Intercâmbio Estudantil

Sabe aquele intercâmbio dos sonhos? O Unileste te ajuda a transformar em realidade!

Com mais de 10 convênios junto a instituições de ensino superior pelo mundo, o Unileste te dá aquela força para realizar a sua experiência internacional e expandir seus conhecimentos, viver a diversidade e ter contato com outras línguas, costumes e culturas. Assim, você amplia sua capacidade de comunicação, se adapta frente a situações desafiadoras, conhece outros países e adquire visão diferenciada de mundo.

Por meio do Programa de Mobilidade Estudantil/ Intercâmbio, o Unileste recebe alunos do exterior e realiza a mobilidade internacional dos seus estudantes permitindo uma formação técnica e humana diferenciada por meio da imersão cultural nacional e internacional.

No Unileste, o Programa está sob gestão da Coordenadoria de Mobilidade Estudantil, que possui as seguintes atribuições:

  1. Articular a concretização de protocolos e convênios entre o Unileste e outras instituições para a mobilidade.
  2. Promover o intercâmbio de alunos e imersão para facilitar a adaptação e preparação do aluno intercambista.

CUOA Business School

Estão abertas as inscrições para o programa de bolsas de estudos parciais na CUOA Business School, na Itália.    

O programa é voltado para estudantes do curso de Administração, e as inscrições podem ser feitas 28 de maio de 2023. O intercâmbio poderá ser realizado em janeiro/julho de 2024 e 2025. 

são oferecidos os seguintes programas:    

  • International Management & Leadership* 
  • Business Strategy & Marketing Management* 
  • Operations, Logistics & Lean Management* 
  • Creativity, Innovation & Entrepreneurship * 

*Estes programas oferecem uma visita opcional à ONU e OMC, em Genebra – Suíça 

Os interessados deverão preencher o formulário eletrônico disponível aqui, para receber outras informações sobre os cursos e critérios de concessão de bolsas.  

Para informações específicas sobre a oportunidade, entre em contato pelo email: ricardo.feausp@profbritto.com. 

 

Programa Bolsas Ibero-Americanas Santander

A iniciativa concede bolsa internacional em uma universidade conveniada, de até um semestre, em um dos nove países: Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México e Uruguai.

A bolsa de estudos contempla o equivalente a três mil euros para apoiar o aluno durante o intercâmbio. Os estudantes contemplados também terão acesso a um curso on-line gratuito de Experiência Internacional, com conteúdos práticos e simuladores interativos.

Programa Top Espanha Santander

O Programa Top Espanha oferta um curso de espanhol na Universidad de Salamanca para professores e alunos de graduação do Centro Universitário. O curso tem duração de três semanas e além do idioma, os alunos têm interação com pessoas do mundo inteiro e uma imersão na cultura espanhola.

Convênios

Instituição País
ABIPE – Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil Brasil
Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa Portugal
Faculdade de Desporto da Universidade do Porto Portugal
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Portugal
La Salle Diversos Países
Programa Santander Universidades Diversos Países
Rede Marista Diversos Países
Rede Salesiana Diversos Países
Università Degli Studi Di Brescia  Itália

Contato

Atendimento
Secretaria de Ensino Superior – Mobilidade Estudantil
Bloco B – Primeiro Piso – Campus Coronel Fabriciano
E-mail: cme@unileste.edu.br
Tel: 31 3846-5910

Coordenação
Dra. Isabela Crespo Caldeira
icaldeira@p.unileste.edu.br
Tel: 31 3846-5525

Documentos

Links

Editais

  • EDITAL 06/2020
    A Pró-Reitoria Acadêmica do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais – Unileste faz saber que estão abertas as inscrições para seleção de estudantes de graduação, vinculados a este Instituição, para realização de intercâmbio acadêmico no âmbito do Programa Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação promovidos pelo Grupo Santander.
  • EDITAL 05/2020
    A Pró-Reitoria Acadêmica do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais – Unileste faz saber que estão abertas as inscrições para seleção de professor(a) de graduação vinculado a este Instituição para realização de intercambio acadêmico em Instituição na Espanha no âmbito do Programa SANTANDER Universidades.
  • EDITAL 04/2020
    A Pró-Reitoria Acadêmica do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais – Unileste faz saber que estão abertas as inscrições para seleção de estudantes de graduação vinculado a esta Instituição para realização de intercambio acadêmico em Instituição na Espanha no âmbito do Programa SANTANDER Universidades.
  • EDITAL 03/2020
    A Pró-Reitoria Acadêmica do Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais – Unileste faz saber que estão abertas as inscrições para seleção de estudantes de graduação, vinculados a esta Instituição, para realização do Programa Bolsa Santander Graduação promovidos pelo Grupo Santander.Bolsa Santander Graduação | Resultado 2020.1
    Larissa Cardoso da Rocha (Enfermagem)
    Marlon Daniel de Aquino (Direito) – selecionado via parceria entre Santander e English Live
  • EDITAL 004/2019
    A Pró-Reitoria Acadêmica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – Unileste faz saber que estão abertas as inscrições para seleção de estudantes de graduação, vinculados a esta Instituição, para realização de intercâmbio acadêmico no âmbito do Programa Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação promovidos pelo Grupo Santander.Aluna selecionada
    Vitória Fernandes Aguiar – Curso de Psicologia
  • EDITAL 006/2018
    A Pró-reitoria Acadêmica do Centro Universitário do Leste Minas Gerais – Unileste faz saber que estão abertas as inscrições para seleção de estudantes de graduação, vinculados a esta Instituição, para realização de intercâmbio acadêmico no âmbito do Programa Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação promovidos pelo Grupo Santander.Alunos selecionados:
    Luanda Cristiny M. Ferreira Lima – Curso de Direito
    Luiz Felipe O. Santiago – Curso de Educação Física
  • EDITAL 004/2018
    A Pró-reitoria Acadêmica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – Unileste faz saber que estão abertas as inscrições para seleção de estudantes de graduação, vinculados a esta Instituição, para realização de intercâmbio acadêmico no âmbito do Programa Bolsa Santader Mundi para Estudantes de Graduação promovidos pelo Grupo Santander.Aluno selecionado:
    Johnny Marques de Oliveira – Curso de Engenharia Mecânica
  • EDITAL 005/2017
    A Pró-Reitoria Acadêmica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – Unileste faz saber que estão abertas as inscrições para seleção de estudantes de graduação, vinculados a esta Instituição, para realização de intercâmbio acadêmico no âmbito do Programa Bolsa Fórmula Santander para Estudantes de Graduação promovidos pelo Grupo Santander.Aluno selecionado:
    Rômulo Januário Duarte de Souza – Curso de Educação Física
  • EDITAL 004/2017
    A Pró-Reitoria Acadêmica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – Unileste faz saber que estão abertas as inscrições para seleção de estudantes de graduação, vinculados a esta Instituição, para realização de intercâmbio acadêmico no âmbito do Programa Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação promovidos pelo Grupo Santander.Alunos selecionados:
    Ana Carolina Silveira de Souza Lage – Curso de Ed. Física
    Thiago de Souza Silva – Curso de Ed. Física
  • EDITAL 013/2016
    A Pró-reitoria Acadêmica torna público por meio deste Edital que estão abertas as inscrições de estudantes do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais para concessão de Bolsas de Idiomas – Eduacação “EAD” (Ensino de Idiomas à Distância).
  • EDITAL 009/2016
    A Pró-reitoria Acadêmica torna público por meio deste Edital que estão abertas as inscrições de PROFESSORES do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais para concessão de Bolsas de Idiomas – Educação “EAD” (Ensino de Idiomas à Distância).
  • EDITAL 008/2016
    A Pró-reitoria Acadêmica torna público por meio deste Edital que estão abertas as inscrições de ESTUDANTES do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais para concessão de Bolsas de Idiomas – Educação “EAD” (Ensino de Idiomas à Distância).
  • EDITAL 005/2016
    A Pró-Reitoria Acadêmica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – Unileste faz saber que estão abertas as inscrições para seleção de estudantes de graduação, vinculados a esta Instituição, para realização do intercâmbio acadêmico no âmbito do Programa Bolsas Ibero-Americanas para Estudantes de Graduação promovidos pelo Grupo Santander.
  • EDITAL 003/2016
    A Pró-Reitoria Acadêmica do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais – Unileste faz saber que estão abertas as inscrições para seleção de estudante de graduação vinculado a esta Instituição para realização de intercambio acadêmico em Instituição na Espanha no âmbito do Programa SANTANDER Universidades.
  • EDITAL 001/2016
    A coordenação geral das IUS da América torna pública a presente chamada para seleção de propostas a serem apoiadas financeiramente e que visem ao estabelecimento ou ao fortalecimento de redes temáticas entre IUS da América nas áreas das engenharias, tecnologia da informação, ciências agrárias ou educação. A proposta deverá contemplar atividades de pesquisa científica, desenvolvimento tecnológico ou extensão universitária a serem executadas em um período máximo de 2 (dois) anos.
  • EDITAL 009/2015
    A Pró-reitoria Acadêmica torna público por meio deste Edital que estão abertas as inscrições de PROFESSORES do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais para concessão de Bolsas de Idiomas – Educação “EAD” (Ensino de Idiomas à Distância).
  • EDITAL 008/2015
    A Pró-reitoria Acadêmica torna público por meio deste Edital que estão abertas as inscrições de ESTUDANTES do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais para concessão de Bolsas de Idiomas – Educação “EAD” (Ensino de Idiomas à Distância).
  • EDITAL 03/2015
    Seleção de candidatos ao Programa Bolsas Íbero-Americanas para Estudantes de Graduação – Santander Universidades.
  • EDITAL 02/2015
    Seleção de candidatos ao Programa Top Espanha Santander Universidades.
  • EDITAL 011/2014
    A Pró-reitoria Acadêmica torna público que estão abertas as inscrições de alunos do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais para o programa Ciência Sem Fronteiras.
  • EDITAL 016/2013
    A Pró-reitoria Acadêmica torna público que estão abertas as inscrições de alunos do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais para o programa Ciência Sem Fronteiras.
  • EDITAL 002/2012
    Estabelece as normas de incrições para o Programa Ciência Sem Fronteiras no segundo semestre de 2013 em conformidade com as Chamadas Públicas CAPES/CNPq e os Critérios de Mobilidade Estudantil do Unileste
  • EDITAL 001/2012
    Estabelece as normas do processo seletivo para o Programa de Mobilidade Institucional (intercâmbio) com a Universidade de Envigado – Colômbia.
  • Ciência Sem Fronteiras
    Fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Perguntas frequentes

Para participar por meio de programas que concedem bolsas de estudos (CsF ou Santander Universidades) é necessário aguardar que seja aberto o Edital com os critérios de seleção.

Em caso de intercâmbio por conta própria é necessário entrar em contato com a Universidade estrangeira e verificar no site os critérios de seleção.

Gentileza consultar os links disponibilizados acima nesta mesma página.

Podem sim. A Coordenação e o Conselho de Curso estudará o processo, ou seja, os documentos que o aluno deve providenciar. Se as disciplinas cursadas no exterior atenderem ao plano de ensino das disciplinas que constam na matriz curricular do curso em análise, a equivalência será deferida.

Sim. Em caso de intercâmbio por conta própria é necessário entrar em contato com a Universidade estrangeira e verificar no site os critérios de seleção. Posteriormente, entrar em contato com a Coordenadoria de Mobilidade Estudantil para mais esclarecimentos.

Não. O estágio é realizado durante o curso de graduação. Depois que você finaliza o curso de graduação você é considerado um profissional da área. O Unileste não possui convênios para aluno egresso.