORGES
Curso: Enfermagem

Resumo
O preparo de recursos humanos, ainda na graduação, em relação à problemática do idoso permitirá que as pessoas idosas possam ser assistidas por profissionais capacitados e sensibilizados com as suas necessidades. O projeto visa realizar avaliação multidimensional rápida determinando as necessidades do idoso e sua família, implementando o cuidado de enfermagem no âmbito da prevenção de doenças, da promoção da saúde e da reabilitação utilizando-se de atividade individual, a consulta de enfermagem, aplicando os conhecimentos da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) realizada nas unidades de saúde de Ipatinga, como atividade das disciplinas: Saúde do Idoso, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e Fundamentos de Enfermagem, do Curso de Enfermagem. Os discentes são orientados em sala de aula e em encontros específicos, sendo discutido os instrumentos a serem utilizados, adaptados pelo professor. Os idosos são avaliados através da avaliação multidimensional rápida e caso necessitem serão encaminhados aos profissionais da rede para resolução de seus problemas. Espera-se com este projeto, capacitar os discentes para que sejam enfermeiros capazes de assistir a pessoa idosa de forma integral.