2021
ago
30
Atendimentos

Atendimento Multidisciplinar pós-Covid: mais um serviço do Unileste para a comunidade do Vale do Aço

A partir desta quarta-feira (01), o Unileste oferece mais um importante serviço à comunidade do Vale do Aço: Atendimento Multidisciplinar pós-Covid, ofertado por meio do projeto de extensão dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia. O tratamento gratuito é ofertado a pessoas acometidas pela doença Covid-19, recuperadas de quadros graves ou não, que apresentam limitações físicas, cognitivas ou psíquicas devido à doença. Os agendamentos podem ser realizados por meio de preenchimento de formulário disponível aqui.

Com atendimentos individualizados, estudantes dos últimos períodos, dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Psicologia, supervisionados por professores qualificados, vão triar e auxiliar os pacientes pós-Covid no processo de recuperação para proporcioná-los melhor bem-estar físico, social e emocional. Além disso, a iniciativa proporciona aos discentes, oportunidades de aprendizagem, de habilidades e competências necessárias para a atuação profissional.

Para a coordenadora do Projeto de Extensão Dra. Carla de Aredes Brum Ribeiro, o atendimento multiprofissional com equipe integrada, dentro da capacidade e limites de cada paciente, evita a fragmentação do tratamento. “Até um ano após a alta hospitalar por covid-19, as pessoas sofrem com algum tipo de sequela, por isso o início precoce do tratamento proporciona melhor qualidade de vida aos pacientes”, explica.

Ambulatório de Enfermagem

Inicialmente o paciente passa por um estudante de enfermagem, no campus de Ipatinga, que traça todo o seu planejamento terapêutico, que pode exigir mais de uma especialidade, acompanhando-o ao mesmo tempo. O atendimento inclui consulta clínica e exame físico céfalo-podal, para levantar informações sobre hábitos de vida, dados vitais e antropométricos, entre outros, de cada paciente.

Clínica de Fisioterapia

A Clínica de Fisioterapia Unileste localizada em Ipatinga, vai ofertar um tratamento fisioterapêutico elaborado para cada paciente, visto que o coronavírus se comporta de uma forma diferente em cada organismo. Os atendimentos irão restabelecer a funcionalidade do paciente visando o retorno da sua independência nas atividades básicas do dia a dia, por meio de exercícios de fortalecimento tanto da musculatura respiratória, como periférica, entre outras atividades.

Acompanhamento Psicológico

O apoio psicológico será realizado no campus de Coronel Fabriciano e contará com oficinas temáticas que tratam das limitações e prejuízos à saúde mental e física, econômicos e sociais da pandemia, visando acolhimento e orientação das pessoas afetadas pela pandemia.

 

Serviço: Atendimentos multidisciplinar gratuito

Locais: Campus Ipatinga – Rua Bárbara Heliodora, 725, B. Bom Retiro

Campus Coronel Fabriciano – Av. Trancredo Neves, 3500, B. Universitário

Agendamento: acesse o formulário

 

Publicado por Érica da Costa Soares Rocha

Notícias Recentes

20 setembro 2021
Unileste realiza Semana de Responsabilidade Social
17 setembro 2021
Unileste empossa novos membros do CONSEPE
17 setembro 2021
Direito promove 12º Seminário de Direito Ambiental