2015 – Cultura, Arte e Lazer

Professor Coordenador: RODRIGO CRISTIANO ALVES
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Resumo
O projeto Café Cinematográfico continuará acontecendo no campus do UnilesteMG e agora também em parceria com as Escolas da região do Vale do Aço,e também pretendemos fazer exibições em creches e para a população carcerária, o que possibilitará aos nossos estudantes e aos alunos do ensino médio o acesso à cinematografia nacional e local além de de longas e curtas-metragens fora do circuito comercial americano. O que visa a formação sociocultural e política no âmbito Escolar. Dessa maneira, o Cinema será utilizado como recurso didático para inserção dos temas transversais na sala de aula e, além disso, esse Projeto propõe ampliar o espaço de lazer e enriquecimento cultural da Escola, incentivando a formação crítica e apreciativa

Professor Coordenador: CARLA PAOLIELLO
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O projeto “Capacitação e desenvolvimento de produtos artesanais e de design” consiste em um trabalho compartilhado entre equipe técnica, artesãos e designers do Vale do Aço a partir de exercícios de mapeamento e reflexão do que aqui é produzido artesanalmente ou em grande escala. Propõe-se continuar o trabalho na comunidade de Antônio Dias, em especial na comunidade de Cocais das Estrelas, no que se refere ao tradicional desenvolvimento de chapeis existente nesta comunidade. A proposta é de avaliar o que é feito, quem faz e como é feito para propor futuras intervenções no processo de fabricação de produtos artesanais de palha de Indaiá.

Professor Coordenador: RICARDO AUGUSTO CROCHET
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O Projeto Contos e Pontos articula as experiências estéticas de teatro, contação de histórias africanas e bordado visando contribuir para o desenvolvimento afetivo-emocional, social e cognitivo dos sujeitos envolvidos e potencializar a construção de novos significados na relação escola, família e comunidade O ato de contar histórias compõe o processo de educação da criança: no contexto familiar fortalece os vínculos afetivos e em ambientes escolares contribuem com aprendizagens sociais, afetivas, culturais e cognitivas. A contação de histórias africanas representam uma importante estratégia didática, tanto do ponto de vista da promoção da igualdade das relações étnico-raciais na escola, como do ponto de vista pedagógico. Neste sentido trabalharemos com contos de fada africanos. O projeto envolve o processo de contação de histórias, reconto, ilustração com desenhos e bordados, com a participação de docentes, alunos e familiares.

Professor Coordenador: KENIA DE SOUZA BARBOSA
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O projeto “Fundamentação em Artesanato e Design” consiste na realização de um trabalho com a comunidade artesã e designers do Vale do Aço, de maneira a fundamentar seu fazer atual. Pretende-se discutir questões sobre o artesanato e o design a partir da pesquisa sobre a origem de cada termo, a história e produtos importantes localmente e globalmente.

Professor Coordenador: WILLIAM CALDAS TREVIZANI
Curso: Comunicação Social – Jornalismo

Resumo
O projeto de ação da Rádio Laboratório é o de capacitação de educadores e monitores de escolas públicas de Coronel Fabriciano e Timóteo no fazer radiofônico. Através de oficinas ministradas por professor do Unileste e com a participação de alunos, colocar em funcionamento nas várias escolas dos municípios os sistemas de rádio que lá existem. Para isto, os professores serão capacitados bem como monitores e alunos destes estabelecimentos. Seu objetivo é produzir e manter programação variada como prática entre os adolescentes, além de manter em funcionamento a rádio Laboratório do Unileste que pode ser feita na rádio FM na freqüência 103,3 ou em caixas de som instaladas pelo campus 1.

Professor Coordenador: MARIA DA CONCEICAO CANDIDA MARQUES COSTA
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto busca a promoção da criatividade e da auto-estima no cotidiano escolar e profissional, usando a arte como prática de sustentabilidade e geração de renda. Como atividades realiza-se oficinas e mini cursos tais como: Cartões artesanais, caixas decorativas, agendas de papéis reciclados, reciclagem de caixas de sapatos, leite, todinho e de ovos. O projeto tem como diferencial o seu caráter auto-sustentável.

Professor Coordenador: GILSON MAGNO DE SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto Teatro Universitário visa contribuir para a solidificação de um movimento cultural na Instituição Unileste e no Vale do Aço, possibilitando a difusão da arte de interpretação e contribuindo para a formação de multiplicadores cênicos. Serão desenvolvidas atividades de formação teatral por meio de oficinas com Jogos de Improvisação, Expressão Corporal, Técnica Vocal, dentre outros. A partir das oficinas serão realizadas montagens teatrais e performances com várias temáticas sejam elas sociais, culturais, políticas e/ou existenciais utilizando os espaços como o Teatro João Paulo II e a sala de artes. Além disso, os multiplicadores cênicos, formados no projeto, desenvolvem oficinas de iniciação teatral e apresentam esquetes educativas nas Instituições públicas,escolas, creches, praças, culminando com uma montagem de um espetáculo aberto à comunidade local.

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
O Unilestegym é um festival de ginástica e dança, resultado de ação extencionista integrada promovida pelo Curso de Educação Física, com participação de docentes, discentes e comunidade. Envolve 3 turmas do curso de Educação Física com as disciplinas Atividades Rítmicas e Danças Folclóricas, Ginástica Geral e Rítmica e Ginástica de Academia além dos estudantes e crianças e adolescentes da comunidade participantes dos projetos de extensão do curso: Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste e outros. Este projeto propicia a aplicação prática do que o estudante de Educação Física aprendeu na teoria e busca atender a demandas internas, dividindo estes conhecimentos com a população envolvida. O festival não objetiva a perfeição dos movimentos por parte de seus participantes, mas, propicia o desenvolvimento integral das pessoas promovendo ampla e irrestrita inclusão social.