2019 – Ações Educativas em Saúde, Meio Ambiente e Conhecimento Sustentável

Professor Coordenador: MARY LEE DOS SANTOS
Curso: Fisioterapia

Resumo
O tema da alfabetização em saúde desfruta hoje de grande evidência no cenário internacional, no Brasil, no entanto, ainda é objeto de raros estudos. É possível avaliar o nível de alfabetização em saúde de uma população e conhecendo-o adotar medidas que possam contribuir para harmonizar o entendimento individual com as prescrições e recomendações terapêuticas, minimizar o risco para os pacientes e melhorar as suas condições de saúde. No cenário internacional existem ferramentas como o Short Test of Functional Health Literacy in Adults – STOFHLA e o REALM-R que vêm sendo usadas com sucesso há mais de uma década, com o objetivo de identificar o nível de alfabetização em saúde das populações estudadas. Estas ferramentas – a despeito de sua comprovada eficiência – estão gradualmente sendo substituídas por versões online, de fácil utilização, acesso e resolução e também em consonância com o registro eletrônico vigente na área da saúde na atualidade.

Professor Coordenador: TANIA GONCALVES DOS SANTOS
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
A leishmaniose é uma doença parasitária endêmica em 76 países. Dos casos registrados na América Latina, 90% ocorrem no Brasil. Nos últimos anos, a letalidade vem aumentando gradativamente, passando de 3,1% em 2000 para 7,1% em 2012. O Vale do Aço vem sofrendo nos últimos anos um aumento da incidência de casos de várias doenças endêmicas, dentre elas as Leishmanioses Tegumentar e Visceral. O aumento alarmante de casos no último ano levou a superintendência regional de saúde a buscar novos parceiros para compreender e combater o avanço destas doenças. O objetivo principal deste projeto é promover ações educativas em saúde por meio de intervenções para o controle das Leishmanioses. Buscando a integração das disciplinas: Biologia Parasitária, Práticas Integradas em Biologia e Diversidade e Sistemática Animal II e os projetos de extensão e pesquisa, os alunos do curso de Ciências Biológicas desenvolverão ações de confecção de materiais e treinamento, para a capacitação e atualização em epidemiologia, manejo e controle de vetores de leishmaniose, em parceria com a Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano, para os profissionais e agentes de saúde das áreas de maior incidência da doença. Também serão promovidos encontros com a comunidade e unidades escolares por meio de eventos.

Professor Coordenador: ALICE ARANTES CARNEIRO
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
A educação pública no Brasil requer mudanças urgentes para melhorar a qualidade do ensino. Aliada a questão educacional, a degradação do meio ambiente tem levado a uma crescente crise ambiental. Isso obriga a adoção de uma nova visão sobre o uso do ambiente e conscientização da sociedade. O projeto apresenta forte articulação com a comunidade, atendendo a uma demanda externa de cerca de 2600 pessoas em apenas um ano de atuação (2018). Participou de ações extensionistas promovidas pelo Unileste, como Empreender Social, entre outras e de Congressos Nacionais e Regionais com publicação de trabalho. O projeto continuará promovendo a interface entre extensão, ensino e pesquisa pois os alunos do curso de Ciências Biológicas irão participar de atividade de ensino (aulas de campo e práticas), referente às disciplinas cursadas no ano de 2019, onde serão desenvolvidas atividades de pesquisa e investigação sobre a qualidade ambiental, levantamentos faunísticos, análise de comportamento animal e avaliação da qualidade da água e de impactos ambientais nos locais de estudo: Parque Estadual do rio Doce – PERD, Lagoa Silvana, Centro de Biodiversidade da Usipa – CEBUS e RPPN –Fazenda Macedônia. A partir dos dados os alunos irão produzir relatórios, além de material didático e lúdico, que serão apresentados nos respectivos campos de estudo e em escolas parceiras da região em eventos extencionistas promovidos tanto pelo Unileste, como pelo curso de Ciências Biológicas.

Professor Coordenador: IVANISE CAROLINE SILVA DOS SANTOS
Curso: Fisioterapia

Resumo
Acreditando que para encontrar o melhor caminho na formação profissional faz-se necessária certa segurança, disponibilidade e muito comprometimento e também, que o contato com o outro é fundamental para que cada um perceba a si próprio, propomos a inserção do discente/calouro no campo de atuação como forma de introdução à Fisioterapia, associada à disciplina Vivencia Profissional. Em complementação, sugere-se a introdução de discentes veteranos como tutores dos calouros a fim de desenvolverem habilidades de gestão de projetos e também de pessoas. Partindo desses princípios e considerando que todo saber é importante, o projeto “Despertar Saberes” pretende aflorar saberes prévios dos discentes que buscarão compreender os saberes dos indivíduos acolhidos. Devido à inexperiência técnica, os calouros serão incentivados a esse primeiro contato através do “ouvir”, e aos poucos transformarão essa ‘escutatória’ em investigação. Ou seja, propõe-se promover a interpretação de um indivíduo através de sua fala, para que assim, possamos dar partida no processo investigativo que fundamentará posteriormente o diagnóstico fisioterapêutico. Em paralelo, os tutores poderão acompanhar todo processo aplicando conhecimentos técnicos adquiridos ao longo do curso tanto do ponto de vista fisioterapêutico como de gestão. Ao acolher as pessoas que transitam em busca de assistência numa UBS, pretende-se colaborar com a formação de identidade nos dois sentidos. Discente colaborando com o indivíduo, e, in

Professor Coordenador: MARLUCE TEIXEIRA ANDRADE QUEIROZ
Curso: Engenharia Mecânica

Resumo
Diversos motoristas e pedestres descumprem normas de circulação. As estatísticas do Departamento Nacional do Trânsito (DENATRAN) comprovam que o número de acidentes vem crescendo de modo alarmante. Além disso, evidenciam a prevalência de morbimortalidades entre jovens, afetando indivíduos no auge da força produtiva. O panorama aponta à necessidade da aplicação de medidas mitigadoras que não devem ser limitadas apenas as campanhas de educação no trânsito, porém contribuindo efetivamente com a formação dos cidadãos através de ações reflexivas. Nesse contexto, o Unileste assume a responsabilidade social em relação à Região Metropolitana do Vale do Aço, Minas Gerais, Brasil, de contribuir com medidas atenuantes para reduzir as taxas de frequência e gravidade dos acidentes de trânsito. O público alvo é formado por alunos de escolas públicas e particulares, e também, trabalhadores dos diversos empreendimentos econômicos da região. A dinâmica de atuação incorpora o desenvolvimento de oficinas educativas sobre em relação às normas de circulação no trânsito, primeiros socorros, importância da manutenção preditiva e preditiva nos sistemas elétricos e mecânicos. Os instrumentos pedagógicos incluem exposições dialogadas, jogos didáticos e atividades lúdicas estimulando habilidades dos capacitados, sendo a vida o foco basilar primordial. Pretende-se oportunizar o embasamento dos atores sociais estimulando a cidadania através de educação motivadora, em leque diversificado de situações.

Professor Coordenador: AUDREY CRISTINA BUENO
Curso: Odontologia

Resumo
Emergência odontológica pode ser entendida, como medidas rápidas de atendimento que tem por objetivo aliviar os sintomas dolorosos, infecciosos da cavidade bucal. Essa condição que apresenta o paciente deve, portanto, ser tratada de forma iminente e normalmente envolvem quadros severos de dor que geram desconforto físico e emocional nos pacientes podendo levar ao afastamento laboral, escolar e baixa na qualidade de vida.. O diagnóstico executado de maneira criteriosa é de fundamental importância para escolha da conduta clínica e resolução do quadro até que o tratamento definitivo seja realizado. O objetivo do projeto de extensão será atender a população da cidade de Ipatinga e cidades vizinhas nas suas necessidades de atendimento de urgências odontológicas. Os alunos irão aplicar o conhecimento adquirido nas disciplinas básicas e específicas da odontologia promovendo alívio de dor, restabelecendo a estética e a função mastigatória dos pacientes.

Professor Coordenador: RICARDO FRANCA FURTADO DA COSTA
Curso: Engenharia Química

Resumo
O objetivo desse projeto é usar o lado lúdico dos conhecimentos em química para despertar em estudantes do ensino fundamental o interesse por ciências e em alunos do ensino médio o interesse pelos conteúdos de química e levar à população conhecimentos práticos que possam ajudá-los no dia-a-dia, através de experimentos, conversas e explicações dos fenômenos. Nesse projeto, os graduandos dos cursos de engenharia produzirão roteiros de experimentos, utilizando substâncias do dia-a-dia, que serão utilizados na execução das atividades. A realização das atividades envolverá parcerias com os professores de ciências e de química, buscando uma relação com o conteúdo teórico ministrado em sala de aula, além de envolver os alunos das disciplinas de Química e Materiais,Laboratório de Física e Química e Práticas de Química, que terão como uma das atividades destas disciplinas, propor e realizar atividades junto com outros alunos extensionistas, sendo atribuído pontos por esta atividade na disciplina do curso. Vale ressaltar que o projeto pode ser desenvolvido com recursos próprios, com materiais alternativos, encontrados facilmente no comércio e em casa.

Professor Coordenador: MARCO ANTONIO BRASIL
Curso: Engenharia Mecânica

Resumo
O Projeto é uma iniciativa dos professores do Núcleo de Matemática da Escola Politécnica e do curso de Pedagogia do Unileste que visa a interlocução com a Educação na preparação de alunos do Ensino Médio e Fundamental para o desenvolvimento de atividades cognitivas relacionadas às áreas de conhecimento da Matemática e suas tecnologias com uso de objetos de aprendizagem e linguagens de programação.

Professor Coordenador: MÁRCIO JOSÉ DE CASTRO JUSTINO
Curso: Engenharia Civil

Resumo
No cotidiano em que vivemos em que as pessoas e as grandes instituições têm se voltado a otimização dos recursos relacionados a energia elétrica, o estudo da otimização é aplicado na resolução de problemas dos mais variados tipos e áreas de conhecimento. Uma das análises deste domínio é observada na dificuldade dos profissionais da área em encontrar soluções ótimas para os problemas reais com os quais se defrontam. Nessa busca por geração sustentável de energia temos a criação e desenvolvimento tecnológico de produtos com elevado índice de eficiência energética, altos rendimentos com consumos cada vez mais baixos. Os LED’s, diodo emissor de luz, podem ser citados como exemplo para tal ocorrência. E mais recentemente cita-se o uso de LED’s de alto rendimento que apresentam maior luminosidade, quando comparados aos LED’s anteriores, e consumo bem mais baixo. Neste projeto de extensão, pretende-se desenvolver uma pesquisa bibliográfica a cerca do panorama energético de instituições em que necessitam reduzir seu custo mensal/anual de pagamento em energia elétrica. Após a realização dos estudos para utilização dos LED’s para diminuir o consumo energético, também será oferecido caso necessário mudanças como tipo de ar-condicionados mais eficicentes e entrou equipamentos elétricos que os alunos de engenharia da disciplina de Instalações Elétricas e Prediais e alunos bolsistas BIC e BIC Júnior, este será utilizado em instituições “carentes” da comunidade do vale do aço.

Professor Coordenador: CRISTIAN DE SOUZA FREITAS
Curso: Fisioterapia

Resumo
As campanhas educativas visando à prevenção de doenças e promoção da saúde constituem uma das grandes preocupações de saúde pública e da saúde coletiva em diversas áreas. No Brasil, a cada ano são elaboradas campanhas com os mais variados temas, com abordagem em TV e rádios. O contato direto com a população como forma de eficiência destas campanhas se mostra como uma estratégia importante da disseminação do conhecimento e da proposta educativa para transformação do indivíduo. Alguns exemplos podem ser citados como: 31 de maio (Dia Mundial sem Tabaco), 29 de agosto (Dia de Combate ao Fumo) e 27 de novembro (Dia de Combate ao Câncer). Nestas datas são elaboradas intervenções em lugares de grande circulação, como praças ou estações de metrô das grandes metrópoles brasileiras. Nessas ocasiões, as metodologias são cartazes, folders e símbolos que procuram demonstrar os males causados ao indivíduo. Sua intenção é mobilizar a sociedade para participar da prevenção e intervir de forma dinâmica, suscitando o questionamento e, consequentemente, a mudança de comportamento. Considerada a finalidade básica de uma campanha, qual seja, a de divulgar conhecimentos acerca dos mais variados temas, com os propósitos de desenvolver a consciência sobre os temas e apresentar a oportunidade de contatos sociais com a comunidade, podendo gerar uma atitude vigilante que permita reconhecer e corrigir condições, hábitos e práticas que possam provocar males à saúde.

Professor Coordenador: MARIZA APARECIDA ALVES
Curso: Fisioterapia

Resumo
O aumento de pessoas com doença crônica e o desenvolvimento de novos tratamentos e tecnologias que permitem conviver com estas doenças por períodos de tempo extremamente longos, tornaram premente a necessidade de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos que sofrem deste tipo de doença em especial diabéticos e hipertensos. O projeto ComViver, criado em 2004, surgiu da necessidade de oferecer uma abordagem fisioterapêutica específica ao público diabético e hipertenso, tornando-se um espaço privilegiado para o meio acadêmico e a comunidade como fonte de produção de conhecimento através da prática acadêmica possibilitando a formação do profissional e oferecendo ao público externo intervenção fisioterapêutica. O projeto integrador é uma ferramenta que visa sistematizar os conhecimentos adquiridos pelos estudantes durante o desenvolvimento do curso. Essa ferramenta associada ao projeto de extensão possibilitará ao aluno uma ampla vivência prática-profissional mediante aplicação dos conhecimentos em situações reais. Assim, o objetivo desse projeto é integrar ensino, pesquisa com demandas da sociedade. Oferecer à comunidade um programa de exercício físico com orientação segura, de forma gratuita e promover ao aluno do 7° período, através do Projeto Integrador, a inter-relação entre as disciplinas do período, aprimorando a capacidade de interpretação e análise crítica. Desenvolvendo habilidades do trabalho em equipe, discutir ideias em público, levantar informação bibliográfica.

Professor Coordenador: MÁRCIO JOSÉ DE CASTRO JUSTINO
Curso: Engenharia Mecânica

Resumo
Propõe-se o desenvolvimento de um protótipo de um aquecedor que seja capaz de aquecer a água através da radiação solar. O sistema deverá ser composto por um reservatório e um coletor solar. A água fria, introduzida no reservatório, deverá fluir naturalmente pelo coletor solar e retornar aquecida para o reservatório utilizando de fontes de energia que seja a radiação solar. Após a realização dos estudos dos materiais de baixo custo e a realização de um protótipo pelos alunos de engenharia e alunos bolsistas BIC e BIC Júnior, este será utilizado em residências “carentes” da comunidade do vale do aço, adotando escolha de necessidade na parte econômica.

Professor Coordenador: ERIKA STORCK CEZARIO
Curso: Odontologia

Resumo
O objetivo do projeto será avaliar a condição bucal de usuários do Sistema Único de Saúde bem como implementar um programa de higienização bucal específico para a realidades destes pacientes. Ao mesmo tempo, alunos do curso de Odontologia do Unileste terão a oportunidade de serem inseridos desde os primeiros períodos do curso com a realidade de atendimento do Sistema Único de Saúde, possibilitando a integração ensino-serviço.

Professor Coordenador: MARCILIO DOS REIS CARDOSO
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
O referido projeto de extensão tem como objetivo principal dar sequencia a ações de recuperação ambiental, em uma das sub-bacias do ribeirão Ipanema. Tais ações estão sendo conduzidas pela CENIBRA em parceria com o Unileste, desde 2017.Trata-se de uma área de 1,86 hectares, que foi totalmente degradada pela ação antrópica, relacionada ao uso da área para pastagem, prática de Motocross, entre outros usos. A degradação da área gerou pontos com ravinamento, supressão da vegetação, inclusive da mata ciliar, assoreamento de nascente e fuga da fauna. Após ações de educação ambiental, cercamento da área, replantio de espécies nativas da região, a condição ambiental da área prosperou, mas a ação deve seguir, inclusive na parte que cabe ao Unileste, uma vez que existe um compromisso nesse processo, no qual a Cenibra executa ações de campo e o Unileste a assessora tecnicamente em tais ações. Tal compromisso irá vigorar até o fim do ano de 2019, visto que a celeridade da natureza impõe que os trabalhos de recuperação ambiental sejam realizados a longo termo.

Professor Coordenador: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Psicologia

Resumo
Este projeto pretende fomentar a prevenção e promoção de saúde mental entre universitários do Vale do Aço, através de ações em 4 níveis: palestras e vídeos educativos; oficinas de desenvolvimento de habilidades de enfrentamento; plantão psicológico e encaminhamento para a rede de apoio, nos casos de adoecimento, especialmente para o NAPP. Pretende-se envolver cerca de 82 alunos do curso de Psicologia e 4 do Curso de Comunicação Social, com parceria de 3 docentes e 4 alunos do curso de comunicação social, em parceria com 1 docente. Para os discentes envolvidos será uma oportunidade de relacionar teoria e prática, bem como pesquisar fenômenos psicológicos. Os Projetos Integradores do 5º e 6º períodos de psicologia serão envolvidos, bem como ações de metodologia ativa na disciplina Terapia Cognitivo-comportamental, do 8ºperíodo. Espera-se que este projeto atinja diretamente cerca de 3.000 acadêmicos, medidos através das métricas das redes sociais. Almeja-se que estas intervenções possam funcionar como fator de proteção aos universitários, prevenindo possíveis adoecimentos mentais e minimizando o sofrimento mental, além de servir como modelo para outras universidades, através de publicações e apresentações em congressos.

Professor Coordenador: MAURICIO RODRIGUES MARIANO JUNIOR
Curso: Odontologia

Resumo
Proposta a detectar, diagnosticar e o tratar a halitose. Trabalhar com as pessoas que buscam o atendimento na clínica odontológica . È proposto a participação dos alunos da graduação do Curso de Odontologia. O critério de seleção é estar cursando ou ter cursado a disciplina Fundamentos de Periodontia e Endodontia. Serão disponibilizadas 10 vagas para os candidatos e a seleção ocorrerá através de entrevista e avaliação do histórico escolar. A proposta de duração do projeto é de 12 meses e com uma carga horária semanal de 2horas.Espaços necessários para a realização do projeto: clínica odontológica, escovódromo, teórica. Como funcionará: 1 – O paciente que manifestar o interesse em ser atendido pelo projeto deverá submeter ao tratamento periodontal ofertado pela disciplina de Periodontia Clínica. 2 – Após atendimento esse paciente será encaminhado para o projeto de extensão. 3 – Será agendada uma palestra de apresentação e educação em saúde bucal com o grupo de pacientes que iniciam a participação no projeto. 4 – Em seguida será agendada uma consulta para avaliação clínica e orientações. Desse momento os atendimentos são semanais e envolvendo atendi mento clínico e palestras educativas até que encerre o tratamento. Assim que obter alta após 3 meses o paciente será chamado para uma reavaliação clínica, em seguida após 6 meses. È planejado a realização de atividades externas.(palestras, participação em ações sociais,..) Atender as demandas externas da comunidade.