2022
maio
05
Serviços

Procedimentos realizados na Clínica Veterinária

A Clínica Veterinária do Unileste, espaço de vivência prática dos estudantes do curso de Medicina Veterinária, realiza agendamento de procedimentos veterinários para animais domésticos de tutores cadastrados no CadÚnico (do Governo Federal), com renda familiar de até três salários mínimos e a organizações não governamentais (ONGs) de proteção animal do Vale do Aço. Interessados em ter o seu animal atendido, devem agendar avaliação prévia pelo telefone (31) 3846-5625, de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h.

São oferecidos serviços desde orientações sobre posse responsável, cuidados sanitários básicos, de manejo, alimentação, vermifugação e vacinação de animais, até cirurgias de baixa e média complexidade, incluindo castração de fêmeas e machos, correção de hérnias (umbilical, inguinal, perineal, entre outras), retirada de nódulos e tumores (de pele, mamários, uterinos, entre outros), além de intervenções para correção de pálpebras. Os procedimentos são realizados por estudantes do curso de Medicina Veterinária, sob a orientação e supervisão de docentes veterinários.

Os procedimentos são realizados por estudantes do curso de Medicina Veterinária, sob a orientação e supervisão de docentes veterinários. “Durante as atividades, os futuros médicos veterinários aprendem procedimentos necessários para uma boa formação profissional como, coletar e examinar o sangue, a administração de fármacos, entre outras condutas. Os acadêmicos são treinados a lidar com os animais e com os tutores responsáveis pelos bichos, desde a triagem aos atendimentos mais complexos”, enfatiza a docente da disciplina de clínica cirúrgica, Vanessa de Souza Cruz.

Para o coordenador do curso, Dr. Renato Travassos, destaca os benefícios dos serviços prestados à comunidade. “Os atendimentos, além de proporcionar o acesso da população a procedimentos veterinários de qualidade, oportuniza aos estudantes a aprendizagem prática e o desenvolvimento de competências e habilidades para o bom exercício da profissão, que vão além do cuidado com a saúde e o bem-estar dos animais, contribuem também para a saúde da família tutora e para a saúde pública da região”, avalia.

Todos os atendimentos nos espaços da Clínica devem ser previamente agendados e, obrigatoriamente, todos os animais atendidos devem possuir um tutor responsável para acompanhamento.

Sobre a Clínica

A Clínica Veterinária foi inaugurada em junho de 2020, para oferecer à comunidade do Vale do Aço serviços veterinários de qualidade e para oportunizar aos discentes um ambiente de vivência prática. O espaço de atendimento clínico compreende desde consultórios, salas de exames laboratoriais e diagnóstico por imagem, farmácias, central de esterilização, até centro cirúrgico com salas de preparação e recuperação.

Fazenda Escola

Recentemente, a Clínica Veterinária ganhou um importante anexo para as atividades práticas dos estudantes. Trata-se da Fazenda Escola, um espaço multidisciplinar, com 770 m², projetado com sistema Free Stall, baseado em conceitos de conforto animal, bem-estar e sustentabilidade, para abrigar caprinos, bovinos e equinos e, assim, atender as demandas reais que os futuros médicos veterinários encontrarão no mercado de trabalho como, autonomia na execução das principais práticas de gestão, sanidade, nutrição e reprodução, comuns em toda propriedade rural.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

24 maio 2022
Programa de Incentivo à Graduação oferta bolsas de estudo com desconto de 50% no valor das mensalidades
23 maio 2022
Curso de Engenharia Elétrica promove minicurso sobre projetos elétricos