2015 – Universidade para a Terceira Idade

Professor Coordenador: VITORIA AUGUSTA TELES NETTO PIRES
Curso: Enfermagem

Resumo
Com o envelhecimento populacional é necessário que os profissionais da saúde sejam capacitados, ainda na graduação para atender às demandas das pessoas idosas em relação às suas necessidades para garantir sua autonomia e independência por maior tempo possível.O projeto visa realizar avaliação multidimensional rápida determinando as necessidades do idoso, implementando o cuidado de enfermagem no âmbito da prevenção de doenças, da promoção da saúde e da reabilitação utilizando-se de atividade individual, a consulta de enfermagem, aplicando os conhecimentos da sistematização da assistência de enfermagem (SAE) realizada nas unidades de saúde de Ipatinga e/ou nas Instituições de Longa Permanência para idosos, como atividade das disciplinas: Saúde do Idoso, Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), Práticas Educativas e Saúde Mental do Curso de Enfermagem. Ainda desenvolver oficinas e atividades educativas sobre temas relevantes para promoção da saúde deste público. Os discentes são orientados em sala de aula e em encontros específicos, sendo discutido os instrumentos a serem utilizados, adaptados pelo professor e as técnicas de práticas educativas específicas. Os idosos são avaliados através da avaliação multidimensional rápida e caso necessitem serão encaminhados aos profissionais da rede para resolução de seus problemas. Espera-se com este projeto, capacitar os discentes para que sejam enfermeiros capazes de assistir a pessoa idosa de forma integral.

Professor Coordenador: HELOISA THOMAZ RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
O Projeto Ativaidade, há 16 anos desenvolve atividades físicas, recreativas e socializadoras para a população idosa, as quais são ministradas pelos estudantes de Educação Física sob orientação docente. Tais atividades envolvem o desenvolvimento e aprimoramento de aptidões físicas relacionadas à saúde. Para tanto, semestralmente são realizadas avaliações antropométricas e funcionais por meio de testes de aptidão cardiorrespiratória, força, flexibilidade, equilíbrio, desempenho motor . Para alcançar os objetivos propostos na busca de um envelhecimento saudável que possibilite a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis e melhor qualidade de vida, são desenvolvidas durante o semestre aulas de alongamento, ginástica localizada, aeróbica,danças e outras atividades com características lúdicas. Além da prática regular de atividades físicas o Projeto promove ações de caráter informativo como palestras, oficinas, mini-cursos e também de caráter social como comemorações de datas festivas ( dia das mães, pais, idoso, Natal, festa junina, etc).No Ativaidade são desenvolvidas inúmeras pesquisas pelos diversos cursos de graduação e também de pós-graduação. Adicionalmente, o Projeto possibilita a aplicação prática do ensino, tanto do Curso de Educação Física, quanto de outros cursos. Assim o projeto estabelece importante função ao possibilitar além da extensão, o estudo e a pesquisa, componentes esses fundamentais para uma Instituição.

Professor Coordenador: GISELLE CARVALHO MAIA
Curso: Fisioterapia

Resumo
Esse projeto foi criado em 2004 como objetivo principal de oferecer intervenção fisioterapêutica ao público diabético. Consta de ações realizadas em grupo que envolve programa de exercício físico orientado, palestras, cuidados e orientações preventivas, incluindo o cuidado e atenção direcionada ao pé diabético, aplicação de protocolos de avaliação e intervenção fisioterapêutica realizada pelos alunos do curso de Fisioterapia orientados e supervisionados pela professora responsável pelo projeto.