2019 – Unileste Cidadã

Professor Coordenador: RICARDO JOSE RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
O projeto Academia de Musculação do UnilesteMG, privilegia o atendimento à comunidade interna da IES, aos funcionários e seus dependentes bem como também aos alunos dos diversos cursos. Conjuntamente com o estágio supervisionado do Curso de Educação Física, tem por objetivo principal proporcionar especificamente aos alunos da graduação em Educação Física e aos demais cursos da área da saúde a oportunidade de vivenciar na prática as ações que serão desenvolvidas no seu campo de trabalho. Com atuações voltadas para o atendimento das comunidades internas e externa busca também oferecer uma prática de atividade física orientada pautada sobre os mais modernos conhecimentos científicos de treinamento. O projeto Academia de Musculação do Unileste iniciado no ano de 2006 completa 12 anos de existência e vem atendendo regularmente a mais de 300 pessoas anualmente. Atualmente, conta com um prof. Coordenador que supervisiona o estágio curricular obrigatório com uma média de 18 estagiários por ano, além de diversos alunos de extensão.

Professor Coordenador: MARIA CLAUDIA MARTINS GUERRA MIRANDA
Curso: Medicina Veterinária

Resumo
A Terapia Assistida por Animais (TAA), tem o objetivo de promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos pacientes. Não se trata de uma prática para substituir terapias e tratamentos convencionais, mas um complemento, uma nova linha de pesquisa em atenção à diversidade, para melhorar a qualidade de vida de pessoas comumente ignoradas pela sociedade. A Terapia Assistida por Animais (TAA) exige que haja um acompanhamento de profissionais da área da saúde como fisioterapeutas, psicólogos e médicos dentre outros, que utilizam os animais como parte de um tratamento. Envolve serviços da área médica e outros, que utilizam o animal como parte do trabalho e do tratamento. A TAA é dirigida e desenhada pra promover a saúde física, social, emocional e/ou funções cognitivas. É um processo terapêutico formal com procedimentos e metodologia, amplamente documentada, planejada, tabulado, medido e seus resultados avaliados. Pode ser desenvolvida em grupo ou de forma individual. A fisioterapia assistida por Cães consiste na introdução do animal no processo de tratamento individual ou em grupo. E mostra-se como um bom instrumento terapêutico a ser trabalhado de forma adjuvante em diversas populações. Ao utilizar o cão como facilitador, é possível trabalhar todos os aspectos que englobam um indivíduo por meio de objetivos bem estabelecidos e atividades direcionadas.

Professor Coordenador: MANUEL CAMELA RAFAEL
Curso: Engenharia Elétrica

Resumo
O projeto compreende o nivelamento em matemática básica, ensino da teoria e prática sobre a eletricidade e circuitos elétricos em laboratório, práticas em projeto, execução e manutenção de instalações elétricas residenciais, noções básicas em informática, uso do computador para a elaboração de projetos por meio do software autocad e estudo, em nível básico, da Norma Regulamentadora – NR10 – Segurança em trabalhos com a eletricidade. O objetivo principal é capacitar os participantes para a empregabilidade na área elétrica, muito em particular, no que envolve a leitura/interpretação de projetos, a elaboração de projetos elétricos residenciais e comerciais e a realização de trabalhos de manutenção de instalações elétricas residenciais. O processo ensino-aprendizagem envolve aulas teóricas, aulas de práticas laboratoriais, aulas práticas com software autocad de elaboração de projetos elétricos e visitas técnicas de campo a obras de instalações elétricas residenciais e comerciais.

Professor Coordenador: ROSEMARY SILVA GOMES
Curso: Administração

Resumo
Sabendo dos problemas encontrados pelos pequenos empresários no mercado atual, o Curso de Administração do Unileste desenvolveu um programa que propõe ações de consultoria no âmbito das atividades realizadas nos Laboratórios de Desenvolvimento Empresarial do curso de Administração através da Extensão Universitária. O projeto Consultoria ao Terceiro Setor auxilia os gestores deste segmento que é formado por instituições sem fins lucrativos que buscam, dentro de suas finalidades, o alcance do bem-estar social. Essas entidades são constituídas de forma voluntária, pela união que pessoas que comungam de um mesmo interesse. Os discentes e bolsistas do curso de Administração atuam no projeto juntamente com discentes de outros cursos (Ciências Contábeis, Comunicação, Arquitetura, Psicologia e Direito) auxiliando no desenvolvimento e aplicação de práticas mais eficientes à gestão dessas organizações. Propõe uma metodologia ativa de ensino aprendizagem, oportunizando aos discentes ampliarem o seu conhecimento teórico, trabalhando de forma multidisciplinar e aumentando sua experiência prática, importante para a sua formação. Está relacionado ao Projeto Integrador de Gestão de Pessoas que estimula o desenvolvimento das organizações em consonância com a valorização dos seus trabalhadores. Atualmente, o projeto atende à Associação das Mulheres Vitoriosas de São Sebastião do Baixio (em Periquito), com fomento do Instituto Cenibra.

Professor Coordenador: ROSEMARY SILVA GOMES
Curso: Administração

Resumo
Este projeto consolida ações de responsabilidade social e voluntariado, realizadas por meio de intervenções em entidades, campanhas sociais e ambientais, projetos de cidadania corporativa. O projeto realiza interface com diversos projetos de extensão do Unileste desenvolvendo ações de cidadania através da promoção de evento de cultura, arte, lazer, educação e serviços sociais, em parceria com entidades sociais e ONG’s e pequeno empreendedor..

Professor Coordenador: MARLENE DE ARAUJO
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto refere-se à formação de um grupo de estudos com o objetivo de constituir em uma possibilidade para educandos (as), educadores (as) na educação superior, bem como a outras pessoas interessadas de outros espaços, de aprofundarem em questões teóricas e metodológicas pertinentes às diversas áreas de conhecimento e profissionais consolidando assim a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, o aperfeiçoamento acadêmico e as relações com a sociedade, principalmente com as comunidades próximas às instituições de educação superior. O tema do grupo é Educação, subjetividades e diversidades étnico-raciais e pretende expandir as discussões engendradas no âmbito da sala de aula e outros espaços educativos, bem como articular-se aos projetos Integradores que devido aos tempos do currículo definidos nacional e institucionalmente não se ampliam na proporção dos tensionamentos nos quais educandos (as) e educadores (as) estão imersos.

Professor Coordenador: ANTONIO HONORIO FERREIRA
Curso: Psicologia

Resumo
O objetivo geral desse projeto é proporcionar a implementação de grupo socioeducativo para atendimento de homens que figuram como agressores nos processos de violência doméstica, que tramitam na Vara Criminal e da Infância e Juventude das Comarcas de Coronel Fabriciano, Ipatinga e de Timóteo. O atendimento a homens autores de violência contra mulheres está previsto na Lei Maria da Penha, que prevê a criação de centros de educação e de reabilitação para os agressores. O projeto caracteriza-se como uma intervenção psicossocial e jurídica, de caráter interdisciplinar, tendo como referência metodológica as Oficinas de Dinâmica de Grupo, numa perspectiva socioeducativa, reflexiva e orientacional. Espera-se que ao final dos encontros, seus participantes tenham mais controle da impulsividade e da agressividade; tenham uma compreensão adequada da relação entre os gêneros, superando atitudes preconceituosas e machistas; possam se responsabilizar por seus sentimentos, atitudes e ações, e a partir daí, possam constituir futuros relacionamentos ausentes de qualquer tipo de agressão, de modo a contribuir para a diminuição da violência contra as mulheres, reduzindo-se, também, os casos de reincidência.

Professor Coordenador: ALEXANDRE GUERRA FABRI
Curso: Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Resumo
Com inspiração clara em outros Institutos de Pesquisas Econômicas, tais como a Fipe e o Ibre-FGV, e outros Institutos de Pesquisa de Mercado, Opinião Pública, Política e Comunicação, como o Ibope, esse projeto de extensão se propõe a criar um embrião do que pode vir a ser um instituto de pesquisas ad hoc ou em painel de referência para o Vale do Aço. O Instituto de Pesquisa Dataleste irá oferecer duas linhas de painéis histórica de pesquisa, focados nas três principais cidades da RMVA, a saber: o “Custo da Cesta básica” e a “Expectativa dos Consumidores”, ambas conhecidas nacionalmente por serem produzidas regularmente com resultados captados no âmbito do Brasil. Porém, sem garantia que o comportamento da região também reflete os índices alcançados na computação nacional. Serão produzidas 4 pesquisas sobre o Custo da Cesta básica e outras 4 pesquisas sobre a Expectativa dos Consumidores ao longo do ano de 2019, totalizando 8 (oito) pesquisas de painéis. O Instituto de Pesquisa Dataleste poderá também oferecer pesquisas pontuais sob demanda, por vezes onerosa, com receita direcionada ao caixa do Unileste, mantendo a mesma estrutura de pesquisa ao longo do ano, aumentando, dessa forma, a participação dos alunos nos projetos. Há claras sinalizações da Assessoria de Assuntos Institucionais do Unileste que existe uma demanda reprimida por essas pesquisas e que instituições de fomento regional, como a FIEMG, os CDLs e Prefeituras poderiam apoiar e financiar.

Professor Coordenador: JENS ERIK HANSEN
Curso: Ciências Contábeis

Resumo
O Curso de Ciências Contábeis oferece a condição para que sejam realizados atendimentos de consultoria contábil e fiscal a microempreendedores, microempresários, pessoas físicas e entidades, trabalhadores autônomos e equiparados de forma a possibilitar que os alunos da disciplina Legislação e Práticas Tributárias tenham contato com a prática e com o público por meio dessa atividade.

Professor Coordenador: ANTONIO HONORIO FERREIRA
Curso: Psicologia

Resumo
Este projeto tem como objetivo geral para os discentes inseri-los no contexto das políticas sociais, incentivando-os ao comprometimento com o bem-estar social e transformação da realidade, e para a comunidade, incrementar ações de proteção social que visam à garantia da vida, à redução de danos e à prevenção de incidência de riscos, favorecendo o empoderamento, a emancipação e o fortalecimento das famílias. Trata-se de um projeto de intervenção psicossocial, que terá como método de trabalho o atendimento das famílias em encontros semanais, nos quais se utilizarão técnicas de dinâmica de grupo, além de visitas domiciliares e investigações científicas. Espera-se que, ao final de nove encontros, a cada semestre, as famílias envolvidas tenham alcançado uma transformação da percepção do mundo em que vivem, bem como obtenham a consciência dos recursos intrínsecos que possuem e que podem utilizar e das novas redes de relações que podem estabelecer para alcançar um lugar de sujeitos de sua própria história

Professor Coordenador: SHYRLLEEN CHRISTIENY ASSUNCAO ALVES
Curso: Psicologia

Resumo
Esta proposta de intervenção em saúde mental e qualidade de vida no trabalho tem como objetivo propor intervenções psicossociais através dos grupos operativos e plantão psicológico no intuito de promover à saúde mental e qualidade de vida de trabalhadores vinculados ao Metasita e segurados do INSS. Este projeto busca propiciar reflexão das questões psicossociais relacionadas ao trabalho, seja para conciliar a vida profissional com a vida pessoal e familiar, seja para reinserir profissionalmente os trabalhadores. Ao considerar as formas contemporâneas de manifestação do sofrimento psíquico e isolamento social decorrente dos vínculos construídos entre os trabalhadores e as organizações. As intervenções presentes neste projeto objetivam propiciar qualidade de vida no trabalho para o bem-estar e satisfação profissional das pessoas.