set
Geral

Unileste intensifica serviço de apoio psicológico no mês dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio

No mês dedicado à conscientização e prevenção ao suicídio, o Setembro Amarelo, o Unileste, por meio do Centro de Atendimento Psicológico (CAP), intensifica os atendimentos psicológicos especializados já ofertados de maneira gratuita à comunidade de todo o Vale do Aço.

Em consonância com esse movimento e, a fim de ajudar pessoas que enfrentam problemas de saúde mental, o CAP oferta: orientação profissional; plantão psicológico; orientação à queixa escolar na infância e na adolescência; psicoterapia com crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Os atendimentos são realizados por estudantes no último ano do curso de Psicologia que realizam as disciplinas de estágio supervisionado, com orientação dos professores, de segunda a quinta, das 14h às 22h e na sexta-feira, das 13h às 21h, no campus Coronel Fabriciano (Bloco B), e podem ser agendados por meio do preenchimento de formulário eletrônico disponível, aqui ou pelo telefone (31) 3846-5588.

Para o coordenador, o Centro, além de contribuir com ações de saúde à população de toda a macrorregião do Vale do Aço, fomenta o ensino, a pesquisa e a extensão, e contribui com a formação do estudante de Psicologia. “O serviço é disponibilizado a qualquer pessoa que sentir necessidade ou que chegar até nós, encaminhada por um profissional. O nosso objetivo é ampliar a promoção da saúde mental em um período de grandes desafios à nossa comunidade, afinal, problemas psicológicos passaram a fazer parte da rotina e assumiram a personalidade de muitos, no mundo todo”, ressalta.

Plantão Psicológico

O Centro de Atendimento Psicológico também oferta atendimentos de urgência, sem a necessidade de agendamento, por meio do Plantão Psicológico. A iniciativa consiste em um espaço de acolhimento individual e/ou coletivo de emergência, que coloca à disposição de todos um momento de escuta e aconselhamento. Neste semestre, o Plantão é ofertado presencialmente nos seguintes dias e horários: às terças, das 16h30 às 18h30; às quartas, das 19h às 21h30; e às quintas, das 14h30 às 18h40.

Setembro Amarelo

A campanha é organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), com o objetivo de alertar sobre a prevenção ao suicídio. O Centro de Valorização da Vida (CVV) também apoia a campanha e realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, em total sigilo por telefone (188), e-mail e chat 24h todos os dias.

Serviço: atendimento psicológico especializado e gratuito à comunidade

Agendamentos: por meio de formulário eletrônico disponível neste link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScq5VCHMOyttpGbsO094vrex8RdEpiVjclIgUIWkNjDZ0G7ZQ/viewform

Plantão Psicológico: presencial no bloco B, campus Cel. Fabriciano (Av. Tancredo Neves, 3500, B. Universitário)

Contato: (31) 3846-5588 (WhatsApp)