dez
Engenharia Química

Produção acadêmica científica do Unileste é publicada na Revista de Química Industrial

A docente Marluce Teixeira Andrade Queiroz e a discente do curso de Engenharia Química Tayla Luiza Pereira Borges em parceria com o pesquisador de pós-doutorado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Claudinei Fernandes de Melo, tiveram um artigo científico, publicado na Revista de Química Industrial (RQI), edição nº. 771/2021. Confira a publicação, aqui.

O artigo intitulado “Estudo de caso: experimentações com o uso do processo fenton homogêneo”, realizado no laboratório de Química do Unileste, teve o objetivo de levantar metodologias capazes de promover a descontaminação das águas residuárias, devido à atuação das indústrias têxteis na utilização de corantes no tingimento dos tecidos, visando minimizar os impactos da degradação ambiental, causados por essa exploração antrópica.

Segundo a professora e autora Dra. Marluce Teixeira Andrade Queiroz, o trabalho analisou a aplicabilidade do Processo Oxidativo Avançado (POA) que depende da geração de radicais livres reativos, como o radical hidroxila (HO•), para resultar em radicais orgânicos menos estáveis que propiciam uma série de reações de degradação terminando nos produtos de mineralização, como gás carbônico, água, íons inorgânicos e subprodutos com menor toxicidade. “O estudo de caso se referiu ao desenvolvimento de experimentações científicas relacionadas com a degradação do corante aplicando a técnica do Fenton Homogêneo, um tipo de POA, que implica em oxidação catalítica de compostos orgânicos na presença de sais de ferro e peróxido de hidrogênio em pH próximo a 3”, detalha a docente.

Dentre os principais achados do estudo, verificou-se que o POA possibilitou a redução da cor e demanda química de oxigênio, dentre outros parâmetros físico-químicos, desse modo, a sua aplicação favorece a proteção dos componentes bióticos e abióticos, assim, contribuindo para manutenção do meio ambiente limpo, saudável e sustentável. Na prática, esta forma de tratamento aumenta a taxa de remoção de poluentes tóxicos, com custo relativamente baixo e facilidade operacional.

A discente Tayla Luiza Pereira Borges, coautora e bolsista do programa de iniciação científica da Fundação de Amparo e Pesquisa (FAPEMIG), destaca que para o desenvolvimento da pesquisa foi essencial também uma extensa revisão bibliográfica. “O estudo proporcionou uma revisão sistemática da literatura, uma etapa fundamental do trabalho, que permitiu obter uma ideia precisa sobre o estado atual do conhecimento pertinente ao tratamento de efluentes e adquiri conhecimento, que certamente, contribuirá para a minha vida profissional futura. Considero de grande relevância a minha inclusão no programa de pesquisa sendo uma forma de preparação qualificada para o mercado de trabalho”, reforça.

Para o professor e coordenador do curso de Engenharia Química do Unileste, Dr. Leonardo Rodrigues Paes de Lima, a publicação do trabalho evidencia a sintonia entre as atividades acadêmicas e a pesquisa da Instituição. “No curso, estudos técnicos são estimulados, pois contribuem para promover a integração entre o ensino teórico e experimentação científica. Além disso, essa linha dinâmica oportuniza a produção escrita, domínio técnico e interação com pesquisadores de outras instituições. É satisfatório ver um estudo tão complexo dos nossos acadêmicos, divulgado em uma revista especializada da química”, comenta.

Sobre a revista

A Revista de Química Industrial (RQI) é um veículo nacional especializado nas áreas de engenharia química e química industrial. Publica artigos técnico-científicos relacionados à área industrial e à Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PDI), inclusive o desenvolvimento de técnicas analíticas, que contribuam para o entendimento acerca de aspectos como riscos à saúde, impactos ambientais, ecoeficiência, emprego de novos materiais, entre outros. Produções que contemplam os critérios de avaliação são publicados pela revista.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

27 março 2024
Do amor ao esporte à excelência profissional: a trajetória do egresso Robert Utsch
27 março 2024