Unileste obtém 71 estrelas em avaliação do Guia da Faculdade 2021

Guia da Faculdade avalia mais de 16 mil cursos superiores de instituições públicas e privadas de todo o país

Mais uma vez, o Unileste é reconhecido pela qualidade do ensino oferecido, qualificada capacitação de seus educadores e excelência nos serviços prestados à comunidade, segundo avaliação realizada pelo Guia da Faculdade, parceria da Quero Educação com o jornal O Estado de São Paulo, divulgada nesta semana. Com 71 estrelas conquistadas, a Instituição supera os números do ano passado e continua sendo a mais estrelada da região.

Foram avaliados 20 cursos de bacharelado e licenciatura do Unileste, sendo 11 deles contemplados com 4 estrelas ou conceito “muito bom”. A pesquisa, que utiliza metodologia conhecida como “avaliação por pares” para analisar a qualidade de mais de 16 mil cursos superiores em todo o Brasil, contou com a participação de mais de 9 mil coordenadores e professores que atuam no ensino superior em todo o país como avaliadores.

Entre os cursos conceituados com 4 estrelas estão: Administração, Ciências Biológicas (Bacharelado), Ciências Contábeis, Direito – em Coronel Fabriciano, Direito – em Ipatinga, Educação Física (Bacharelado), Fisioterapia, Jornalismo, Pedagogia, Psicologia e Sistema de Informação. São as únicas graduações da região que receberam o conceito muito bom.

O resultado, segundo o reitor Dr. Genésio Zeferino é fruto de práticas exitosas e transformadoras ofertadas dentro e fora dos espaços acadêmicos por meio dos projetos pedagógicos, de pesquisa e ações extensionistas – iniciativas que contribuem diretamente para o desenvolvimento regional. “Somos uma equipe movida pelo propósito de buscar novos avanços e manter o nível da qualidade do ensino prestado. Por isso, esse reconhecimento coroa o esforço e o empenho de todos os educadores e estudantes”, destaca.

Genésio também avalia a importância do Guia da Faculdade para as IES. “É uma ferramenta de avaliação que traça o perfil e a qualidade dos cursos de graduação ofertados por instituições públicas e privadas de todo o Brasil, de muita relevância e credibilidade. Sendo assim, o resultado é motivo de muito orgulho para todos nós. ”

Guia da Faculdade

O Guia da Faculdade nasceu de uma parceria, fechada no final de 2018, entre o jornal O Estado de São Paulo e uma startup da área educacional do país, a Quero Educação. É um dos importantes veículos de divulgação das instituições de ensino superior e de avaliação de cursos superiores de bacharelado e licenciatura do país.

Os pesquisadores consideram particularidades de cada curso e três aspectos ganharam foco: a composição do corpo docente (perfil dos professores vinculados a graduação); projeto didático-pedagógico (características da proposta de ensino) e infraestrutura (condições de estrutura, materiais e equipamentos oferecidos).

O processo de tabulação dos resultados começa com o descarte da maior e da menor notas recebidas, entre 1 e 5, por cada curso. Das notas restantes, extrai-se a média numérica de cada um, que é o reflexo da soma entre o valor numérico adquirido no ano atual e o alcançado no ano anterior e convertido em estrelas, sendo três estrelas considerado um resultado bom; quatro estrelas, muito bom e cinco estrelas, excelente.

Confira o resultado no site: https://publicacoes.estadao.com.br/guia-da-faculdade/

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

22 abril 2024
Inscrições abertas para o Vestibular Bolsa Destaque 2024.2