2016 – Unileste Cidadã

Professor Coordenador: RICARDO JOSE RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
A prática de exercícios físicos libera substâncias estimulantes e que transmitem a sensação de prazer ao individuo que o pratica, tornando o exercício um grande contribuinte para o aumento da produtividade, do rendimento e do bem estar. A musculação é um método efetivo para o desenvolvimento músculo-esquelético, sua prescrição é voltada para o desenvolvimento da aptidão física, favorecimento da saúde, prevenção e reabilitação de lesões ortopédicas. A importância do treinamento de força deve-se ao fato de que este é um componente integral na compreensão de um programa de saúde, promovido pela maioria das organizações de saúde. Objetivos: Oferecer atividade física orientada à comunidade externa e interna da IES, pautada em modernos conhecimentos científicos de treinamento visando proporcionar aos participantes um programa de exercícios físicos orientado, buscando reduzir a fadiga muscular, favorecendo a adoção de posturas menos viciosas no ambiente de trabalho, prevenindo distúrbios músculo esqueléticos, promovendo o bem estar individual e a integração dos nossos colaboradores; Metodologia: Para correta prescrição e aplicação do treinamento realizar-se-á inicialmente uma Anamnese médico desportiva com objetivo de verificar possíveis limitações e impedimentos para a prática de musculação. Após, realizar-se-á uma Avaliação Morfofuncional com objetivo de levantar as reais necessidades do cliente identificando eventuais distrofias musculares. Em seguida o programa de treinamento.

Professor Coordenador: KENIA DE SOUZA BARBOSA
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O projeto “Educação Urbana” – Plantando sementes para uma “cidade de todos” visa à formação integral de estudantes e educadores de escolas públicas da RMVA. Propõe estimular a cidadania a partir da percepção do meio onde vive e do reconhecimento dos elementos da arquitetura e do urbanismo, preparando-a para o exercício de convivência no espaço urbano e assim contribuir para reativar os papéis dos cidadãos na co-responsabilidade com as cidades. Será realizado, para tanto, o planejamento, a produção, a execução de atividades, tais como oficina, documentário, circuitos guiados, jogos e análise dos resultados das atividades desenvolvidas no ambiente interno do Unileste e em escolas públicas da RMVA. A comunidade acadêmica do Unileste se fará presente através da participação de docentes dos cursos de arquitetura, pedagogia e psicologia -, que vão orientar e acompanhar as atividades desenvolvidas pelos discentes, para desenvolver habilidades práticas de aplicação da teoria aprendida como forma de crescimento profissional.

Professor Coordenador: BETINNA ALMEIDA DE TASSIS
Curso: Administração

Resumo
O projeto consolida ações de responsabilidade social e voluntariado realizadas através de intervenções em entidades, campanhas sociais e ambientais,projetos de cidadania corporativa. O projeto realiza interface com diversos projetos de extensão do Unileste desenvolvendo ações de cidadania através da promoção de evento de cultura, arte, lazer, educação e serviços sociais, em parceria com entidades sociais, Ong’s e instituíções públicas e privadas. Prevê a participação na organização do Dia V,integrando ações da ABMES, apresentando à comunidade os diversos serviços da diferentes áreas de saber, envolvendo alunos de diversos cursos, inaugura-se uma ação capaz de se estender por um ano inteiro e de transformar muitas vidas.

Professor Coordenador: VITORIA AUGUSTA TELES NETTO PIRES
Curso: Enfermagem

Resumo
O envelhecimento populacional necessita que profissionais da saúde capacitados para atender às demandas dos idosos, garantir autonomia e independência por maior tempo possível. O projeto realiza avaliação multidimensional rápida determinando necessidades, implementando o cuidado enfermagem para prevenção de doenças, promoção da saúde e reabilitação utilizando-se de atividade individual, consulta de enfermagem, aplicando conhecimentos Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) realizada nas unidades de saúde de Ipatinga e/ou nas Instituições de Longa Permanência para idosos (ILPI). São atividades das disciplinas: Saúde Idoso, Sistematização Assistência de Enfermagem (SAE), Práticas Educativas e Saúde Mental do Curso de Enfermagem. Desenvolver oficinas atividades educativas sobre temas relevantes promoção da saúde. promover a integração com projetos de extensão do Unileste para oferecer cuidado multiprofissional e integral. Discentes orientado sala de aula e encontros específicos, discutido os instrumentos a serem utilizados e as técnicas de práticas educativas específicas e atividades que possam ser desenvolvidas em conjunto com os discentes dos demais cursos da área da saúde. Idosos serão avaliados através da avaliação multidimensional rápida e caso necessitem, serão encaminhados aos profissionais da rede para resolução de seus problemas. Espera-se capacitar os discentes para que sejam enfermeiros capazes de assistir a pessoa idosa de forma multidisciplinar e integral.

Professor Coordenador: KENIA DE SOUZA BARBOSA
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O projeto de extensão “Habitar” visa realizar atividades socioeducativas com os moradores do Mutirão Morro do Meio, no bairro Bom Jardim em Ipatinga. As atividades abordarão aspectos da arquitetura e urbanismo, em especial, percepção de paisagem e pertencimento, urbanização brasileira, acessibilidade, legislação urbanística, produção dos espaços públicos e das moradias. Nesse sentido, o projeto contribui para promover a autonomia e o protagonismo social dessas famílias. Essas atividades serão realizadas em parceira com o Departamento de Habitação da Prefeitura Municipal de Ipatinga.

Professor Coordenador: ANIZAURA LIDIA RODRIGUES DE SOUZA
Curso: Psicologia

Resumo
O projeto se iniciou em 2006, fruto de reflexões que emergiram na disciplina curricular “Psicologia Comunitária”, ofertada aos alunos do 5º período do curso de Psicologia. Consideramos que a universidade tem a responsabilidade de reverter à comunidade a aplicação do saber construído e reafirmar a importância de aproximação entre esses dois campos. Aperfeiçoado para atender a diferentes grupos e comunidades o projeto tem como objetivo central contribuir para melhoria da qualidade de vida dos participantes, além de proporcionar ao aluno extensionista a prática em psicologia social comunitária e organizacional, permitindo aprimorar sua atenção à comunidade. As atividades estão voltadas para atenção à todos os segmentos comunitários, capacitação para o trabalho, o rendimento e a economia sustentável, com ênfase na elaboração de conhecimentos possibilitadores de transformação social e no treinamento de multiplicadores. Atualmente o projeto é um campo fértil para a realização de pesquisas, desenvolvidas pelos alunos que se encontram em fase de trabalhos de conclusão de curso e bolsistas do PIC, realização dos estágios, além de proporcionar a prática interdisciplinar entre outras disciplinas do curso e entre outros cursos, uma vez que desenvolve ações articuladas com os cursos de Administação e Arquitetura. A sua condução proporciona vivências que se refletem no modo de ser do extensionista que assumi o compromisso com a sua formação promovendo a auto gestão.

Professor Coordenador: FELIPE DE BRITO FREITAS
Curso: Engenharia Civil

Resumo
O projeto tem como proposta buscar aproximação dos estudantes com a prática profissional e com a chamada engenharia social, bem como atender às necessidades da população mais carente. Neste projeto, os alunos realizam projetos de interesse social no entorno do Unileste. Os estudantes com respaldo dos professores orientadores darão suporte técnico, para os diversos projetos que corroborem para solucionar as questões relacionadas com a adequação de ambientes de uso de crianças e idosos seja com pequenas intervenções em instalações elétricas, hidráulicas e em acabamentos.

Professor Coordenador: DEMETRIO RENO MAGALHAES
Curso: Sistemas de Informação

Resumo
O projeto Infosol: – contribui no processo de democratização da informação; – oferece alternativas de profissionalização e inserção no mercado de trabalho com jovens em comunidades carentes; – atua diretamente na formação do indivíduo com o instrumento da informática. A atuação do projeto consiste em : – suportar a elaboração de projetos de laboratórios de informática (hardware/software); – elaborar material pedagógico para os diferentes cursos; – preparar instrutores/profissionais para área de informática