Atendimentos

Atendimento Multidisciplinar pós-Covid: mais um serviço do Unileste para a comunidade do Vale do Aço

A partir desta quarta-feira (01), o Unileste oferece mais um importante serviço à comunidade do Vale do Aço: Atendimento Multidisciplinar pós-Covid, ofertado por meio do projeto de extensão dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia. O tratamento gratuito é ofertado a pessoas acometidas pela doença Covid-19, recuperadas de quadros graves ou não, que apresentam limitações físicas, cognitivas ou psíquicas devido à doença. Os agendamentos podem ser realizados por meio de preenchimento de formulário disponível aqui.

Com atendimentos individualizados, estudantes dos últimos períodos, dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, supervisionados por professores qualificados, vão triar e auxiliar os pacientes pós-Covid no processo de recuperação para proporcioná-los melhor bem-estar físico, social e emocional. Além disso, a iniciativa proporciona aos discentes, oportunidades de aprendizagem, de habilidades e competências necessárias para a atuação profissional.

Para a coordenadora do Projeto de Extensão Dra. Carla de Aredes Brum Ribeiro, o atendimento multiprofissional com equipe integrada, dentro da capacidade e limites de cada paciente, evita a fragmentação do tratamento. “Até um ano após a alta hospitalar por covid-19, as pessoas sofrem com algum tipo de sequela, por isso o início precoce do tratamento proporciona melhor qualidade de vida aos pacientes”, explica.

Ambulatório de Enfermagem

Inicialmente o paciente passa por um estudante de enfermagem, no campus de Ipatinga, que traça todo o seu planejamento terapêutico, que pode exigir mais de uma especialidade, acompanhando-o ao mesmo tempo. O atendimento inclui consulta clínica e exame físico céfalo-podal, para levantar informações sobre hábitos de vida, dados vitais e antropométricos, entre outros, de cada paciente.

Clínica de Fisioterapia

A Clínica de Fisioterapia Unileste localizada em Ipatinga, vai ofertar um tratamento fisioterapêutico elaborado para cada paciente, visto que o coronavírus se comporta de uma forma diferente em cada organismo. Os atendimentos irão restabelecer a funcionalidade do paciente visando o retorno da sua independência nas atividades básicas do dia a dia, por meio de exercícios de fortalecimento tanto da musculatura respiratória, como periférica, entre outras atividades.

Acompanhamento Psicológico

O apoio psicológico será realizado no campus de Coronel Fabriciano e contará com oficinas temáticas que tratam das limitações e prejuízos à saúde mental e física, econômicos e sociais da pandemia, visando acolhimento e orientação das pessoas afetadas pela pandemia.

Serviço: Atendimentos multidisciplinar gratuito

Locais: Campus Ipatinga – Rua Bárbara Heliodora, 725, B. Bom Retiro

Campus Coronel Fabriciano – Av. Trancredo Neves, 3500, B. Universitário

Agendamento: acesse o formulário