Nova Organização das Aulas

Mais atenção às demandas da nossa comunidade acadêmica, assim como às importantes transformações e inovações no mundo da educação.

O que é:

O Unileste apresenta a Nova Organização das Aulas para os cursos de graduação do Centro Universitário. A nova composição acadêmica e curricular dos cursos foi considerada a partir das avaliações institucionais realizadas pela Comissão Própria de Avaliação (CPA).

Assim, foi possível examinar e propor adequações alinhadas às transformações do mundo da educação, em busca da evolução e inovação acadêmica.

Objetivos:

  • potencializar a qualidade da aprendizagem, de diferentes modos;
  • melhorar a experiência acadêmica – troca entre professores e estudantes;
  • fomentar ainda mais os projetos integradores e extensionistas (prática profissional).

Principais mudanças:

  • Mais encontros presenciais durante a semana e diminuição do número de disciplinas com encontros quinzenais: valorização do contato e troca de experiências entre professores e estudantes.
  • Conteúdos complementares exclusivos no ambiente virtual (AVA): materiais para estudo autônomo e complementar aos conteúdos compartilhados em salas/laboratórios.
  • Novos horários de aulas e ampliação do tempo de intervalo:

Matutino

Como é Como será a partir do 2023.1
Aulas: 9h35 às 13h10
Intervalo: 15 min.
Aulas: 9h às 11h50
Intervalo: 20 min.

Noturno

Como é Como será a partir do 2023.1
Aulas: 19h às 22h35
Intervalo: 15 min.
Aulas: 19h às 21h50
Intervalo: 20 min.

A partir de quando:

A nova organização das aulas dos cursos de graduação do Unileste será implementada no primeiro semestre de 2023.

Para quais estudantes se aplicará essa mudança:

  • Para todos os estudantes, de todos os cursos de graduação, que ingressaram no Unileste a partir do primeiro semestre de 2021. Ou seja, para aqueles estudantes que estão cursando até o 4º período, no segundo semestre de 2022.
  • Para os alunos que ingressaram antes de 2021, não haverá alterações na composição acadêmica e curricular de sua graduação e horário das aulas.

Dessa forma, em 2023 teremos estudantes/turmas com horário convencional das aulas e outro com essa nova organização.

Importante: Outras particularidades de cada curso de graduação serão apresentadas pelo(a) coordenador(a) do curso(a).

 

No Unileste, acreditamos que a educação contribui para o desenvolvimento integral da pessoa e também estimula o exercício da cidadania responsável, engajada e comprometida com os valores humanos, éticos e cristãos. Por isso, para atender a esses objetivos, adequamos os currículos de nossos cursos integrando atividades dentro e fora da sala de aula.