mar

Nota à Comunidade Acadêmica: prevenção ao coronavírus

Nota à Comunidade Acadêmica

Assunto: Prevenção ao coronavírus

Coronel Fabriciano, 13 de março de 2020.

Prezados docentes, técnicos administrativos e estudantes do Unileste,

Tendo em vista  a ocorrência do novo coronavírus e o risco iminente de contágio com o Covid19 em ambientes com agrupamento de pessoas, e em consonância com as orientações conjuntas dos Ministérios da Educação e da Saúde publicadas dia 12/03, o Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais – Unileste, informa um conjunto de medidas preventivas adotado nos seus campi (Coronel Fabriciano e Ipatinga), com objetivo de contribuir para as medidas de prevenção ao coronavírus e preservar a saúde de seus colaboradores, estudantes e usuários dos serviços prestados pela instituição. São elas:

1. Divulgar internamente, através de diversos canais de comunicação, orientações e informações preventivas e procedimentais em relação ao contágio com o Covid-19.
  2. Conceder exercício domiciliar, durante sete dias, a estudante com febre e sintomas respiratórios, em consonância com a legislação educacional e os protocolos dos órgãos oficiais de saúde. Para ter o exercício domiciliar, o estudante deverá apresentar solicitação através de email endereçado ao respectivo Coordenador de Curso.
  3. Afastar temporariamente das atividades no Unileste discente, docente e/ou técnico administrativo com contágio provável ou suspeito nos termos dos protocolos dos órgãos oficiais de saúde.
  4. Suspender viagens institucionais não essenciais, para destinos dentro e fora do Brasil, até nova comunicação.
  5. Manter abertas, por maior tempo possível, as janelas e portas dos ambientes, inclusive as salas de aula e laboratórios para favorecer a ventilação e circulação do ar. Por esse motivo, a partir do dia 16 de março, os aparelhos de ar-condicionados serão desligados, até nova comunicação.
  6. Intensificar os cuidados na limpeza e desinfecção de ambientes como sanitários, lavatórios, bancadas, teclados de computadores e outros equipamentos e instrumentos de laboratórios.
  7. Ampliar a quantidade de reservatórios com álcool em gel para higienização em locais de maior circulação de pessoas.
  8. Redobrar a atenção para a reposição de sabonete líquido, toalhas e papel higiênico nos banheiros.
  9. Além das medidas tomadas pelo Unileste, é importante que cada um e cada uma de vocês assumam medidas pessoais de prevenção, dentre elas:
  1. Higienizar as mãos com frequência com água, sabonete e/ou álcool gel.
  2. Ao tossir ou espirrar, cobrir o nariz e a boca preferencialmente com o braço e lavar em seguida.
  3. Evitar contatos pessoais desnecessários, sobretudo com pessoas de maior risco de contágio.
  4. Evitar o compartilhamento de copos, talheres, pratos e objetos de uso pessoal, inclusive aparelho celular.
  5. Ao se hidratar, preferir a utilização de garrafas individuais, evitando o contato direto com os bebedouros.
  6. Utilizar lenços descartáveis.
  7. Procurar a unidade de saúde mais próxima em caso de febre e sintomas respiratórios da virose.
  8. Evitar boatos. Verificar com atenção a fonte antes de encaminhar notícias referentes ao coronavírus e procurar canais oficiais ao buscar informações, como os portais de órgãos do Governo, tais como:  https://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/coronavirus; http://plataforma.saude.gov.br/novocoronavirus/.

1. E, por fim, informamos que no atual cenário, não há necessidade de interrupção das atividades letivas.

Agradecemos a todos e todas pela colaboração. Informação e prevenção são as melhores atitudes para enfrentarmos a situação de pandemia que se instaurou mundialmente.

Atenciosamente,

Prof. Dr. Genésio Zeferino da Silva Filho

Reitor

16 abril 2024