2018 – Ações Educativas em Saúde, Meio Ambiente e Conhecimento Sustentável

Professor Coordenador: MARY LEE DOS SANTOS
Curso: Fisioterapia

Resumo
A Organização Mundial de Saúde (OMS/WHO) estabelece que a alfabetização em saúde é essencial para o processo de empoderamento dos indivíduos e das comunidades (WHO, 2012). Ter uma boa alfabetização em saúde implica em atingir certo nível mínimo de conhecimento, possuir habilidades pessoais e segurança para agir de forma a melhorar a própria saúde e da comunidade através da mudança de estilos e das condições de vida. Desta forma, a alfabetização em saúde é mais do que ser capaz de ler panfletos e marcar consultas. Ela é fundamental para o empoderamento, porque desenvolve tanto o acesso às informações sobre saúde, quanto a capacidade de utilizá-las efetivamente (UNESCO, 2012). A presente proposta de projeto de extensão busca desenvolver e implementar estratégias para promover a alfabetização em saúde entre os usuários cadastrados no Programa Hiperdia Minas na Unidade Básica de Saúde do bairro Bom Retiro, em Ipatinga, Minas Gerais.

Professor Coordenador: TANIA GONCALVES DOS SANTOS
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
A leishmaniose é uma doença parasitária endêmica em 76 países. Dos casos registrados na América Latina, 90% ocorrem no Brasil. Nos últimos anos, a letalidade vem aumentando gradativamente, passando de 3,1% em 2000 para 7,1% em 2012. O Vale do Aço vem sofrendo nos últimos anos um aumento da incidência de casos de várias doenças endêmicas, dentre elas as Leishmanioses Tegumentar e Visceral. O aumento alarmante de casos no último ano levou a superintendência regional de saúde a buscar novos parceiros para compreender e combater o avanço destas doenças. O objetivo principal deste projeto é promover ações educativas em saúde, por meio de intervenções para o controle das Leishmanioses. Além disso, integra as disciplinas Biologia Parasitária, Biologia e Controle de Zoonoses, Práticas Integradas em Biologia e Bioestatística. Os alunos do curso de Ciências Biológicas, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, confeccionarão materiais para a capacitação e atualização em epidemiologia, manejo e controle de vetores de leishmaniose para os profissionais e agentes de saúde das áreas de maior incidência da doença. Também serão promovidos encontros e treinamentos com a comunidade e unidades escolares por meio de eventos.

Professor Coordenador: ERIKA STORCK CEZARIO
Curso: Odontologia

Resumo
O objetivo do projeto será a coleta de dentes humanos para fins acadêmicos bem como a conscientização da comunidade, em geral e dos cirurgiões-dentistas, sobre a importância da doação de dentes humanos, que são considerados órgãos.

Professor Coordenador: MANUEL CAMELA RAFAEL
Curso: Engenharia Elétrica

Resumo
O projeto compreende no nivelamento em matemática básica, ensino da teoria e prática sobre a eletricidade e circuitos elétricos em laboratório, práticas em projeto, execução e manutenção de instalações elétricas residenciais e comerciais, noções básicas em informática, uso do computador para a elaboração de projetos por meio do software autoCAD e estudo, em nível básico, da Norma Regulamentadora – NR10 – Segurança em trabalhos com a eletricidade. O objetivo principal é capacitar os participantes para a empregabilidade na área elétrica, principalmente na leitura/interpretação de projetos, na elaboração de projetos elétricos residenciais e comerciais e na realização de trabalhos de manutenção de instalações elétricas. O processo ensino-aprendizagem envolve aulas teóricas, aulas de práticas laboratoriais, aulas práticas com software AutoCAD e visitas técnicas de campo a obras de instalações elétricas.

Professor Coordenador: IVANISE CAROLINE SILVA DOS SANTOS
Curso: Fisioterapia

Resumo
Para encontrar o melhor caminho na formação profissional, faz-se necessário segurança, disponibilidade e comprometimento. Além disso, é importante o contato com o outro, para que cada um perceba a si próprio. Dessa forma, propomos a inserção do discente/calouro no campo de atuação como forma de introdução à Fisioterapia, associada à disciplina Vivência Profissional. Em complementação, sugere-se a introdução de discentes veteranos como tutores dos calouros a fim de desenvolverem habilidades de gestão de projetos e também de pessoas.

Professor Coordenador: RICARDO FRANCA FURTADO DA COSTA
Curso: Engenharia Química

Resumo
O objetivo desse projeto é usar o lado lúdico dos experimentos de química para despertar em estudantes do ensino fundamental o interesse por ciências e em alunos do ensino médio o interesse pelos conteúdos de química. Nesse projeto, os graduandos dos cursos de engenharia produzirão roteiros de experimentos, utilizando substâncias do dia-a-dia, que serão utilizados na execução das atividades. A realização das atividades envolverá uma parceria com os professores de ciências e de química, buscando uma relação com o conteúdo teórico ministrado em sala de aula.

Professor Coordenador: PATRICIA FATIMA MENDES GUEDES
Curso: Psicologia

Resumo
O projeto propõe a implantação do Núcleo de Saúde Coletiva, comum aos cursos da Escola de Educação e Saúde. Trata-se de uma metodologia ativa que visa a formação de profissionais aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação, tanto em nível individual quanto coletivo, nos sistemas, programas e serviços de saúde (públicos ou privados). Além disso, busca desenvolver competências para atuação interdisciplinar e intersetorial com vistas à integralidade e à promoção da saúde. Será vinculado à disciplina Saúde Coletiva e ao Projeto Integrador dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia. As ações propostas neste Projeto já eram executas em uma atividade da disciplina Saúde Coletiva e no Projeto integrador dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, porém, não tinham o viés da interdisciplinaridade.

Professor Coordenador: CRISTIAN DE SOUZA FREITAS
Curso: Fisioterapia

Resumo
As campanhas educativas visando à prevenção de doenças e a promoção da saúde constituem uma das grandes preocupações de saúde pública coletiva em diversas áreas. No Brasil, a cada ano são elaboradas campanhas com diversos temas, com abordagem em TV e rádios. O contato direto com a população, como forma de eficiência destas campanhas, mostra-se como uma estratégia importante da disseminação do conhecimento e da proposta educativa para transformação do indivíduo. Alguns exemplos podem ser citados como: 31 de maio (Dia Mundial sem Tabaco), 29 de agosto (Dia de Combate ao Fumo) e 27 de novembro (Dia de Combate ao Câncer).

Professor Coordenador: MARIZA APARECIDA ALVES
Curso: Fisioterapia

Resumo
O aumento de pessoas com doenças crônicas e o desenvolvimento de novos tratamentos e tecnologias que permitem conviver com estas doenças, por períodos de tempo extremamente longos, tornaram premente a necessidade de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos que sofrem deste tipo de doença, especialmente diabéticos e hipertensos. O projeto “ComViver”, criado em 2004, surgiu da necessidade de oferecer uma abordagem fisioterapêutica específica ao público diabético e hipertenso, tornando-se um espaço privilegiado para o meio acadêmico e para comunidade como fonte de produção de conhecimento através da prática acadêmica possibilitando a formação do profissional e oferecendo ao público externo intervenção fisioterapêutica.

Professor Coordenador: MARCILIO DOS REIS CARDOSO
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
O referido projeto de extensão tem como objetivo principal executar ações de recuperação ambiental, em uma das sub-bacias do ribeirão Ipanema. Trata-se de uma área de 1,86 hectares, que foi totalmente degradada pela ação antrópica pelo uso da área para pastagem, prática de Motocross, entre outros usos. A degradação da área configurou um cenário no qual se tem pontos com ravinamento, supressão da vegetação, inclusive da mata ciliar, assoreamento de nascente e fuga da fauna.

Professor Coordenador: MÁRCIO JOSÉ DE CASTRO JUSTINO
Curso: Engenharia de Produção

Resumo
No cotidiano em que vivemos as pessoas e as grandes empresas têm se voltado ao meio ambiente, à otimização de processos automatizados e à consciência ambiental. O estudo da otimização é aplicado na resolução de problemas dos mais variados tipos e áreas de conhecimento. O desafio é encontrar soluções para tais problemas. Neste contexto, tanto como área de estudo, quanto em suas aplicações na Engenharia de produção. Uma das análises deste domínio é observada na dificuldade dos profissionais da área em encontrar soluções para os problemas reais com os quais se defrontam. Nessa busca por geração sustentável de energia, temos a criação e desenvolvimento tecnológico de produtos com elevado índice de eficiência energética, altos rendimentos e com consumos mais baixos.

Professor Coordenador: MÁRCIO JOSÉ DE CASTRO JUSTINO
Curso: Engenharia Mecânica

Resumo
Para este projeto de extensão propõe-se o desenvolvimento de um protótipo de um aquecedor que seja capaz de aquecer a água através da radiação solar. O sistema deverá ser composto por um reservatório e um coletor solar. A água fria, introduzida no reservatório, deverá fluir naturalmente pelo coletor solar e retornar aquecida para o reservatório utilizando de fontes de energia que seja a radiação solar. Após a realização dos estudos dos materiais de baixo custo e a realização de um protótipo, este será utilizado em residências da comunidade do vale do aço, adotando escolha de necessidade na parte econômica.

Professor Coordenador: ERIKA STORCK CEZARIO
Curso: Odontologia

Resumo
A implementação do presente projeto de extensão possibilitará a inserção do aluno, desde os primeiros períodos do curso de Odontologia, nas práticas de trabalho do Sistema Único de Saúde, permitindo a integração ensino-serviço. Esta integração contempla as Diretrizes Curriculares Nacionais propostas para os cursos de saúde. Ao lado disso, os alunos participantes do projeto terão a oportunidade de vivenciar uma prática multidisciplinar, desenvolvendo habilidades e competências necessárias ao atendimento deste grupo de pessoas e de trabalho exigidas no mercado atual.

Professor Coordenador: WILLIAM CALDAS TREVIZANI
Curso: Comunicação Social – Jornalismo

Resumo
O projeto de reativação da Rádio Laboratório destina-se colocar em funcionamento, no campus de Coronel Fabriciano, a Rádio Universitária como espaço para exercício da prática de Jornalismo e Publicidade, bem como ser um espaço de divulgação das ações dos demais cursos do Unileste. Seu objetivo é produzir e manter programação variada como prática profissional e educativa do curso de Comunicação e de estudantes do Unileste, numa prestação de serviço à comunidade acadêmica (alunos, professores e funcionários) e público vizinho ao campus, por meio da realização de programas radiofônicos diversos. Já existem caixas de som instaladas em vários pontos do campus e em funcionamento e a transmissão da rádio poderá ser ouvida na rádio FM na frequência 103,3.

Professor Coordenador: ALICE ARANTES CARNEIRO
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
A atuação do projeto “Conscientizar para Preservar” pretende promover a interface entre extensão, ensino e pesquisa através de metodologias ativas, que visam estimular aprendizagem significativa dos estudantes de graduação em Ciências Biológicas do Unileste, tornando-o capaz de atuar junto à comunidade. O objetivo principal é levar informações científicas que permitem a conscientização a cerca da importância da preservação ambiental para manutenção da biodiversidade e melhoria na qualidade de vida das pessoas. Os alunos do curso de Ciências Biológicas participarão de atividade de ensino (aulas de campo e práticas), referente às disciplinas cursadas no ano de 2018.