Unileste realiza Semana de Responsabilidade Social

Entre os dias 20 e 25 de setembro, o Unileste realiza a Semana de Responsabilidade Social, evento que compõe a 17ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovida pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), com o propósito de conectar as instituições e a sociedade por meio de ações solidárias e voluntárias nas áreas da saúde, educação, meio ambiente e cultura. Nesta edição da Semana no Unileste, três ações serão realizadas: Movimento Digital, Empreender Social e Primavera dos Museus.

De acordo com a coordenadora de pesquisa e extensão do Unileste, Dra. Gabriela von Rückert, a Semana fortalece a parceria entre o Centro Universitário e a comunidade, e estimula o engajamento social. “As iniciativas realizadas pela Instituição por meio dos projetos de extensão universitária e durante a Semana de Responsabilidade Social, são uma ponte entre o setor acadêmico e a sociedade. Desta forma, conseguimos proporcionar às pessoas diferentes experiências dentro do contexto educacional, e reforçaa importância da conscientização e formação cidadã”, explica Gabriela.

Movimento Digital

O evento acontece de forma virtual e presencial, e contempla serviços e atividades artísticas, culturais, esportivas, de meio ambiente e de lazer oferecidos à comunidade acadêmica e população. Entre os destaques estão o Teatro Universitário, oficina de educação financeira, roda de conversa sobre violência de gênero, promoção da saúde e palestra sobre a importância das atividades físicas para adultos e idosos. A programação completa e mais informações sobre a Semana e os projetos envolvidos estão disponíveis no site unileste.catolica.edu.br/portal/movimentodigital.

20ª Empreender Social: é tempo de cuidar

Outro destaque da Semana de Responsabilidade Social do Unileste é a realização do 20ª Empreender Social: é tempo de cuidar, projeto desenvolvido com estudantes do curso de Administração, com o apoio dos diversos projetos extensionistas. Nesta edição da campanha de caridade, o projeto, juntamente com o Setor de Pastoralidade do Unileste e da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, se mobiliza para arrecadar alimentos e itens de higiene para famílias em situação de vulnerabilidade assistidas pela Sociedade São Vicente de Paula (Vicentinos), nas cidades de Coronel Fabriciano e Timóteo.

Para a coordenadora do Projeto de Extensão, profa. Rosemary Silva, com o Empreender Social, o Unileste cria um espaço de transformação, responsabilidade social e voluntariado. “Sempre nos preocupamos em estimular a cidadania e a solidariedade na comunidade interna e externa da IES, como forma de beneficiar aqueles que precisam de apoio. A Instituição, em seus projetos e ações, fomenta uma formação além da acadêmica, uma formação humana e consciente”, reitera.

Estão sendo arrecadados produtos que compõe a cesta básica, como: arroz; feijão; macarrão; extrato/molho de tomate; óleo de soja; leite em pó; sal e tempero pronto; açúcar; fubá; biscoitos; e pó de café. Além de produtos de higiene básica, tais como: papel higiênico; creme dental; sabonete; água sanitária; e sabão em barra. As doações podem ser realizadas até o dia 25 de setembro nos seguintes locais:

Coronel Fabriciano

-Unileste campus Cel. Fabriciano: Blocos B e V (Av. Tancredo Neves, 3500 – Bairro Universitário).

-Colégio Padre de Man (Av. Tancredo Neves, 3500 – Bairro Universitário).

-Paróquia Nossa Senhora de Fátima e comunidades (Av. Tancredo Neves, 4508 -Bairro Caladinho do Meio – Igreja Matriz).

Ipatinga

-Unileste campus Ipatinga: Portaria (Rua Bárbara Heliodora, 725 – Bom Retiro).

Timóteo

-Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais – CECMG (Av. Monsenhor Rafael, 4 – Bairro Timirim).

Primavera dos Museus

Simultâneo à Semana de Responsabilidade Social, o Unileste participa, entre os dias 20 e 24 deste mês, da programação nacional da 15ª Primavera dos Museus, com o tema “Museus: perdas e recomeços”. No Museu Padre de Man, localizado no campus Coronel Fabriciano, é possível conferir a exposição “Jubileu UBEC”, em celebração a memória e aos quase 50 anos de atuação da União Brasileira de Educação Católica, mantenedora do Unileste, do Colégio Católica Padre de Man, do Centro Educacional Católica do Leste de Minas Gerais (CECMG) e de outras instituições de ensino superior e da educação básica em outros estados do Brasil. O espaço está aberto ao público, gratuitamente, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Publicado por Brenda Duarte

16 abril 2024
Egressos de Publicidade e Propaganda transformam TCC em livro que resgata a autoestima infantil
11 abril 2024