fev

Inscrições abertas para o PROUNI

O PROUNI é um programa governamental de bolsas para estudantes de baixa renda entrarem em instituições particulares. Dessa forma, o país consegue ampliar o acesso à educação. O período de inscrições é de 22 a 25 de fevereiro.

O processo é aberto de semestre em semestre, levando em consideração a nota do Enem. O mínimo é 450 pontos de média e a renda familiar per capita de cada candidato precisa ser inferior a 1,5 salário mínimo para bolsas integrais e entre 1,5 e 3 salários mínimos para bolsas parciais de 50%.

Para inscrição, o padrão é o mesmo do SISU. Basta escolher duas opções de curso de sua preferência e acompanhar a evolução das notas de corte diariamente. Mas existem algumas exigências para poder participar do programa:

· Ter cursado o ensino médio integralmente em colégios públicos;

· Ter alguma deficiência;

· Ainda não possuir um curso de nível superior;

· Ser professor da rede pública.

Para cada caso é necessária a devida comprovação com documentação. Para os estudantes que não alcançaram a bolsa de 100% existe a possibilidade de combinar o PROUNI com o FIES e conseguir um financiamento de até 50%.

Depois de passar por todo o processo e conseguir fazer a inscrição, o agora universitário é cadastrado no SISPROUNI, um sistema que tem todas as informações do bolsista e faz um monitoramento da sua relação com a universidade. Mas por que monitoramento?

O PROUNI pode cancelar sua bolsa de estudos, somente nos casos mencionados abaixo:

· Abandonar o período letivo;

· Deixar de pagar parcelas que não estão cobertas pela bolsa;

· Se afastar sem justificativa;

· Ter aproveitamento inferior a 75% das matérias cursadas no período letivo.

Para auxiliar no acompanhamento da sua posição no PROUNI, o programa tem um aplicativo oficial que faz uma simulação das notas de corte e verifica as bolsas disponíveis. Porém, vale lembrar que o app só serve para acompanhar a inscrição do candidato.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como participar do PROUNI, basta procurar os cursos da sua preferência. Você pode conferir aqui nossos cursos de graduação e fazer sua escolha.

Ainda não sabe que curso fazer?

Tudo bem. Nós também disponibilizamos um teste de perfil de carreira, que pode te ajudar a escolher sua profissão.

Clique aqui e faça o teste de perfil de carreira gratuito. É fácil e rápido!

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

16 abril 2024
Cria do Unileste: egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil
11 abril 2024