2022
set
22
Notícias

Professor do Unileste é entrevistado pela National Geographic

O coordenador de Iniciação Científica do Unileste, Dr. Marcos Vinícius Rodrigues, foi entrevistado pela National Geographic – importante canal de comunicação que explora questões ambientais no planeta –, neste mês. O assunto foi, capivaras. É isso mesmo!

O docente dos cursos de Ciências Biológicas e Medicina Veterinária é biólogo especializado em fauna, pesquisador sobre o assunto e já produziu várias obras científicas sobre esses animais, como os artigos: “Manejo de população problema através de método contraceptivo cirúrgico em grupos de capivaras” e “Comportamento de um grupo de capivaras em uma área urbanizada”.  Obras que fizeram do professor referência no assunto no Brasil.

As publicações abordam desde a estrutura familiar do grupo, processo evolutivo, até a sua relação com o homem em diferentes ambientes. “Minha curiosidade pelos animais começou já na graduação.  E ao procurar informações sobre eles me deparei com poucas obras falando sobre as capivaras. Isso me motivou a estudar esse grupo de animais e produzir materiais sobre como vivem, se adaptam ao ambiente urbano e a desmitificar que esses roedores são transmissores de doenças”, explica.

Marcos ainda acrescenta que fica feliz em poder contribuir, por meio de suas pesquisas e estudos, com a disseminação de conhecimento sobre esses animais tão importantes para a natureza. “As obras científicas são meios fundamentais para transmitir à comunidade novas descobertas, análises e, também, agregar informações pertinentes à comunidade científica. Fiquei lisonjeado em contribuir com a matéria da National Geographic sobre as capivaras”.

Clique aqui e confira a entrevista na íntegra.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

27 março 2024
Do amor ao esporte à excelência profissional: a trajetória do egresso Robert Utsch
27 março 2024
Unileste completa 55 anos no dia 1º de abril
21 março 2024
Mês Internacional da Mulher: Unileste promove ação em prol da saúde feminina