Nota à Comunidade Acadêmica | Covid-19: atualização de informações

Nota à Comunidade Acadêmica
Coronel Fabriciano/MG, 02 de setembro de 2020
Classificação da Informação: Pública – PSI/UBEC

Prezados(as) estudantes, docentes e técnicos administrativos do Unileste:

Em continuidade às medidas já adotadas a fim de minimizar os impactos no calendário acadêmico causados pela pandemia da Covid-19, o Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste) definiu novos encaminhamentos sobre o retorno gradual das atividades na área da saúde com foco no atendimento à população, a saber:

1. Em consonância com as diretrizes do Tribunal Regional do Trabalho – (TRT) da 3ª Região – Minas Gerais, as instituições de ensino superior e técnico que tenham cursos na área de saúde, e permissão das autoridades e órgãos de saúde locais, estão autorizadas a retomarem as atividades de práticas profissionais de estágio e de laboratório, em instalações próprias ou conveniadas que promovem a atendimento de saúde a população (hospitais, clínicas e unidades de saúde vinculadas às instituições de ensino).
  2. A decisão considera a relevância da manutenção dos serviços de saúde diante da pandemia do novo coronavírus, minimizando os efeitos da crise e assim, preservando o atendimento a toda a população – em especial àquela atendida pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
  3. O Unileste, garantindo todas as medidas necessárias que preservem a saúde e segurança da comunidade acadêmica, e em conformidade com a decisão do TRT, iniciará o retorno das atividades práticas e/ou de estágios que atendem à população com os estudantes dos períodos finais (formandos) dos cursos da Escola de Saúde: Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia.
  4. Neste primeiro momento, a partir do dia 9 de setembro, o curso de Psicologia retornará com o Centro de Atendimento Psicológico (CAP). Os serviços serão realizados de duas formas: atendimentos presenciais no campus de Coronel Fabriciano e teleatendimento (videoconferência e/ou ligação telefônica).
  5. Também no mês de setembro, e após autorização dos órgãos de saúde da região para liberação de campos de estágios, haverá o retorno parcial dos estágios  dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia, por meio de atendimentos à população em hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS).
  6. A partir de 21 de setembro, haverá a retomada das atividades da Clínica Odontológica, no campus de Ipatinga, com o curso de Odontologia.
  7. As datas mencionadas acima (itens 4 ao 6) poderão sofrer alterações, a depender de novas determinações governamentais e/ou novas exigências sanitárias.
  8. Todas as orientações sobre o retorno das atividades práticas elencadas neste informativo serão comunicadas diretamente pelas coordenações dos cursos aos estudantes. Bem como, para esclarecer dúvidas e/ou particularidades, consulte a coordenação do seu curso.

O Unileste ressalta ainda que:

1. As iniciativas de retorno às práticas dos cursos (Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia) serão executadas e monitoradas por rígidos protocolos de biossegurança e controles de cuidados e prevenção. A volta das atividades preza pelo cuidado e atenção à saúde da comunidade acadêmica e dos pacientes, bem como a manutenção da qualidade dos serviços ofertados à sociedade.
  2. As aulas teóricas de todos os cursos de graduação do Unileste, inclusive os citados neste comunicado, permanecem sendo mediadas por tecnologias em ambiente virtual de aprendizagem, enquanto aguardamos autorização dos órgãos oficiais para o retorno das atividades presenciais.
  3. Permanecem suspensos: os eventos internos e externos, as monitorias presenciais, bem como os serviços de atendimento ao público, a saber: Centro de Atendimentos em Fisioterapia, Academia de Musculação, Academia de Ginástica e Trampolins, Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal, Núcleo de Práticas Jurídicas, Coral Unileste, Museu Padre De Man, Teatro João Paulo II, Complexo Esportivo e demais projetos de Extensão com atendimentos à comunidade.

O Unileste entende os anseios de retorno dos estudantes e permanece acompanhando os acontecimentos e decisões dos órgãos regionais competentes. Em caso de novas informações e/ou adoção de novos procedimentos, manteremos todos informados por meio dos canais oficiais da Instituição.

Atenciosamente,
Dr. Genésio Zeferino da Silva Filho

Dr. Marcelo Vieira Corrêa
Pró-reitor Acadêmico