Geral

Unileste lança selo comemorativo por seus 40 anos de ensino superior no Vale do Aço

Padre de Man Unileste comemora 40 anos em sintonia com os preceitos de seu fundador, Padre De Man

Dando início à programação comemorativa de seus 40 anos de dedicação ao ensino superior no Vale do Aço, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG) promove, nesta quinta-feira (23/4), em parceira com o Ministério das Comunicações, por meio da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, o lançamento de um selo postal e um carimbo especial alusivos ao aniversário da Instituição. Aberto ao público, o evento terá início às 20h no Teatro João Paulo II, no campus de Coronel Fabriciano, contando com a participação de alunos, professores, funcionários, autoridades regionais e membros da comunidade externa.

Também em clima de comemoração, a noite do dia 22/4 será marcada pela realização de uma missa em ação de graças pela trajetória da Instituição, com início às 19h30, na Catedral São Sebastião, em Coronel Fabriciano. A celebração será dirigida pelo Padre Geraldo Ildeo Franco e pelo bispo emérito Dom Lélis Lara, ao som de um rico repertório de música sacra, executado pelo Coral Unileste.

As comemorações seguem ainda no sábado (25/4) com a realização do ‘Torneio Intercursos de Futsal’, que promete reunir calouros dos cursos de graduação do Unileste em uma disputa bastante animada. Os jogos terão início às 13h, no Centro Esportivo da Instituição, em Coronel Fabriciano.

Na visão do doutor Genésio Zeferino da Silva Filho, reitor do Unileste, os eventos celebram a maturidade de uma Instituição que cresceu com participação direta no desenvolvimento do Vale do Aço. “Como fundador, o Padre De Man idealizou uma Instituição que não fosse apenas grande, mas que atendesse às  necessidades da população. E o Unileste cresceu e se consolidou sempre em integração com a comunidade, formando profissionais e cidadãos capazes de contribuir para o crescimento regional”, ressalta.

Raízes
Fundada em 1969 por sacerdotes da Congregação Padres do Trabalho, a Universidade do Trabalho (UT) foi criada no Vale do Aço por iniciativa do Padre Joseph Cornelius Marie De Man. A proposta era estabelecer uma instituição capaz de oferecer educação humanística e aprimoramento profissional em favor do desenvolvimento social, econômico e cultural do leste de Minas.

Gerida por diferentes mantenedoras ao longo de sua trajetória, a Instituição se desenvolveu até estabelecer-se como maior complexo educacional do Vale do Aço, parte de uma rede de outras oito instituições de ensino superior e colégios no Distrito Federal, no Estado do Tocantins e no Vale do Aço, mantidas pela União Brasiliense de Educação e Cultura (Ubec).

Hoje, o Unileste mantém 28 cursos de graduação, 26 de pós-graduação e o curso de mestrado em Engenharia Industrial, nos quais se distribuem mais de oito mil alunos. Anualmente, estima-se que cerca de 30 mil pessoas se envolvam em atividades de esporte, cultura, lazer e práticas de saúde e desenvolvimento humano mantidas pela Instituição. E o contato com a população torna-se ainda mais ampliado quando se considera o Sistema de Bibliotecas do Unileste, que portando o maior acervo aberto ao público do Vale do Aço, movimenta quase 300 mil empréstimos a cada ano letivo.

Segundo doutor Genésio Zeferino, tamanho crescimento é fruto de todo o trabalho feito pelo Centro Universitário em prol do oferecimento de melhores condições de aprendizagem, tanto em termos acadêmicos quanto em termos estruturais. “Vivenciamos hoje uma fase de pleno desenvolvimento institucional, cientes de que estamos dando continuidade ao sonho do Padre De Man. Outros desafios virão como oportunidades de reforço da qualidade e dos princípios praticados nos 40 anos de tradição do Unileste”, finaliza o reitor.

22/4 – Missa em ação de graças pelos 40 anos do Unileste-MG
19h30, Catedral São Sebastião em Coronel Fabriciano.

23/4 – Lançamento de selo postal e carimbo especial Unileste 40 anos
20h, Teatro João Paulo II, campus do Unileste em Coronel Fabriciano.

25/4 – Torneio Intercursos de Futsal
13h, Centro Esportivo, campus do Unileste em Coronel Fabriciano.

16 abril 2024
Egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil
11 abril 2024
Foi por Amor: pré-estreia nessa sexta-feira (12)