2023
mar
16
Geral

TCCs de Medicina Veterinária têm projeção nacional e internacional

No segundo semestre de 2022, o Unileste formou a primeira turma de Medicina Veterinária da instituição – e a primeira da Região Metropolitana do Vale do Aço. E três dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) desenvolvidos pelos estudantes (agora egressos), tiveram projeção nacional e internacional, e foram aceitos para publicação em revistas e livros especializados da área.

O projeto “Um caso raro de útero didelfo em uma cadela com histórico de abortamento e tumor venéreo transmissível”, de autoria dos egressos Bruno Pessoa Pires, Georges Youssef Saifi Duarte, José Paulo de Oliveira Paiva, Lilian Andrade Fachinetti, Nagiele Faioli Almeida de Oliveira, Sara de Sousa Nicoli e Tulio Batista Martins Guerra, com orientação dos docentes do curso Eduardo Costa Ávila e Vanessa de Sousa Cruz, e da Médica Veterinária Priscila Soares Silva Lana, foi publicado como 6º capítulo no livro “Multidisciplinaridade em saúde: A necessidade da integração”, e apresentado no Congresso Internacional de Cirurgia Veterinária, em dezembro de 2022.

O artigo foi realizado com base em caso experienciado na Clínica Veterinária do Unileste, onde foi constatado, durante operação, que a paciente – uma cadela – possuía dois úteros, fato que é uma anomalia congênita extremamente rara e que só foi percebido durante o procedimento cirúrgico. O capítulo 6 do livro “Multidisciplinaridade em saúde: A necessidade da integração”, com texto na íntegra sobre o caso pode ser conferido aqui.

Desenvolvido pelos egressos Cybelle Christina Teixeira de Oliveira Rabelo, Juliano Castillo Onofre Pereira, Natália Moreira Campos e Rozilene Gomes Drumond, com orientação da docente Vanessa de Sousa Cruz, o projeto “O uso do Viscum album (L) ultradiluído como terapia adjuvante e monoterapia em cadelas com carcinoma mamário” trata-se do relato do experimento envolvendo o uso de quimioterapia integrativa do câncer de três cadelas, e será publicado como capítulo do livro “Ciências da Saúde – Estudos para manutenção e melhoria da vida – Volume IV”. O texto na íntegra será disponibilizado em breve.

Publicado em janeiro de 2023 na revista Pubvet, importante revista no âmbito da Medicina Veterinária nacional, no trabalho “Ação medicinal do extrato de picão preto (Bidens pilosa)”, de autoria dos egressos Odivani Patroícnio Magalhães, Greice Kelly Faria Silva Duca, Mariana Lacerda Rocha França e Ariane de Castro Gomes, também com orientação da docente Vanessa de Sousa Cruz, foi realizada revisão de literatura sobre os estudos sobre a Bidens pilosa, planta conhecida como picão preto, e seu uso na medicina popular. Confira o artigo na íntegra clicando aqui.

Publicado por Brenda Duarte

Notícias Recentes

16 abril 2024
Egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil 
11 abril 2024
Foi por Amor: pré-estreia nessa sexta-feira (12)
08 abril 2024
Unileste presta homenagem a colaboradores por tempo de casa