mar
Geral

Nota à Comunidade Acadêmica | Atualização de Informações sobre ações de enfrentamento à Covid-19

Nota à Comunidade Acadêmica

Coronel Fabriciano, 17 de março de 2021

Classificação da Informação: Pública – PSI/UBEC

Prezados(as) docentes, técnicos administrativos e estudantes do Unileste:

A Reitoria do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais – Unileste definiu novos encaminhamentos tendo em vista a deliberação Nº 138, publicada nesta quarta-feira (17) pelo governo do estado de Minas Gerais. O documento reclassifica as fases de funcionamento das atividades socioeconômicas no Plano Minas Consciente e adota Onda Roxa – que permite o funcionamento apenas dos serviços essenciais e restringe horários de circulação de pessoas nas ruas.

Com vigência a partir de hoje, esta fase mais restritiva é válida por  15 dias ininterruptos e busca conter a evolução da pandemia, restabelecer com velocidade a capacidade de assistência hospitalar das macrorregiões e preservar a vida.

Em consonância com essas orientações, no período de 17 a 31 de março de 2021, o Unileste adotará as seguintes medidas:

• As aulas teóricas permanecerão sendo realizadas em ambiente virtual, bem como as suas respectivas atividades avaliativas.
  • As aulas práticas estarão suspensas. No entanto, serão mantidas as atividades de ensino presencial referentes ao último semestre dos cursos da Escola de Saúde (Educação Física, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia), conforme prevê a deliberação.
  • Os serviços de atendimento à comunidade na área da saúde (clínicas de Fisioterapia e Odontológica e o Centro de Atendimento Psicológico) terão suas atividades suspensas, exceto casos específicos em que não poderá haver interrupção de tratamento do paciente. Essas situações serão analisadas pelas respectivas coordenações de curso.
  • O Centro Especializado em Reabilitação Física de Visual – CER II continuará com os atendimentos, visto que se trata de um serviço especializado de saúde  que integra a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
  • Para os estágios realizados em ambientes externos, o estudante deverá seguir as recomendações da instituição ofertante. Em caso de dúvida, a coordenação do curso deverá ser consultada.
  • Será realizada a reorganização das jornadas de trabalho das equipes administrativas, de modo a operacionalizar os serviços básicos oferecidos com contingente mínimo, evitando aglomerações e o risco iminente de contágio da Covid-19.
  • As Bibliotecas dos campi Coronel Fabriciano e Ipatinga serão fechadas durante o período. Os empréstimos realizados até 17 de março poderão ser devolvidos em 05/04. Além disso, o estudante também poderá fazer a renovação pelo sistema on-line. E caso haja alguma multa em decorrência deste período (Onda Roxa) será abonada no ato da devolução (em 05/04).
  • As Centrais de Atendimentos e Setor de financiamentos ao Aluno realizarão os atendimentos preferencialmente pelos canais virtuais (site, e-mail e chat) e telefonia. Em casos excepcionais, em que o atendimento presencial seja inevitável, é necessário entrar em contato pelo (31) 3846-5500 para agendar o horário de vinda ao campus. Confira os horários de atendimentos:
  • Coronel Fabriciano: segunda a sexta – das 8h às 19h30min.
  • Ipatinga: segunda a sexta – das 11h às 19h30min.
  • Aos sábados, nos dois campi: não haverá atendimento.

• Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Educacional (NUADE): continuará com o atendimento para apoio acadêmico, tratativas sobre estágio e orientação ao corpo docente e estudante, de segunda a sexta, das 10h às 20h, através do e-mail popp@unileste.edu.br.
  • NAEFA TI (Suporte de TI): de segunda a sexta: das 7h30 às 22h35 – para auxílio e suporte aos estudantes e docentes do Unileste em atividades virtuais. Contato: manutencao@unileste.edu.br | (31) 3846-5699.

Reiteramos que todas as ações aqui informadas foram analisadas pelo Comitê de Crise Institucional do Unileste, em atendimento  às exigências da deliberação Nº 138, do estado de Minas Gerais. O Centro Universitário reafirma o seu papel social e humanitário, sempre atento aos problemas e às necessidades da comunidade local.

O Unileste permanece monitorando os acontecimentos e quaisquer informações e/ou adoção de novos procedimentos, manteremos todos informados por meio dos canais oficiais da Instituição.

Acompanhe todas as comunicações oficiais e dicas de prevenção nas redes sociais do Unileste ou no nosso site: unileste.catolica.edu.br

Atenciosamente,

Dr. Genésio Zeferino da Silva Filho
Reitor