2022
set
06
Geral

Unileste intensifica serviço de apoio psicológico no mês dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio

No mês dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, o Unileste, por meio do Centro de Atendimento Psicológico (CAP), intensifica os atendimentos psicológicos especializados já ofertados de maneira gratuita à comunidade de todo o Vale do Aço.

Em consonância com esse movimento e, a fim de ajudar pessoas que enfrentam problemas de saúde mental, o CAP oferta: orientação profissional; plantão psicológico; orientação à queixa escolar na infância e na adolescência; psicoterapia com crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Os atendimentos são realizados por estudantes no último ano do curso de Psicologia que realizam as disciplinas de estágio supervisionado, com orientação dos professores, de segunda a quinta, das 14h às 22h e na sexta-feira, das 13h às 21h, no campus Coronel Fabriciano (Bloco B), e podem ser agendados por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível, aqui ou pelo telefone (31) 3846-5588.

Para o coordenador, o Centro, além de contribuir com ações de saúde à população de toda a macrorregião do Vale do Aço, fomenta o ensino, a pesquisa e a extensão, e contribui com a formação do estudante de Psicologia. “O serviço é disponibilizado a qualquer pessoa que sentir necessidade ou que chegar até nós, encaminhada por um profissional. O nosso objetivo é ampliar a promoção da saúde mental em um período de grandes desafios à nossa comunidade, afinal, problemas psicológicos passaram a fazer parte da rotina e assumiram a personalidade de muitos, no mundo todo”, ressalta.

Plantão Psicológico  

O Centro de Atendimento Psicológico também oferta atendimentos de urgência, sem a necessidade de agendamento, por meio do Plantão Psicológico. A iniciativa consiste em um espaço de acolhimento individual e/ou coletivo de emergência, que coloca à disposição de todos um momento de escuta e aconselhamento. Neste semestre, o Plantão é ofertado presencialmente nos seguintes dias e horários: às terças, das 16h30 às 18h30; às quartas, das 19h às 21h30; e às quintas, das 14h30 às 18h40.

Setembro Amarelo

A campanha é organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de alertar sobre a prevenção ao suicídio. O Centro de Valorização da Vida (CVV) também apoia a campanha e realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, em total sigilo por telefone (188), e-mail e chat 24h todos os dias.

 

Serviço: atendimento psicológico especializado e gratuito à comunidade

Agendamentos: por meio de formulário eletrônico disponível neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScq5VCHMOyttpGbsO094vrex8RdEpiVjclIgUIWkNjDZ0G7ZQ/viewform

Plantão Psicológico: presencial no bloco B, campus Cel. Fabriciano (Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário)

Contato: (31) 3846-5588 (WhatsApp)

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

23 novembro 2022
NEI participa de Seminário de Educação Inclusiva em Timóteo
23 novembro 2022
Estudantes de Eng. Mecânica visitam Cenibra
23 novembro 2022
Copa Solidária arrecada donativos para entidades do Vale do Aço