dez
Engenharia Química

Podcast do projeto de Extensão Magia da Química aborda conteúdos da área de forma divertida

O curso de Engenharia Química criou um podcast quinzenal para levar a toda comunidade informações relacionadas à área de um jeito irreverente e simples: o Magia da Química. A iniciativa, organizada pelos docentes e estudantes envolvidos no projeto de Extensão de mesmo nome, trata de assuntos clássicos e atuais selecionados por meio de curiosidades e dúvidas do público ouvinte.

Os episódios serão disponibilizados sempre às segundas-feiras, no canal do projeto no Spotify. O primeiro, “Sessão Covid-19” já se encontra na plataforma e fala sobre o por que de se utilizar o álcool 70%; a diferença de produzi-lo em casa ou em laboratório, além dos perigos de utilizá-lo.

Outras pautas também serão abordadas próximas edições, como: as diferenças entre áreas do estudo em Química os desafios do Engenheiro Químico atualmente; a importância de se estudar Química no ensino fundamental e médio; a presença da Química no dia a dia, dentre outros.

A iniciativa

Segundo um dos coordenadores do projeto, o prof. Dr. Ricardo França, a ideia de produzir o podcast surgiu da necessidade de estender as atividades do projeto ao público, em virtude do atual cenário, de forma virtual. “Este formato leva a informação ao público de forma divertida, por meio de bate-papos, em que o usuário pode nos ouvir ao mesmo tempo em que desempenha outras atividades cotidianas”, afirma.

Um dos estudantes que compõem o projeto, Luís Gustavo Lopes Fagundes do 6º período, comenta que a inspiração para conduzir o podcast vem de figuras conhecidas que produzem conteúdos de destaque nesse formato. “Através de referências como Alexandre Ottoni e Deive Pazos, surgiu a ideia de criarmos o Magia da Química na versão podcast, com o objetivo de transmitir conhecimento a todos os públicos, principalmente os que gostam de química, em um modelo que tem ganhado cada vez mais espaço na internet”, completa.

O coordenador do curso, Dr. Leonardo Ramos Paes Lima, afirma levar conhecimento científico, não apenas estudantes, mas para toda a comunidade, é uma missão enquanto educador. “O projeto de extensão, desde sua criação, sempre se preocupou em levar informação aos alunos do ensino fundamental, médio e para a sociedade, de forma interativa e divertida, indo até a comunidade ou trazendo-a até nossa instituição”, completa.

Clique aqui para ouvir o primeiro episódio do Podcast.

Projeto de Extensão

A iniciativa busca utilizar o lado lúdico para despertar em estudantes de ensino fundamental e médio, através de experimentos, conversas e explicações de fenômenos, o interesse por ciências e conhecimentos em química – levando à população práticas que possam ajudá-los no dia a dia.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

27 março 2024
Do amor ao esporte à excelência profissional: a trajetória do egresso Robert Utsch
27 março 2024