Professor concorre a prêmio de melhor tese de doutorado da UFMG

Cássio Eduardo Soares Miranda Cássio se sente honrado com a indicação ao ‘Prêmio UFMG de Teses 2008’

Em reconhecimento à sua qualidade científica, a tese de doutorado do psicólogo Cássio Eduardo Soares Miranda, professor dos cursos de Psicologia e Comunicação Social do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), acaba de ser indicada ao ‘Prêmio UFMG de Teses 2008’.

Ainda sem data definida para a realização, a premiação busca destacar, anualmente, as melhores teses produzidas por doutorandos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), construindo uma cultura de valorização acadêmica e aprimoramento de pesquisadores. Os trabalhos são indicados segundo critérios de originalidade e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, artístico ou social.

A tese, ‘Abordagem do discurso amoroso na perspectiva da análise do discurso e da Psicanálise’, defendida por Cássio em dezembro passado, procura demonstrar a interlocução entre a literatura de iniciação amorosa-sexual de tempos remotos ao nosso e sua apropriação pela imprensa contemporânea. “Me sinto honrado pela indicação, pois cursei o doutorado sem bolsa, apenas sustentado por meu desejo e por meu posicionamento ético diante da vida, que é de não recuar diante daquilo que julgo importante”, afirma.

Se contemplado pelo ‘Prêmio UFMG de Teses’, Cássio receberá um valor em dinheiro, uma bolsa para participação em congressos no exterior e um notebook. A escolha do trabalho vencedor é responsabilidade de uma comissão composta por um professor da UFMG e por dois de outras instituições de ensino superior, todos indicados pela Câmara de Pós-Graduação e pelos pró-reitores de Pesquisa e de Pós-Graduação da universidade.

Origens do discurso amoroso
Para realização de sua pesquisa, Cássio se dedicou à análise de livros antigos, que constituem verdadeiros “manuais” de amor e de sexualidade, confrontando-os com o estudo de publicações modernas. A intenção era descobrir pontos em comum entre a nova literatura e a antiga, no que diz respeito ao tratamento de temas ligados à sexualidade e ao discurso amoroso. O estudo foi desenvolvido sob orientação da professora doutora Ida Lúcia Machado, da UFMG, com co-orientação do professor William Augusto Menezes, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).

“Durante a pesquisa, percebi que antigamente certos temas ligados ao sexo eram reservados a um público restrito, e hoje eles aparecem na mídia de maneira cotidiana. Por fim, concluí que as representações atuais do homem e da mulher foram construídas por influência dos antigos manuais”, explica o professor Cássio.

A pesquisa demonstra, ainda, que os livros foram substituídos, nos dias de hoje, pelo discurso veiculado por um tipo específico de mídia, aquele que oferece aos seus expectadores receitas de amor, modelos de comportamento amoroso e estratégias para tornar este sentimento algo fácil de ser obtido. Os interessados poderão consultar o texto integral da tese no endereço eletrônico: http://www.bibliotecadigital.ufmg.br/.

22 abril 2024
Inscrições abertas para o Vestibular Bolsa Destaque 2024.2
16 abril 2024
Egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil