2022
nov
17
Geral

Semana da Consciência Negra: Respeito não tem cor, tem consciência

As manifestações de racismo renovam em nós a vergonha, demonstrando que os progressos da sociedade não estão assegurados de uma vez por todas.”
Papa Francisco 

O Grupo UBEC promove, entre os dias 20 e 26 de novembro, a Semana de Mobilização da Consciência Negra – uma iniciativa de combate ao racismo estrutural em nossa sociedade. O dia 20 de novembro, celebrado nacionalmente como o Dia da Consciência Negra, faz referência à morte do líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, em 1695. 

O racismo estrutural é o conjunto de hábitos e práticas cotidianas que reproduzem, ainda que sem intenção expressa, o preconceito racial. Esta prática reflete décadas de negação dos direitos e condições subumanas de vida às pessoas negras – durante a escravidão e mesmo depois de sua abolição. Após o fim do período escravocrata, uma série de políticas desiguais contribuíram para restrições de ascensão social e perpetuação da discriminação. 

De acordo com o Geledés – Instituto da Mulher Negra, o racismo deve ser reconhecido como um “sistema, uma vez que se organiza e se desenvolve através de estruturas, políticas, práticas e normas capazes de definir oportunidades e valores para pessoas e populações a partir de sua aparência atuando em diferentes níveis: pessoal, interpessoal e institucional” (Racismo Institucional, 2013). 

A desigualdade racial no Brasil 

  • 77% das vítimas de homicídios no Brasil são negros 
  • A chance de um negro ser assassinado é 2,6 maior do que a de um branco 
  • 67% das mulheres vítimas de homicídio em 2019 eram negras 

Fonte: Atlas da Violência, 2021 

Atuar efetivamente no combate ao racismo é um dever de todos. Como organização, entendemos que a pluralidade é uma grande riqueza da nossa sociedade e para apoiar e manter o nosso compromisso com a diversidade, todos temos a responsabilidade de demonstrar respeito e criar ambientes inclusivos e respeitosos (Código de Conduta Ética, UBEC). 

Publicado por Brenda Duarte

Notícias Recentes

27 março 2024
Do amor ao esporte à excelência profissional: a trajetória do egresso Robert Utsch
27 março 2024
Unileste completa 55 anos no dia 1º de abril
21 março 2024
Mês Internacional da Mulher: Unileste promove ação em prol da saúde feminina