nov
Evento

Tema do Projeto Integrador é apresentado em Congresso Internacional de Enfermagem

Estudantes e docente do curso de Enfermagem participaram do 14º Congresso Internacional da Rede Unida, que teve como tema “Saúde é Vida em resistência: traçando caminhos com o SUS”, realizado em formato on-line, entre os dias 28 de outubro a 01 de novembro.

Na ocasião, a equipe Unileste apresentou o trabalho “Arco Maguerez – Análise da técnica de verificação da pressão arterial”, desenvolvido pelas estudantes Danielle Fernandes, Adma Gonçalves e Taisa Ávila, sob orientação da professora e mestre Thamara de Souza Campos.

O Unileste apoia e incentiva o envolvimento de estudantes e professores em projetos de pesquisa e iniciação científica. Isso possibilita a melhoria contínua da qualidade de formação do discente, bem como o avanço da compreensão de problemas apresentados pela realidade regional e nacional.

Danielle Fernandes, estudante que apresentou o trabalho durante o Congresso, conta que a ideia surgiu a partir da realização do Projeto Integrador e que a análise sobre a pressão arterial foi realizada em visita às Unidades Básicas de Saúde (UBS): “é um privilégio falar sobre um tema tão relevante como o SUS e tendo ainda a possibilidade de destacar, cada vez mais, a importância da enfermagem no processo de educação permanente”, afirma.

A atuação dos professores como orientadores e elaboradores de propostas de pesquisa também é crucial, pois tem favorecido a qualidade do ensino, permitindo o aprofundamento de investigações teóricas e a busca de soluções para os problemas locais e de interesse da comunidade. A professora Thamara de Souza afirma: “fico muito feliz de ver o desenvolvimento e interesse dos acadêmicos pela pesquisa, assim os estudantes podem criar e propor soluções baseadas em evidências o que é essencial para a formação profissional”.

Projeto Integrador

O Projeto Integrador é uma atividade acadêmica, realizada a cada período letivo, a qual os estudantes são estimulados a integrar e desenvolver habilidades próprias do campo profissional e/ou social na área de atuação escolhida. Na busca de soluções para as situações-problema, os estudantes trabalham com materiais alternativos e vivenciam desafios que possibilitam a experimentação de novas técnicas e busca pela inovação.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

22 abril 2024
Inscrições abertas para o Vestibular Bolsa Destaque 2024.2
16 abril 2024