jun

Professora do Unileste é homenageada na Assembleia Legislativa de Minas

A docente do curso de Psicologia do Unileste e coordenadora estadual da Associação Brasileira de Psicologia Escolar Educacional (ABRAPEE), Ma. Stela Maris Bretas Souza, foi uma das psicólogas homenageadas na reunião extraordinária da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada na última semana, presidida pela deputada estadual Beatriz Cerqueira (PT).

O ato celebrou os 60 anos da regulamentação da profissão e dos cursos de formação no país e a importância dos psicólogos para a saúde da população. A solenidade também lembrou o engajamento social da categoria por melhorias na área e a contribuição de destaque de alguns profissionais nas principais conquistas do setor. Nesse contexto, Stela foi lembrada por algumas ações consideradas relevantes na área da psicologia escolar, como a aprovação da Lei 13.935/2019, que autoriza a inserção do psicólogo e do assistente social no sistema educacional, após quase 20 anos de luta.

“Minas Gerais é o primeiro estado da federação a conseguir a inserção de psicólogas, psicólogos e assistentes sociais na rede estadual de ensino. Além disso, fico muito feliz por poder trabalhar hoje com uma psicologia escolar crítica, inclusiva, não medicalizante, de prevenção, que leva em consideração o contexto do indivíduo, as dificuldades pelas quais as crianças não aprendem, entre outros. São conquistas que devemos comemorar nesses 60 anos da profissão, mas ainda temos muito pelo que lutar”, destaca a homenageada acrescentando que “é uma honra receber a homenagem, pois é um reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da categoria e da comunidade em geral”.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

27 março 2024
Do amor ao esporte à excelência profissional: a trajetória do egresso Robert Utsch
27 março 2024