2015 – Atenção a Criança e Adolescentes

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
A Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste é um projeto de extensão que atende a crianças de 6 a 10 anos, de ambos os sexos, interessados em aprender acrobacias e outras manifestações ginásticas de forma orientada, com equipamentos oficiais e ambiente adequado. As aulas, que acontecem no campus do Unileste de Coronel Fabriciano (Bloco Q-105) todas as segundas, quartas e sextas-feiras de manhã e à tarde, são ministradas por estudantes do curso de Educação Física sob orientação docente, como forma de estágio supervisionado e/ou voluntariado, envolvendo atividades educativas e socializadoras através das técnicas da ginástica artística, de trampolim, ginástica para todos e artes circenses. Estão previstos no projeto a participação em um evento competitivo e um festival artístico de ginástica por ano, como forma de estímulo ao desenvolvimento das técnicas específicas das modalidades ginásticas por parte dos jovens ginastas e também para maior interação com a comunidade externa. Esse projeto faz parte do Programa de Extensão GINÁSTICA PARA A VIDA, oportunizando aos jovens ginastas, gratuitamente, atividades educacionais diversas após as aulas de ginástica, como, por exemplo, oficinas de teatro, cinema comentado dentre outros.

Professor Coordenador: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
Este projeto busca constituir-se num espaço permanente de estudos e práticas investigativas e desenvolvimento de projetos com caráter interdisciplinar. Busca ainda, promover a formação continuada de professores e psicólogos, além dos alunos extensionistas, proporcionando práticas educativas e ludoterápicas para que as crianças possam se desenvolver nos mais diversos aspectos, ou seja, cognitivamente, socialmente e afetivamente. As atividades, agendadas previamente, são desenvolvidas por meio de oficinas, jogos, brincadeiras, mini-cursos dentre outras. Esse projeto tem apoiado diversos eventos dos quais a instituição participa, dentre eles o Empreender Social e o Dia do Voluntariado. Esse projeto, em seu formato, busca ações interdisciplinares com outros projetos de extensão da instituição, dentre eles, Competências de Bebês, Laboratório De ensino Aprendizagem, Informática na Educação Especial e Formação Continuada para Gestores e professores de creches e Ginástica Olímpica bem como com outras instituições. Este projeto tem ainda tornado referência de apoio a diversos órgãos da comunidade, quer seja em consultoria na estruturação de brinquedotecas, quer no desenvolvimento de cursos sobre o brincar.

Professor Coordenador: MARIA LUCIANA BRANDAO SILVA ASSIS
Curso: Pedagogia

Resumo
O Projeto CIDADANIA EM AÇÃO é destinado a jovens da Educação básica e constitui-se na realização de atividades como oficinas pedagógicas, cinema comentado, jogos pedagógicos nas escolas públicas da região metropolitana do Vale do Aço. Toma como referência 6 temas geradores( Cultura e Identidade Nacional; Cidadania, Dignidade e Direitos Humanos; Cultura de paz; Desafios da Atualidade; Sustentabilidade) que são atravessados pelos temas transversais ( pluralidade cultural, ética, orientação sexual, meio ambiente, história local ). Tais temas dizem respeito às questões do cotidiano vividas pelos participantes. Tem como proposta contribuir na busca da resolução de desafios e necessidades percebidas a partir das questões vivenciadas no ambiente escolar e extraescolar que têm se apresentado a esses atores sociais e auxiliar em sua formação, que deve ser ampla e não apenas limitada aos aspectos intelectuais Palavras-chave: Crianças e Jovens oficinas e jogos pedagógicas ; Cidadania

Professor Coordenador: MARIA DO ROSARIO DE FATIMA RODRIGUES
Curso: Psicologia

Resumo
O objetivo deste trabalho é propor uma intervenção, envolvendo os professores de creche no reconhecimento das competências de bebês, a fim de promovê-las e prevenir eventuais transtornos no desenvolvimento infantil. Os encontros partirão do pressuposto de que as trocas afetivas com os bebês, por meio dos sistemas de estimulação e trocas face-a-face, são fatores fundamentais para a promoção de todas as áreas do desenvolvimento infantil. Desde muito cedo é significativa a motivação que o bebê apresenta para o compartilhamento de experiências; o que parece estar baseado na responsividade mútua necessária para criar significados comuns. Será participante desse projeto um grupo de professores de creche. Em se tratando especificamente dos encontros, serão privilegiados aspectos psicológicos da interação com os bebês e o acompanhamento do desenvolvimento infantil. Quanto a sua aplicação, acredita-se que o projeto propiciará, em linguagem simples e lúdica, informações importantes para reflexão dos professores, de tal maneira que esse venha a servir como suporte na reflexão da interação cotidiana com os bebês. Configura-se também como um meio de formação complementar para os estudantes de psicologia que se envolverem com o trabalho.

Professor Coordenador: MARUZA CRUZ PINTO LIMA
Curso: Direito

Resumo
O Direito na Escola se caracteriza como projeto de ação extensionista, promovido pelo Curso de Direito, com participação dos discentes, sob orientação de professores no Curso. É realizado nas Escolas Públicas locais para crianças e adolescentes. As principais finalidades do projeto são a aplicação prática do conteúdo teórico adquirido pelos discentes na sala de aula e a promoção do conhecimento das leis sobre assuntos relevantes como: Direitos Humanos,Estatuto da Criança e do Adolescente, dentre outros, previstos na legislação em vigor. Os temas abordados propiciam mudança sócio-cultural do público alvoatravés do conhecimento das leis e esclarecimentos quanto à sua aplicabilidade.

Professor Coordenador: ANTONIO HONORIO FERREIRA
Curso: Psicologia

Resumo
Trata-se de um projeto de orientação afetivo-sexual, realizado pelo do Curso de Psicologia da Unileste, junto a adolescentes estudantes do ensino fundamental e médio de escolas do Vale do Aço. O trabalho tem o objetivo de propiciar aos adolescentes informações, conscientização, esclarecimento e reflexões acerca da sexualidade e afetividade. A metodologia baseia-se nas oficinas de dinâmica de grupo, onde são realizados encontros semanais de uma hora e meia de duração, somando um total de oito encontros com cada grupo. Cada grupo será formado por uma média de quinze alunos e coordenado por uma dupla de alunos extensionistas. O planejamento de cada encontro é executado de forma flexível, ou seja, os facilitadores se preparam para a ação a partir de um planejamento global prévio onde anteciparão temas e estratégias. Entretanto, ficam atentos e respeitam os temas levantados pelo grupo no desenrolar de cada encontro.

Professor Coordenador: EDNA DA PENHA MARTINS OLIVEIRA
Curso: Pedagogia

Resumo
O Projeto Formação Continuada para Professores da Educação Infantil visa fortalecer as práticas de cuidado e educação nas instituições de Educação Infantil, por meio da formação continuada de professoras/es que atuam em creches e pré-escolas, em cidades próximas ao Unileste. Essa proposta se consolida a partir da realização de oficinas, minicursos e seminários temáticos para professoras/es da Educação Infantil. Para tal conta a participação de dois docentes do curso de Pedagogia, e outros vinculados a projetos que atuam em parceria no processo de formação dos/as professoras/es. O Projeto integra o Programa Acolher do Unileste, juntamente com outros afins a essa discussão.

Professor Coordenador: MARIA APARECIDA DE FARIA GOMES
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto Informática na Educação coordenado por Maria Aparecida de Faria Gomes tem como objetivo principal disseminar a cultura da informática educativa nas escolas de educação básica da rede pública de municípios do Vale do Aço. As ações desse projeto estão articuladas com as pesquisas sobre a temática em questão, também, desenvolvidas no Unileste; com ensino das disciplinas Informática e Educação, Educação e Tecnologias da Informação e Comunicação e Avaliação do Ensino e da aprendizagem, ambas ministradas no curso de Pedagogia; e com os Projetos de Extensão Infosol e Matemática em Ação. Estima-se envolver, aproximadamente, vinte professores de, pelo menos, duas escolas, da rede estadual de educação de Coronel Fabriciano e da rede municipal de Ipatinga e seus alunos dessas escolas. Envolverá, também, alunos extensionistas dos cursos da Escola de Ciências Humanas e Escola Politécnica. As ações desenvolvidas, conforme cronograma em anexo,, serão orientadas pelas concepções interacionistas de aprendizagem, pelos estudos sobre o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação como ferramenta para aprender e como objeto de estudo.

Professor Coordenador: MARIA APARECIDA DE FARIA GOMES
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto de extensão Informática na Educação, Especial, apresenta-se como proposta que possibilita ampliar as discussões sobre o uso pedagógico das TDICs na educação especial e, assim, vislumbrar seu uso efetivo, também, nessa modalidade de educação e na educação regular inclusiva.

Professor Coordenador: MARCO ANTONIO BRASIL
Curso: Engenharia Mecânica

Resumo
O Projeto MATEMÁTICA EM AÇÃO ARTICULADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA é uma iniciativa de professores do Núcleo de Matemática da Escola Politécnica e professores do curso de Pedagogia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, Unileste. O projeto visa a interlocução com a Educação Básica na preparação de alunos do Ensino Fundamental para o desenvolvimento de atividades cognitivas relacionadas as áreas de conhecimento da Matemática com uso de objetos de aprendizagem.

Professor Coordenador: FELIPE DE BRITO FREITAS
Curso: Engenharia Civil

Resumo
O projeto Física Divertida é uma iniciativa de professores do curso de Engenharia Civil que visa a interlocução com a Educação Infantil e Básica, atuando em dois segmentos articulados: na formação continuada de professores de Ciências e na preparação de alunos do ensino básico para o desenvolvimento de habilidades cognitivas relacionadas à área de conhecimento da Física e Matemática, com vistas a um maior interesse em tecnologia, física e inserção na educação superior. O projeto pretende, ainda, motivar os alunos para dar continuidade aos estudos, na educação superior, uma vez que, no Vale do Aço, a partir da análise de dados do Censo Educacional, 55% dos alunos concluintes do ensino médio, não se inserem, imediatamente, na educação superior.