Unileste Cidadã

Curso: Educação Física
Professor coordenador: Adão Adélcio Campos

Resumo do projeto:
A Academia de Musculação do Unileste é um projeto de extensão que atende a adultos e idosos, de ambos os sexos, da comunidade interna e externa, através de atividades físicas voltadas para a melhoria da aptidão física relacionada à saúde. As atividades são ofertadas com frequência semanal de três sessões de treinos, ministrados por estagiários do curso de Educação Física, sob supervisão docente, com a participação de discentes extensionistas em atividades de observação, co-participação e apoio. As atividades no primeiro semestre de 2021, em decorrência do COVID–19, estão previstas para ocorrer de forma adaptada. Diante disso, os/as alunos/as extensionistas, sob orientação do docente responsável, irão produzir cartilhas e vídeos educativos adaptados referente à prática de atividades físicas, para sua realização em casa e espaços públicos. Uma vez reestabelecido o retorno presencial das atividades, previsto para o 2º/2021, as mesmas estarão previstas para ocorrer às segundas quartas e sextas feiras.

Cursos: Administração e Engenharia de Produção
Professora coordenadora: Rosemary Silva Gomes

Resumo do projeto: Este projeto consolida ações de responsabilidade social e voluntariado, realizadas por meio de intervenções em entidades, campanhas sociais e ambientais, projetos de cidadania corporativa. O projeto realiza interface com diversos projetos de extensão do Unileste desenvolvendo ações de cidadania através da promoção de evento de cultura, arte, lazer, educação e serviços sociais, em parceria com entidades sociais e ONG’s e pequeno empreendedor.

Cursos: Psicologia
Professor coordenador: Antônio Honório Ferreira

Resumo do projeto: O objetivo geral desse projeto é proporcionar a implementação de grupo socioeducativo para atendimento de homens que figuram como agressores nos processos de violência contra a mulher, que tramitam na Vara Criminal e da Infância e Juventude das Comarcas de Coronel Fabriciano e de Timóteo. O atendimento a homens autores de violência contra mulheres está previsto na Lei Maria da Penha, que prevê a criação de centros de educação e de reabilitação para os agressores. O projeto caracteriza-se como uma intervenção psicossocial e jurídica, de caráter interdisciplinar, tendo como referência metodológica as Oficinas de Dinâmica de Grupo, numa perspectiva socioeducativa, reflexiva e orientacional. Espera-se que ao final dos encontros, seus participantes tenham mais controle da impulsividade e da agressividade; tenham uma compreensão adequada da relação entre os gêneros, superando atitudes preconceituosas e machistas; possam se responsabilizar por seus sentimentos, atitudes e ações, e a partir daí, possam constituir futuros relacionamentos ausentes de qualquer tipo de agressão, de modo a contribuir para a diminuição da violência contra as mulheres, reduzindo-se, também, os casos de reincidência.

Cursos: Administração e Ciências Contábeis
Professor coordenador: Jens Erik Hansen

Resumo do projeto: O projeto NAF oferece a condição para que sejam realizados atendimentos de consultoria contábil e fiscal de forma a possibilitar que os alunos tenham contato com a prática e com o público por meio dessa atividade. O projeto é uma parceria com a Receita Federal do Brasil – RFB que possibilita a resolução de pendências tributárias junto ao fisco federal e orientações quanto ao correto preenchimento da DIRPF. O projeto é relevante para a Comunidade, pois atende de forma gratuita pessoas de baixa renda que forem encaminhadas ao NAF pela RFB. A Educação Financeira também fará parte do projeto com a realização de lives, confecção de folders e vídeos. O material e as lives disponibilizarão orientações sobre atitudes adequadas ao planejamento e usos dos recursos financeiros. Esse material será realizado visando disseminar para a comunidade da região conhecimentos de educação financeira. Os folders e os vídeos serão utilizados como material didático a ser distribuído em escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio. O público das lives será composto inicialmente por alunos e professores do Unileste. Essas lives serão gravadas e disponibilizadas para a comunidade externa, especialmente escolas do ensino fundamental e médio da região. A Educação Fiscal será realizada com palestras com conferencistas de fora do Unileste, com o objetivo de trazer para comunidade a compreensão e a participação social nos processos de geração, aplicação e fiscalização dos recursos públicos.

Cursos: Psicologia
Professora coordenadora: Shyrlleen Christieny Assunção Alves

Resumo do projeto: Esta proposta de intervenção em saúde mental e qualidade de vida no trabalho tem como objetivo propor intervenções psicossociais através dos grupos operativos e plantão psicológico no intuito de promover a saúde mental e qualidade de vida de funcionários da Unimed Vale do Aço. Este projeto busca propiciar reflexão das questões psicossociais relacionadas ao trabalho, seja para conciliar a vida profissional com a vida pessoal e familiar, seja para reinserir profissionalmente os trabalhadores. Ao considerar as formas contemporâneas de manifestação do sofrimento psíquico e isolamento social decorrente dos vínculos construídos entre os trabalhadores e as organizações. As intervenções presentes neste projeto objetivam propiciar qualidade de vida no trabalho para o bem-estar e satisfação profissional das pessoas.

Cursos: Medicina Veterinária
Professora coordenadora: Maria Cláudia Martins Guerra Miranda

Resumo do projeto: A Terapia Assistida por Animais (TAA), tem o objetivo de promover o desenvolvimento físico, psíquico, cognitivo e social dos pacientes. Para isso necessita de cães extremamente calmos, submissos e de temperamento alegre e social. Por isso deve haver uma rigorosa seleção e treinamento dos cães que irão desenvolver essa atividade. A TAA não é uma prática que substitui terapias e tratamentos convencionais, mas um complemento, uma nova linha de pesquisa em atenção à diversidade, para melhorar a qualidade de vida de pessoas comumente ignoradas pela sociedade. A grande maioria da população brasileira sofre com problemas de saúde que podem ser mitigados com o auxílio de animais que apresentem as características necessárias para executar a função terapêutica-social. Ao utilizar o cão como facilitador, é possível trabalhar todos os aspectos que englobam um indivíduo por meio de objetivos bem estabelecidos e atividades direcionadas. Para tal, é necessária uma rigorosa seleção dos animais e pessoas que receberão esse benefício.