dez
Geral

Semana de Iniciação Científica e de Extensão promove debates sobre humanismo e cidadania

Entre os dias 18 e 20 de novembro, o Unileste realizou a 21ª Semana de Iniciação Científica e a 12ª Semana de Extensão (Sicex). Neste ano, o tema foi “O Ensino, a Pesquisa e a Extensão na Construção de um Humanismo Solidário”, escolhido em consonância com o Pacto Global pela Educação, anunciado pelo Papa Francisco no início de 2020.

O evento teve um público de aproximadamente 3500 pessoas, entre estudantes e colaboradores da Instituição e comunidade externa. A programação contou com 12 palestras, 10 minicursos, 20 apresentações de trabalhos de curso e 34 apresentações de pesquisa, além das intervenções culturais promovidas pelo projeto de extensão Teatro Universitário.

Convidados

A iniciativa dispôs, ainda, da participação dos pesquisadores Dra. Nilma Lino, professora emérita da Faculdade de Educação da UFMG e ex-ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e do Ministério das Mulheres, Igualdade Racial, Juventude e Direitos Humanos; Jenisse Lanza, formada em história e voluntária do Observatório Social do Brasil Itabira (OSBI); e o Dr. Leonardo Boff, um dos principais teólogos, filósofos em atividade no Brasil e membro da Iniciativa Internacional da Carta da Terra. Os palestrantes abordaram, respectivamente, os temas “Educação superior na construção do humanismo solidário: racismo e antirracismo – conhecer para combater e superar”, “Cidadania: um exercício diário” e “Desafios de humanismo solidário e cuidar da casa comum”.

Na palestra de abertura, Dra. Nilma Lino afirmou que quando a educação é desafiada a construir suas ações orientadas pelo humanismo solidário, as questões raciais, principalmente no âmbito da política, devem fazer parte do ensino e da pesquisa. “Todas as áreas de ensino devem se indagar na perspectiva emancipatória do humanismo solidário. Ou ele entra e atravessa nossos currículos, ou ele entra e atravessa nossas disciplinas, como ele atravessa a nossa postura científica e a nossa postura política no mundo e no ensino superior”, reflete.

Jenisse Lanza, durante a exposição do pensamento, reiterou que “assim como a democracia, a cidadania é um exercício, uma construção diária”. Ainda, de acordo com a historiadora, hoje existem muitos instrumentos para exercer os direitos civis. “Construir um país que a gente deseja dá muito trabalho, mas é um trabalho prazeroso. Nós estamos cuidando do que é nosso”, conclui.

Já no encontro de encerramento, o Dr. Leonardo Boff, fez alusão ao período pandêmico que o mundo se encontra. Para Boff, “estamos em momentos cruciais da história da humanidade, por isso temos que pensar nossa vida e definir caminhos que nos levem a paisagens diferentes. Eu creio que a pandemia está nos dando uma grande lição e, diante disso, devemos definir quais relações precisamos ter com a Terra se quisermos garantir o futuro”.

O professor ainda afirmou que a humanidade está vivendo uma emergência ecológica, e que há a necessidade de mudança de posicionamento. “Não se trata de uma ecologia verde. É uma ecologia integral que toma ambiente, política, cultura, economia e vida cotidiana. Temos que redefinir a nossa posição frente à casa comum – que é o planeta Terra. O preço das não mudanças terá graves sequelas sociais”, conclui.

Prêmio Dom Lelis Lara

Alinhada à programação da Sicex, o Unileste também promoveu, durante a cerimônia de encerramento, a terceira edição do Prêmio Dom Lelis Lara, que é concedido ao melhor trabalho de apresentação oral relacionado ao tema da Semana. A iniciativa premiou os primeiros colocados nas categorias inclusão social e meio ambiente e sustentabilidade. Os trabalhos premiados foram:

Inclusão Social

1º Lugar:
“Análise da vulnerabilidade da população LGBT privada de liberdade no Vale do Aço”
Autora: Natália Evangelista Fernandes (Direito)
Coautora: Me. Angélica Barroso Bastos.

“Saúde mental de estudantes trabalhadores no contexto da pandemia”
Autora: Milena Teixeira Mafra (Psicologia)
Coautores: Me. Stela Maris Bretas, Dra. Shyrlleen Christieny Assunção, Me. Rodrigo Cristiano Alves, Laura Lucca, Givisiez, Edirlene Fernandes, Maria Luiza Ferreira, Rafaela Rampinelli, Stefane Vieira, Natália Fasolo, Luciene Santiago Ferreira, Joubert de Oliveira, Duana Gomes e Donizette Lage.

2º Lugar:
“Fantástica fábrica de ideias”
Autora: Camila Theodoro Sales (Fisioterapia)
Coautores: Gustavo Matias Mendes, Lucimar Faustino, Maria Luizza Coelho e Mateus Emanuel BARBOSA.

3º Lugar:
“O projeto de futuro de Adolescentes autores de ato Infracional”
Autora: Paula Alves Carreiro (Psicologia)
Coautores: Dra. Shyrlleen Christieny Assunção, Edirlene Fernandes Faria e Aryana de Sá Bordone

Meio Ambiente e Sustentabilidade

1º Lugar:
“A importância da educação ambiental no ensino fundamental”
Autora: Carla Alves de Freitas (Direito)
Coautores: Igor Patrick Carvalho, Breno Inácio Silva e Aryana Sá Bordone.

2º Lugar:
“Avaliação da qualidade da água em nascentes de uma sub-bacia média rio doce (Ipatinga/MG): efeito do uso e ocupação do solo”
Autora: Mariana de Souza Rodrigues (Engenharia Química)
Coautores: Dra. Gabriela Von Rückert, Me. Alice Arantes Carneiro, Jordânia Alexina do Carmo e Raquel Ramos da Silva.

3º Lugar:
“Responsabilidade social das empresas como uma característica da identidade organizacional de empresas do segmento de siderurgia listadas na b3 s.a. – brasil, bolsa, balcão”
Autora: Ivia Marcelli Rodrigues (Ciências Contábeis)
Coautores: Dra. Elizabete Serra Negra, Cleide Martins, Juliana Cristina dos Santos, Thais Monteiro, Fabrícia Souza e Eneias Pereira.

Publicado por Daniella Andrade Oliveira

16 abril 2024
Egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil
11 abril 2024