2021
nov
25
Evento

Reitor da PUC-MG é um dos convidados da Semana de Iniciação Científica e de Extensão do Unileste

Evento gratuito e aberto para toda comunidade, a programação será realizada em ambiente virtual; saiba como participar.

O reitor da Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG), Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães é um dos convidados da 22ª Semana de Iniciação Científica e a 13ª Semana de Extensão (Sicex) do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), que acontece entre os dias 24 e 26 de novembro. Hoje (25), o convidado abordará em sua palestra “a contribuição das instituições católicas para a educação e a ciência”.

A temática de Dom Mol está alinhada ao tema da Sicex, “Extensão universitária: um caminho de diálogo entre a ciência e a comunidade”, escolhido em sintonia com a Campanha da Fraternidade, que traz o “diálogo” para o centro das discussões e reforça a necessidade da união de esforços, reflexão e prática de ações e projetos em prol do bem comum. Conjuntura que o reitor da PUC-MG exerce em suas atividades em prol da educação e da evangelização.

Segundo o reitor do Unileste, Dr. Genésio Zeferino, o tema da Sicex está alinhado também com a missão do Centro Universitário, que tem em seus propósitos o compromisso com a contribuição social. “No Unileste, acreditamos que a extensão universitária, a pastoralidade e os serviços prestados à comunidade são algumas das principais vias para a divulgação e apropriação científica pela população, assim como as contribuições para o desenvolvimento regional por meio da formação integral dos cidadãos e os serviços e ações voltados e prestados à comunidade. Por meio deste evento, a SICEX, proporcionamos também o diálogo entre a academia e a comunidade, papel fundamental das instituições de ensino superior. Isso é fundamental para a transformação e engrandecimento das pessoas”, afirma.

O reitor ainda ressalta a importância da contribuição de especialistas de outras instituições de ensino do Brasil, na Sicex, como fundamental para ampliar a divulgação científica e para o contínuo processo de construção/transformação social na comunidade onde o Unileste está inserido.

Dom Mol, reitor da PUC-MG

Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães é coordenador do Instituto Superior de Pastoral, no Núcleo de Estudos Sociopolíticos, do Núcleo de Estudos Avançados em Teologia e do Centro de Geoprocessamento de Informações Pastorais e da Religião, órgãos da PUC Minas.

Também é membro da Sociedade de Teologia e Cientistas da Religião do Brasil e dos conselhos curadores da Fundação João Paulo II e da Fundação Mariana Resende Costa. Atualmente é Reitor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais; Bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte da Igreja Católica Apostólica Romana e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB.

Sobre a Sicex

O evento on-line, gratuito e aberto à comunidade, conta com palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos, debates, apresentação de trabalhos de conclusão de curso (TCC), científicos, projetos integradores, atividades específicas dos cursos da Instituição, divulgação de temas atuais e importantes. Interessados em participar das atividades podem conferir a programação completa e acessar as salas virtuais no site unileste.catolica.edu.br.

Agregada à programação da Sicex, a Instituição também realiza a quarta edição do Prêmio Dom Lélis Lara, concedido ao melhor trabalho de apresentação oral relacionado ao tema da Semana. O Prêmio possui três categorias: Educação e Cidadania; Saúde e Movimento; e Meio Ambiente e Sustentabilidade.

O nome do prêmio é uma homenagem póstuma ao bispo emérito da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG), Dom Lélis Lara, que teve papel e contribuição significativa nas ações com foco no desenvolvimento do Vale do Aço e do Unileste.

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

22 abril 2024
Inscrições abertas para o Vestibular Bolsa Destaque 2024.2
16 abril 2024
Egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil 
11 abril 2024
Foi por Amor: pré-estreia nessa sexta-feira (12)