24ª Semana de Iniciação Científica e 15ª Semana de Extensão

A Semana de Iniciação Científica e Semana de Extensão (SICEX) é o maior evento acadêmico de caráter institucional do Unileste. Apresentando periodicidade anual há mais de 20 anos. 

O principal objetivo da SICEX é promover a troca de saberes entre as diversas áreas acadêmicas ao criar um espaço para a divulgação de trabalhos acadêmicos – resultados de pesquisas, extensão, trabalhos de conclusão de curso e projetos integradores – articulando a tríade ensino-pesquisa-extensão. Além disso, o evento promove a reflexão, discussão e divulgação de temas atuais e importantes para o contínuo processo de construção e transformação social, por meio de mesas redondas, palestras, painéis, apresentações culturais, oficinas e minicursos. 

Em 2023, a SICEX faz referência à Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) – um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a paz universal a ser adotado por todos os países interessados em implementá-lo. Nesta edição, o tema “Cidades Sustentáveis: saúde, ambiente e sociedade”, propõe refletir esse compromisso. Dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS’s, foram escolhidos três eixos de trabalho para serem aprofundados durante a SICEX. São eles: Saúde e Bem-Estar; Consumo e Produção Responsáveis e Redução das Desigualdades.  

O Unileste entende que uma instituição de ensino superior precisa discutir temáticas relevantes e atuais da sociedade, fazendo com que os estudantes e toda a comunidade acadêmica e externa possam desenvolver reflexões, posturas, ações e uma cultura de compromisso com o futuro do planeta, oportunizando um ensino de excelência e formando profissionais preparados para o mercada de trabalho através de suas experiências de ensino, pesquisa e extensão, promovendo sustentabilidade ambiental.  

Tema SICEX 2023: “Cidades Sustentáveis: saúde, ambiente e sociedade”. 

Data: 27 a 30 de novembro de 2023

Local: campis Unileste 

  • Coronel Fabriciano (Av. Tancredo Neves, 3500, Bairro Universitário) 
  • Ipatinga (R. Bárbara Heliodora, nº 725, Bairro Bom Retiro) 

Atividades: Apresentações de trabalhos científicos, palestras, oficinas e minicursos

 

Inscrições

A SICEX 2023 será realizada totalmente de forma presencial e não haverá cobrança de inscrição. 

  • Autoresque irão submeter trabalhos para apresentação: pessoas da comunidade interna ou externa, inscrições PRORROGADAS  até às 23h59 do dia 29/10/2023.
  • Sem apresentação de trabalho (participação como ouvinte): pessoas da comunidade interna ou externa, inscrições atéàs 23h59 do dia 27/11/2023.

Leia atentamente as normas do evento para saber mais sobre as apresentações e certificados. 

Prêmio Dom Lelis Lara

Em sua 6ª edição, a premiação para os melhores trabalhos apresentados, que estejam afins ao tema da SICEX, ocorrerá em 3 (três) categorias:

1) Educação e cidadania
2) Saúde e Movimento
3) Meio ambiente e sustentabilidade

Leia atentamente as normas do prêmio.

 

Templates

Deve conter título, nome dos autores, instituição, introdução, objetivos, metodologia, resultados e discussão, conclusão, referência bibliográfica.

Bolsistas da FAPEMIG precisam colocar o logotipo.  

Contato

Telefone: (31) 3846-5500
E-mail: sicex@unileste.edu.br