Página Inicial

O Sistema de Bibliotecas do Unileste, em sua estrutura parcialmente centralizada aprovada pelo Conselho Interdepartamental, hoje Conselho Universitário, é constituído pela Biblioteca Central-BC, localizada no Campus de Coronel Fabriciano, que, além de seu atendimento geral, atende aos cursos das áreas de Ciências Exatas, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Educação, Ciências da Saúde, Tecnólogos, cursos do Ensino à Distância, cursos de Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu e a comunidade em geral, Setorial Padre De Man-BP, que atende aos cursos técnicos e de ensino fundamental e médio do Colégio Universitário Padre De Man, Escola Técnica de Formação Gerencial e a comunidade em geral, Setorial CEC-MG, localizada no Campus de Timóteo, que atende à educação infantil, ao ensino fundamental e médio do Centro Educacional Católico do Leste de Minas Gerais, Setorial de Ipatinga-BI, que atende aos cursos da área de Saúde, cursos de Pós-Graduação lato sensu e stricto sensu e a comunidade em geral.

As bibliotecas integrantes do Sistema são vinculadas técnica e administrativamente à Biblioteca Central.

A integração se faz pela circulação diária de malotes, telefone, via Internet (correio eletrônico), reuniões gerais e setoriais e se completa através da comunicação on-line do sistema de empréstimos.

Com o projeto do Sistema, as bibliotecas do Unileste passam a atender melhor pela desburocratização de procedimentos e facilidade de fornecer os diversos suportes de informação existentes no complexo, além de treinamento e homogeneização de atendimento da equipe e na prestação de serviços.

Espaços reservados e multifuncionais, equipamentos modernos e uma equipe altamente treinada estão à disposição dos alunos, professores, funcionários e comunidade externa, para orientá-los e contextualizá-los diante das novas tecnologias e recursos informacionais.

Horário de Funcionamento

Clique aqui e confira os horários de atendimento.

2ª via do boleto

É possível a emissão da 2ª via do boleto das seguintes formas:

1) Clicando no botão abaixo (ou clique aqui). Nessa opção não é necessário fazer login com usuário e senha no Portal do Aluno. Para ter acesso à funcionalidade é necessário informar o CPF do aluno / responsável financeiro.

2) Pelo Portal do Aluno – “Aluno Online”, “Financeiro”, “Extrato Financeiro”, “2ª via Boleto”, desde que regularmente matriculado.

Setor Braille / Núcleo de Educação Inclusiva (NEI)

O Sistema de Bibliotecas, em seu novo contexto de centro de evolução do conhecimento, busca atender às necessidades informacionais da comunidade docente e discente. Também abre suas portas para os portadores de necessidades especiais, que são extremamente carentes em termos de recursos de informações.
O Braille é um sistema de escrita e leitura tátil para as pessoas cegas. Surgiu na França em 1825, sendo o seu criador o francês Louis Braille, que ficou cego aos três anos de idade vítima de um acidente seguido de oftalmia.

Este sistema consta do arranjo de seis pontos em relevo,dispostos na vertical em duas colunas de três pontos cada.Os seis pontos formam o que se convencionou chamar “cela braille”. Para facilitar a identificação,os pontos são numerados da seguinte forma :

A diferente disposição desses seis pontos permite a formação de 63 combinações ou símbolos Braille para anotações científicas, música, estenografia.

O Braille pode ser produzido por impressoras elétricas e computadorizadas; máquina de datilografia e por meio de reglete e punção.

O Núcleo de Educação Inclusiva, juntamente com o Setor Braille, tem como finalidade promover a inclusão da pessoa com deficiência na Educação Superior, viabilizando o acesso, a permanência e o desenvolvimento do estudante. Busca garantir-lhe condições de acessibilidade pedagógica e arquitetônica. Conta com apoio de especialistas que procuram estabelecer relações de parceria entre discentes/docentes.

O setor é aberto a toda comunidade interna e externa, sendo o acesso acompanhado por funcionários treinados e bibliotecários.

Alfabeto Braile

Alfabeto Braile

DOSVOX

O DOSVOX é um sistema para microcomputadores da linha PC desenvolvido no Núcleo de Computação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, composto por:

  • Sistema operacional que contém os elementos de interface com o usuário;
  • Sistema de síntese de fala para língua portuguesa; * Editor, leitor e impressor/formatador de texto;
  • Impressor/formatador para braille;
  • Diversos programas de uso geral para o cego, como caderno de telefones, agenda de compromissos, calculadora, preenchedor de cheques, cronômetro etc;
  • Jogos de caráter didático e lúdico;
  • Ampliador de telas para pessoas com visão reduzida;
  • Programas para ajuda à educação de crianças com deficiência visual;
  • Leitor de telas/janelas para DOS e Windows. Comunica com o usuário por meio de síntese de voz, viabilizando, deste modo, o uso de computadores para deficientes visuais, adquirindo assim, um alto nível de independência no estudo e no trabalho. O software tem sido aperfeiçoado a cada nova versão, podendo também ser usado por pessoas normo-visuais, (visão subnormal), com a vantagem de ser possível ouvir e ver o que escreve.

Entidades especializadas

Sugestões de Compra


Clube do Livro Unileste

O Clube do Livro Unileste tem o objetivo de incentivar o hábito da leitura e cultura entre os estudantes e educadores da instituição. Os encontros são trimestrais (sempre em uma de nossas Bibliotecas), com leituras de obras disponíveis em nossas Bibliotecas – de forma física e/ou virtual.

Como participar

Para participar dos encontros do Clube do Livro Unileste basta conferir qual obra será lida no período e quando será o encontro. Se ficar interessado(a) na leitura, confirme sua presença no formulário disponibilizado. Aí é só comparecer!

Leitura coletiva

O Clube propõe a leitura do livro “A Vida Invisível de Eurídice Gusmão”, de Martha Batalha.

Rio de Janeiro, anos 1940. Guida Gusmão desaparece da casa dos pais sem deixar notícias, enquanto sua irmã Eurídice se torna uma dona de casa exemplar. Mas nenhuma das duas parece feliz em suas escolhas. A trajetória das irmãs Gusmão em muito se assemelha com a de inúmeras mulheres nascidas no Rio de Janeiro no começo do século XX e criadas apenas para serem boas esposas. São as nossas mães, avós e bisavós, invisíveis em maior ou menor grau, que não puderam protagonizar a própria vida.

Encontro – sempre às 18h30, nas Bibliotecas do Unileste

Data: 20/03 (campus Ipatinga) e 21/03 (campus Cel. Fabriciano)

✅ ESTUDANTES DO UNILESTE DEVEM SE INSCREVER NO PORTAL DO ALUNO (VÁLIDO PARA HORAS COMPLEMENTARES).