2020
set
21
Geral

Unileste promove Semana da Educação Física com a participação de profissionais renomados

O Unileste realizou entre os dias 17 a 19 de setembro, mais uma edição da Semana acadêmica do curso de Educação Física, em ambiente virtual. A iniciativa aconteceu no Google Meet e contou com a participação de palestrantes de renome da área. Além disso, o evento reuniu aproximadamente 150 pessoas, nos três dias de programação, entre estudantes, docentes e egressos.

Com o objetivo de agregar na formação acadêmica dos discentes e comemorar os 35 anos de criação do curso, na oportunidade foram abordados temas de grande relevância na área profissional como a avaliação física, o esporte paralímpico a periodização do treinamento, a motivação intrínseca e os impactos na excelência profissional, gestão esportiva, doping e empreendedorismo e gestão de academia.

O coordenador do curso, Tasso Coimbra Guerra, conta que foi um momento importante para troca de conhecimentos entre profissionais e estudantes e que o evento superou as suas expectativas. O que parecia ser uma limitação se mostrou um grande facilitador, pois conseguimos reunir palestrantes de alto nível, naturais de diversos estados do país e de grande gabarito. Essa troca agrega muito na formação acadêmica de nossos estudantes”, conclui.

O mestre em Ciências do Esporte e doutor em Ciências Psicobiológicas, Franco Noce, um dos palestrantes do evento, conta que se sentiu honrado pelo convite e pela possibilidade de contribuir para a formação de bons profissionais. “Em especial, tratei do assunto da motivação intrínseca e os impactos na excelência profissional, dado que a qualidade das nossas escolhas de vida, seja no ambiente profissional bem como fora desta, é fundamental para o sucesso e felicidade das pessoas. Nesse sentido, o aspecto motivacional nos fortalece diariamente nos desafios enfrentados tanto na carreira profissional quanto na vida”, finaliza.

Além de Franco, a semana contou com a participação da mestra em Ciências do Movimento Humano e preparadora física da equipe de futebol feminino do Sport Club Internacional, Suellen dos Santos Ramos; do doutor em Ciências da Educação Física e chefe da Delegação Paralímpica Brasileira nas Paraolimpíadas de Sydney, Atenas e pequim, Alberto Martins da Costa; do especialista em Fisiologia do exercício e doutor pelo Programa de Atividade Física e Deportes, Eduardo Mendonça Pimenta; do doutor em Educação Física, Alexandre Fernandes Machado; do empreendedor e egresso Rogério Alves Moura e da mestra em Educação e Ciências do Esporte, Alessandra Cavalieri Carneiro.

O estudante do 7º período, Gean Lucas Oliveira Silva, conta que para ele o evento foi um momento de grande experiência em sua vida acadêmica e que o ajudou  a ter certeza da área que pretende seguir. “Sem dúvida foi um momento grandioso, poder absorver todos aqueles conhecimentos e experiências. Tive o prazer de ver grandes mestres da área em suas culturas totalmente distintas e compartilhando de uma mesma paixão – o movimento”, afirma.

Para Ângelo Gonçalves Rocha, estudante do 6º período, os temas abordados pelos palestrantes são de grande importância para qualquer profissional da área. “Foi um momento único e prazeroso e conseguiu alcançar o objetivo de ampliar e compartilhar novos conhecimentos, abrindo uma nova visão para os campos de atuação na Educação Física. Agradeço a todos os envolvidos pela oportunidade de troca de experiências”, finaliza.

Publicado por Ana Cláudia Richardelli

Notícias Recentes

16 abril 2024
Cria do Unileste: egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil 
11 abril 2024
Foi por Amor: pré-estreia nessa sexta-feira (12)
08 abril 2024
Unileste presta homenagem a colaboradores por tempo de casa