2022
jun
07
Nota

Projeto Teatro Universitário realiza aula experimental  

O Projeto de Extensão Teatro Universitário está retomando as atividades e realizará, para os estudantes do Centro Universitário, aula experimental para apresentar a dinâmica e o processo de funcionamento das oficinas teatrais. A aula será realizada no dia 11/06, a partir das 13h30, na Sala de Artes do campus Cel. Fabriciano (localizada próxima ao Teatro João Paulo II). 

Segundo o professor coordenador do Projeto, mestre Gilson Magno, o objetivo das ações desenvolvidas é proporcionar aos estudantes experiências vivas por meio do fazer teatral. “O teatro desperta as potencialidades criativas do ser humano, além de possibilitar contato com a singularidade expressiva de cada envolvido, as práticas teatrais assumem um caráter coletivo e interativo”, afirma Gilson. 

Os estudantes interessados devem se inscrever no Portal do Estudante. A participação na aula experimental confere horas complementares. Para quem desejar integrar às atividades do Projeto durante o segundo semestre de 2022, serão ofertadas 30 vagas. 

Movimento cultural 

O projeto Teatro Universitário, entre suas propostas, visa a solidificação de movimentos culturais, difundido a arte e a cultura na região. A atividade teatral provoca reflexões dialógicas entre os sujeitos, instaurando um modo particular de dar sentido e de compartilhar as experiências entre as pessoas.  

As ações do Teatro Universitário colocam em prática este processo, fazendo com que estudantes de diferentes contextos socioculturais se reúnam em torno de práticas teatrais que possibilitarão o desenvolvimento de suas capacidades de comunicação, interação e expressão viva. O professor coordenador, mestre Gilson Magno, explica que, o objetivo das aulas é “possibilitar a difusão das artes dramáticas por meio da formação de multiplicadores cênicos, estimulando o pensamento artístico e sensível, as experiências estéticas e a escuta ativa a partir dos jogos teatrais”. 

Entre os objetivos das oficinas teatrais, estão:  experienciar o corpo e suas potencialidades de expressão; auxiliar na desinibição e expressão de si mesmo; despertar o potencial criativo-sensível; potencializar a imaginação e a interatividade em equipe; despertar uma escuta ativa, perceptiva e observadora sobre si mesmo e o outro; desenvolver processos criativos por meio de contato e improvisos. 

 

Publicado por Brenda Duarte

Notícias Recentes

16 abril 2024
Egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil 
11 abril 2024
Foi por Amor: pré-estreia nessa sexta-feira (12)
08 abril 2024
Unileste presta homenagem a colaboradores por tempo de casa