Nota

Nota à Comunidade Acadêmica | Atualização de Informações: Retorno presencial das aulas teóricas

Nota à Comunidade Acadêmica
Coronel Fabriciano, 06 de maio de 2021
Atualização de Informações: Retorno presencial das aulas teóricas
Classificação da Informação: Pública – PSI/UBEC

Prezados(as) estudantes, docentes e técnicos administrativos do Unileste:

Dando continuidade ao processo de retorno gradativo das atividades presenciais, o Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) informa à comunidade acadêmica que, a partir do dia 17 de maio de 2021, além das atividades práticas, as aulas das disciplinas teóricas retornarão a ser realizadas presencialmente nos campi.

O Unileste reitera que a oferta das atividades acadêmicas obedecem aos decretos legais e sanitários dos municípios de Coronel Fabriciano e Ipatinga. Além disso, assim como praticado desde o início deste semestre, nesta fase do retorno será seguido o Protocolo Institucional de Biossegurança, que indica: orientações para salas de aulas e áreas comuns dos campi, canais para atendimento em caso de dúvidas ou situações específicas.

Exercícios domiciliares – Aulas teóricas

Atenta às diversas realidades e necessidades dos estudantes, a Reitoria do Unileste reitera a possibilidade de solicitação dos Exercícios Domiciliares COVID-19 (ED-COVID-19). Os Exercícios Domiciliares são atividades acadêmicas concedidas ao estudante, quando ele não puder ou decidir não comparecer às aulas teóricas presenciais em função dos desdobramentos da pandemia.

Além desta medida, a Instituição também irá promover a transmissão on-line das aulas teóricas em tempo real, bem como disponibilizá-las durante 15 dias no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Desta forma, os estudantes que solicitarem antecipadamente o Exercício Domiciliar, ao docente da disciplina, poderão fazê-lo com auxílio das aulas disponibilizadas – obedecendo ao cronograma do curso.

Vale ressaltar que ficará a cargo de cada docente a forma de controle de frequência do estudante que optar por acompanhar as aulas remotamente.

Infraestrutura para as transmissões ao vivo

A fim de melhorar a qualidade das transmissões ao vivo das aulas teóricas, foram feitas adequações dos equipamentos audiovisuais das salas. Foram instaladas câmeras que transmitem com melhor resolução e aumentam o campo de visão do espectador, permitindo que o professor acione o zoom (aproximação) para ter uma melhor visualização dos conteúdos explanados na lousa, por exemplo. Além disso, foram realizadas modificações no sistema de áudio que promovem maior interação entre os estudantes e professores que estão dentro da sala de aula e aqueles que optam por assistir remotamente.

Plano de retorno gradual

Aulas teóricas presenciais irão retornar dia 17 de maio, porém, seguindo as fases do Plano de Retorno, algumas atividades já estão ocorrendo. Veja abaixo como está o funcionamento:

• As aulas práticas de todos os cursos de graduação da Instituição, nos campi Coronel Fabriciano e Ipatinga, já estão ocorrendo.
  • O Centro Especializado em Reabilitação Física de Visual – CER II permanece com os atendimentos à população.
  • Para os estágios realizados em ambientes externos, o estudante deverá seguir as recomendações da instituição ofertante. Em caso de dúvida, a coordenação do curso deverá ser consultada.
  • As Bibliotecas e Centrais de Atendimento estão funcionando de segunda a sexta. Clique aqui e confira os horários de atendimento.
  • O Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Educacional (NUADE) continua com o atendimento para apoio acadêmico, tratativas sobre estágio e orientação ao corpo docente e estudantes, de segunda a sexta, das 12h às 21h, através do e-mail popp@unileste.edu.br.
  • NAEFA TI (Suporte de TI): de segunda a sexta: das 7h30 às 22h35 – para auxílio e suporte aos estudantes e docentes do Unileste em atividades virtuais. Contato: manutencao@unileste.edu.br | (31) 3846-5699.

O Unileste permanece monitorando os acontecimentos e quaisquer informações e/ou adoção de novos procedimentos, manteremos todos informados. Acompanhem todas as comunicações oficiais e dicas de prevenção nas redes sociais do Unileste ou no nosso site: unileste.catolica.edu.br.

Atenciosamente,

Dr. Genésio Zeferino da Silva Filho

Dr. Marcelo Vieira Corrêa
Pró-reitor Acadêmico