fev
Extensão

Projeto Educação no Trânsito apresenta trabalhos no Congresso Brasileiro de Extensão Universitária

O projeto de extensão “Educação no trânsito” irá apresentar trabalhos desenvolvidos em 2020 no 9º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU), entre os dias 8 e 11 de março. O evento, realizado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), tem como tema Redes para promover e defender os direitos humanos” e acontecerá em formato virtual, totalmente gratuito.

Um dos trabalhos apresentados explora a interação entre o Unileste e o Centro Regional de Referência e Atenção à Saúde do Trabalhador de Ipatinga, que possibilitou a capacitação de profissionais do município mineiro de Braúnas. Já a segunda produção acadêmica apresenta reflexões sobre atividades formativas realizadas para vigilantes e colaboradores do setor de arrumação e limpeza do Unileste.

Destaca-se que a temática central desses trabalhos se relacionou com as medidas de prevenção aplicáveis, com o objetivo de mitigar os riscos de contaminação associados à Covid-19. Os co-autores são graduandos dos cursos de Engenharia do Unileste, sendo Sidnei Rodrigues Lima (Engenharia Mecânica), Raquel Ramos da Silva (Engenharia Química), Michelly Frois Oliveira (Engenharia Química) e John Ellis de Faria Barros (Engenharia Sanitária e Ambiental).

Os trabalhos acadêmicos

A prof. Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz, autora e coordenadora do projeto de extensão Educação no Trânsito, relata que os estudos discutem conceitos importantes pertinentes ao comportamento dos condutores e transportados para evitar a contaminação biológica através de microrganismos invisíveis, com potencial para ocasionar morbidades graves e mortalidade.

“Os estudos que foram realizados apresentam técnicas adotadas com a perspectiva de contribuir na mobilização dos cidadãos para participar das estratégias preventivas e intervir de forma dinâmica, suscitando o questionamento e, consequentemente, a mudança de comportamento. A pretensão foi promover uma atitude vigilante que permita reconhecer e corrigir condições, hábitos e práticas que possam contribuir com a contaminação biológica do indivíduo e em consequência com danos à saúde”. Marluce destaca ainda que esses métodos preventivos devem ser mantidos mesmo com a perspectiva atual da imunização da população através da vacinação para a Covid-19.

O coordenador do curso de Engenharia Química, prof. Dr. Leonardo Ramos Paes de Lima destaca a importância da participação em eventos como este. “A participação contribui para a formação do profissional cidadão e se credencia, cada vez mais, junto à sociedade como espaço privilegiado de produção do conhecimento significativo para a superação das desigualdades sociais existentes. É importante destacar que as inscrições gratuitas para ouvintes e público em geral ainda podem ser feitas, considero que seja uma oportunidade para refletir sobre experiências nessa área, desse modo, convido todos para participarem”, reforça o educador.

O evento

A programação do Congresso, completamente gratuita, conta com redes de conversa com apresentação de trabalhos, mesas-redondas, lançamentos e exposição de produtos de extensão e atrações culturais. Saiba mais em: https://www.ufmg.br/cbeu/

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

16 abril 2024