2009
abr
15
Geral

Unileste comemora aprovação de artigos no Encontro Mineiro de Engenharia de Produção 2009

Alunos do Curso Engenharia de Produção Grecia, Thiago e Juzelma se preparam para apresentação de artigo no V Emepro

Entre os dias 30 de abril e 2 de maio, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) será representado por alunos e professores das áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Exatas e Saúde no ‘V Encontro Mineiro de Engenharia de Produção’ (Emepro). Divididos em grupos, os graduandos apresentarão sete artigos aprovados pela comissão avaliadora de trabalhos técnicos do evento, que neste ano, acontece na Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais.

 

Promovido pelo Fórum Mineiro de Engenharia de Produção (FMEPRO) e pelo Núcleo Mineiro de Estudantes de Engenharia de Produção (NUMEEP), o encontro reúne estudantes, profissionais e pesquisadores de todo o país com o objetivo de ampliar o intercâmbio de informações, e divulgar a produção técnico-científica na área. De acordo com a professora Marluce Teixeira, orientadora de alguns dos projetos selecionados, o Centro Universitário foi classificado em quarto lugar entre as instituições de ensino superior que mais submeteram artigos à comissão avaliadora do Emepro. Ao todo, o evento recebeu 457 produções científicas, oriundas de diferentes estados do Brasil e de países como Chile, Peru e Portugal.

“Resultados como esse confirmam o compromisso do Unileste com a pesquisa, o desenvolvimento de novos produtos e a otimização dos processos de trabalho. A instituição de ensino superior só exerce seu papel quando contribui para avançar em questões sócio-ambientais importantes ao nível da realidade regional e nacional” ressalta a professora.

Reciclagem na construção civil
Classificado em terceiro lugar entre os dez melhores trabalhos do V Emepro, o artigo ‘Caracterização do resíduo de construção civil e demolição para fins de reutilização ou reciclagem’ se destaca entre as produções enviadas pelo Unileste, com participação dos alunos Grecia Aparecida Nunes, Juzelma Marinques Soares e Thiago Augusto Corrêa, sob orientação da professora Marluce Queiroz.

Segundo a professora, tanto esse, quanto os demais trabalhos enviados, foram desenvolvidos de maneira interdisciplinar, envolvendo cursos de diferentes áreas da Instituição e incluindo a pós-graduação. “É importante destacar o cuidado desses futuros profissionais ao desenvolver propostas que levassem em conta os aspectos multidisciplinares de cada assunto, produzindo trabalhos capazes de descortinar novas práticas científicas e novas posturas no mundo contemporâneo”, opina.

Thiago Corrêa, aluno do curso de Engenharia de Produção e um dos autores do artigo, acredita que sua participação no evento se concretizará em uma experiência muito enriquecedora. “Além da oportunidade de expormos nosso trabalho, vamos ter contato com alunos de outras instituições de ensino e ver novas produções. Acredito que a participação no Emepro nos dará uma ampla visão da Engenharia de Produção, agregando mais conhecimento à nossa vivência acadêmica”, afirma.

Clique aqui e confira os trabalhos selecionados

Publicado por Tiago Mendes

Notícias Recentes

22 abril 2024
Inscrições abertas para o Vestibular Bolsa Destaque 2024.2
16 abril 2024
Egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil 
11 abril 2024
Foi por Amor: pré-estreia nessa sexta-feira (12)