2018 – Unileste Cidadã

Professor Coordenador: RICARDO JOSE RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
A importância do treinamento de força deve-se ao fato de que é um componente integral na compreensão de um programa de saúde, promovido pela maioria das organizações de saúde. Os objetivos são oferecer atividade física orientada à comunidade externa e interna da IES, pautada em modernos conhecimentos científicos de treinamento. Além disso, proporciona aos participantes um programa de exercícios físicos orientado, buscando reduzir a fadiga muscular, favorecendo a adoção de posturas menos viciosas no ambiente de trabalho, prevenindo distúrbios músculo esqueléticos, promovendo o bem estar individual e a integração dos nossos colaboradores.

Professor Coordenador: AGMAR MOREIRA DE ANDRADE
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O projeto propõe a produção de cartografia quantitativa e qualitativa que auxilie no entendimento dos fenômenos urbanos ligados a problemática dos sem-teto. Pretende-se produzir conhecimento aprofundado sobre esses indivíduos em sua inter-relação com a cidade.

Professor Coordenador: NATHALIE DE CASTRO MOREIRA
Curso: Administração

Resumo
O projeto propõe ações de assessoria e consultoria no âmbito das atividades realizadas nos Laboratórios de Desenvolvimento Empresarial e Extensão Universitária. Os discentes e bolsistas do curso de administração atuam juntamente com os cursos de Ciências Contábeis, Comunicação, Arquitetura, Engenharia de Produção e Psicologia nas comunidades da Serra dos Cocais, em Coronel Fabriciano para realizar o projeto de fomento e geração de renda através da hospedagem domiciliar. Além de atuar no projeto Comunidade em Ação, em Periquito, com fomento do Instituto Cenibra, e também, assistir com consultoria a entidades sociais, aliando o conhecimento teórico multidisciplinar à prática mercadológica.

Professor Coordenador: ROSEMARY SILVA GOMES
Curso: Administração

Resumo
O projeto consolida ações de responsabilidade social e voluntariado, realizadas por meio de intervenções em entidades, campanhas sociais e ambientais, projetos de cidadania corporativa. O projeto realiza interface com diversos projetos de extensão do Unileste desenvolvendo ações de cidadania através da promoção de evento de cultura, arte, lazer, educação e serviços sociais, em parceria com entidades sociais e ONG’s.

Professor Coordenador: VIRGINIA MARIA DA SILVA GONCALVES
Curso: Enfermagem

Resumo
O projeto tem o objetivo de realizar ações de promoção da saúde do idoso. Inclui realizar a avaliação multidimensional rápida dos idosos; desenvolver a Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) incluindo a coleta de dados, raciocínio crítico e clínico dos problemas encontrados, elaboração dos diagnósticos de enfermagem, implementação da assistência e avaliação dos resultados; desenvolver atividades educativas individuais/coletivas; realizar orientações sobre temas relativos à saúde no Unileste e extramuros; atuar sobre as demandas de saúde dos idosos, sobretudo dos que residem nas proximidades do campus do Unileste de Ipatinga e capacitar discentes através de encontros presenciais, utilizando instrumentos e técnicas de práticas educativas específicas. O público alvo são os idosos da comunidade geral, usuários dos serviços de saúde e residentes das ILPI’s da região do Vale do Aço. O projeto está intimamente vinculado às atividades da disciplina Saúde do Idoso do curso de enfermagem, bem como apresenta interlocução com os conteúdos e práticas de outras disciplinas do curso como SAE, Práticas educativas e Saúde mental. As atividades do projeto são desenvolvidas através do contato direto entre discentes e idosos, portanto permitem que o discente realize associação entre a teoria e a prática do cuidado de enfermagem. As ações partem da análise e problematização da realidade observada no contexto do idoso.

Professor Coordenador: TEREZA CRISTINA MONTEIRO COTA
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto constitui-se de duas dimensões: Atividades acadêmico-pedagógicas realizadas no laboratório do curso, a Brinquedoteca; Atividades programadas no decorrer do semestre letivo. Essas duas dimensões têm por objetivo promover uma interação entre o Ensino Superior e a Educação Básica, isto é, entre professores do curso de Pedagogia, graduandos e pedagogos; e professores da Educação Básica. Busca assim, contribuir para a formação inicial e continuada de todas as pessoas nele envolvidas. O projeto se propõe a atender às demandas e expectativas dos graduandos do curso em sua formação. Para esse fim, estarão associadas a ele as disciplinas de Estágio I, II e III que envolvem desde a educação infantil até a formação de gestores e pedagogos.

Professor Coordenador: DEMETRIO RENO MAGALHAES
Curso: Sistemas de Informação

Resumo
O projeto tem como objetivo promover a inclusão digital de cidadãos de baixa renda em comunidades carentes, por meio da utilização do computador como recurso didático para as práticas pedagógicas dos alunos/professores de nossa instituição. Visa contribuir efetivamente para a construção do conhecimento pela tríade (ensino, pesquisa e extensão). Os jogos são divertidos e atraentes e a sua construção é desafiadora. Este projeto pretende ensinar lógica de programação por meio de jogos, utilizando linguagem de blocos Scratch, um software desenvolvido pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts).

Professor Coordenador: JENS ERIK HANSEN
Curso: Ciências Contábeis

Resumo
O Curso de Ciências Contábeis oferece a condição para que sejam realizados atendimentos de consultoria contábil e fiscal a microempreendedores, microempresários, pessoas físicas e entidades, trabalhadores autônomos e equiparados de forma a possibilitar que os alunos da disciplina Legislação e Práticas Tributárias tenham contato com a prática e com o público por meio dessa atividade.

Professor Coordenador: ANTONIO HONORIO FERREIRA
Curso: Psicologia

Resumo
Este projeto tem como objetivo geral inserir os discentes no contexto das políticas sociais, incentivando-os ao comprometimento com o bem-estar social e transformação da realidade, e para a comunidade, incrementar ações de proteção social que visam à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção de incidência de riscos, favorecendo o empoderamento, a emancipação e o fortalecimento das famílias. Trata-se de um projeto de intervenção psicossocial, que terá como método de trabalho o atendimento das famílias em encontros semanais, nos quais se utilizarão técnicas de dinâmica de grupo, além de visitas domiciliares e investigações científicas.

Professor Coordenador: MARIA DA CONCEICAO CANDIDA MARQUES COSTA
Curso: Pedagogia

Resumo
O Unileste, por meio da Pastoral Universitária, busca realizar um trabalho de pastoralidade com a comunidade acadêmica, seus colaboradores, bem como as famílias dos colaboradores e dos estudantes. Em parceria com o Curso de Pedagogia e Psicologia, a Pastoral Universitária promove ações de Extensão, anunciando valores como a verdade, a dignidade humana, a justiça e o respeito aos direitos humanos, em consonância com os temas transversais propostos para os cursos de graduação do Unileste.

Professor Coordenador: SHYRLLEEN CHRISTIENY ASSUNCAO ALVES
Curso: Psicologia

Resumo
O projeto tem como objetivo propor intervenções dirigidas à promoção da saúde e da qualidade de vida do trabalhador inserido no Programa de Reabilitação Profissional do INSS, APS de Timóteo. Ao considerar o processo de retorno ao trabalho e reabilitação profissional após períodos prolongados de afastamento como um desafio cada vez maior para os indivíduos e empresas, o projeto busca propiciar a reflexão das questões psicossociais relacionadas ao trabalho, no intuito de reinserir profissionalmente os trabalhadores.

Professor Coordenador: FELIPE GUSTAVO FERREIRA FERNANDES
Curso: Engenharia Civil

Resumo
O setor da Construção Civil é sempre carente quanto a profissionais com formação específica na área. Por ser uma área bastante abrangente, muitos profissionais disponíveis no mercado aprenderam a profissão de forma prática, o que tem suas vantagens, mas que limita o profissional a culturas arraigadas que carecem de evoluções. Neste contexto, o projeto busca desenvolver com alunos e professores do Unileste módulos didáticos dos assuntos nas mais variadas etapas de uma obra de construção civil.