This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Atenção a Criança e Adolescentes
Cursos: Psicologia
Professora coordenadora: Shyrlleen Christieny Assunção Alves
Resumo do projeto: A adolescência caracteriza-se como um período de transformações e emoções intensas, destacando-se o processo de crise de identidade na qual realizam
questionamentos relativos aos valores existentes, às escolhas que devem fazer a fim de alcançar seu lugar na sociedade. Adolescente autor de ato infracional, refere-se aqueles que cometeram atos infracionais e estão aguardando a sentença judicial ou já tiveram a determinação prescrita. O Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8069, de 1990) define como ato infracional a contravenção penal praticada por um adolescente, ou seja, pessoa entre 12 e 18 anos. As ações estratégicas propostas deste projeto objetivam promover a realização de práticas voltadas à mobilização do protagonismo destes adolescentes por meio de intervenções em grupos através das oficinas de dinâmica de grupo, que oferecem um espaço de reflexão em relação a sua própria história a fim de assumir a responsabilidade dos seus atos (Baleeiro, 1999), assim como possibilitar transformações pessoais e sociais na formação pessoal e da cidadania entre os adolescentes. Busca-se contribuir na formação humana de cada um, pois a troca de ideias possibilita a reflexão individual e coletiva, internalização de valores e opiniões abordados no grupo. A Psicologia ao abrir esse espaço propiciará um ambiente de acolhimento e confiança entre os adolescentes para serem compreendidos e se compreenderem no modo de ser diante à sociedade e suas possibilidades e saídas da criminalidade.