Projeto Integrador

O Projeto Integrador é uma atividade acadêmica que constitui o eixo condutor dos projetos pedagógicos dos cursos de graduação do Unileste. A cada período letivo, os estudantes são estimulados a integrar conhecimentos e a desenvolver competências inerentes ao campo profissional e/ou social, a partir do contato com situações reais. Na busca de soluções para os problemas identificados, os estudantes trabalham com materiais alternativos e vivenciam desafios coletivos, o que gera possibilidades de experimentação de novas técnicas e busca pela inovação.

O Projeto Integrador se insere em um contexto educacional sintonizado com o seu tempo. A complexidade crescente do mundo globalizado tem demandado o desenvolvimento de capacidades humanas, como pensar, sentir e agir, num espectro cada vez mais amplo e profundo. Nesse sentido, o processo de formação dos nossos estudantes, baseado no Projeto Integrador, visa atender às demandas da sociedade por profissionais competentes em todos os aspectos: técnico, afetivo e social.

A cada semestre tem-se um tema de trabalho estrategicamente definido para o Projeto Integrador, que correlaciona os conteúdos contemplados nos diversos componentes curriculares, integrando teoria e prática. A partir de tal tema, os estudantes atuam em equipe na realização de experimentos, na construção e desenvolvimento de produtos e serviços, recebendo, para tanto, orientação dos nossos professores. Ao final desse processo, tendo participado de todos os projetos integradores do curso, o estudante está apto a realizar muito daquilo que sua profissão demanda.

Portfolio

Escola Ciências Sociais e Aplicadas

Objetivos Gerais:
Criação de e-books com temáticas livres, pelos estudantes do 2º período dos cursos de Comunicação Social

Resultados da aprendizagem:
Projetos desenvolvidos sobre o trabalho desempenhado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio e sobre a temática infantil

E-book Cor de Lis

E-book Nós

Objetivos:
Permitir aos estudantes a aplicação dos conteúdos das disciplinas para o desenvolvimento de um trabalho prático
Promover o autodesenvolvimento dos estudantes
Construir o organograma e o processo de atividades de uma empresa
Evidenciar funções administrativas e identificar o layout utilizado
Descrever e justificar a estrutura de mercado em que a empresa foco se encontra
Analisar as demonstrações contábeis e emitir parecer da situação econômica financeira

Situação Problema:
A empresa foco apresenta-se eficiente em gestão organizacional e eficaz em seus resultados econômicos e financeiros?

Imagens

Objetivos:
Criação de curta-metragem para desenvolvimento das competências adquiridas quanto à produção de áudio, vídeo, fotografia, iluminação, roteirização, cenografia e áreas afins.

Resultados da aprendizagem:
Conhecer conceitos necessários para desenvolvimento do projeto
Identificar dificuldades
Criticar os resultados obtidos
Desenvolver trabalho em equipe

Vídeos

Escola Educação e Saúde

Objetivos:
Desenvolvimento de vídeos sobre a atuação da Fisioterapia na prevenção, tratamento e recuperação de doenças e manutenção da qualidade de vida

Resultados da Aprendizagem:
Foram desenvolvidas peças audiovisuais com a participação dos estudantes e de convidados sobre os temas: qualidade de vida, asma, câncer infantil, alcoolismo, prevenção ao alcoolismo, prevenção ao pé diabético, atuação da Fisioterapia no câncer de pulmão, na prevenção de queimaduras e da tuberculose.

Vídeos

Qualidade de Vida

Asma

Câncer Infantil

Alcoolismo

Prevenção ao Tabagismo

Prevenção ao Pé Diabético

Atuação da Fisioterapia no Câncer de Pulmão

Atuação da Fisioterapia na prevenção de queimaduras

Prevenção da Tuberculose

Objetivos:
Elaborar e aplicar protocolos de avaliação de ambientes e propor medidas mitigadoras para melhorias no local
Identificar características diagnósticas de cada grupo de organismo e aplicar as regras dos códigos de nomenclatura taxonômica para plantas, animais e protistas
Relacionar as características físico-químicas dos ambientes com a presença dos grupos encontrados
Analisar os conteúdos de Ecologia e suas aplicações para estudantes da região
Produzir materiais educacionais para estudantes da educação básica
Elaborar e aplicar atividades sobre Ecologia de Populações para estudantes de Educação Básica

Resultados da aprendizagem:
Diagnosticar a qualidade ambiental em espaços no Vale do Aço
Relacionar a diversidade de organismos à qualidade de micro habitats
Elaborar práticas de Ecologia de Populações nas escolas

Imagens

Objetivos:
Identificar os processos anatomofuncionais e bioquímicos envolvidos em exercícios de endurance

Situação Problema:
Quais os processos anatomofuncionais e bioquímicos envolvidos no exercício físico?

Resultados da aprendizagem:
Capacidade de compreensão sobre as vias metabólicas envolvidas no exercício físico
Diferenciação entre os tipos de esforços físicos, aeróbio e anaeróbio
Identificação das adaptações anatômicas, funcionais e bioquímicas provocadas pelo exercício físico

Imagens

Vídeos

Objetivos:
Compreender o processo histórico da enfermagem, relacionando à bioética e ao exercício da profissão
Reconhecer os processos geográficos e históricos dos desequilíbrios ambientais e sua interface com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população

Situação Problema:
Como se deu a evolução do cuidado de enfermagem e sua interface com os aspectos ambientais ao longo da história?

Resultados da aprendizagem:
Analisar o contexto histórico e atual da enfermagem relacionando bioética e responsabilidade socioambiental
Desenvolver trabalho em equipe

Imagens

Objetivos:
Capacitar o aluno a realizar atividades de educação e promoção em saúde bucal (por meio de atividades lúdicas) em pacientes da APAE

Situação Problema:
Como orientar os alunos da APAE a realizar a correta higienização bucal?

Resultados da aprendizagem:
Conhecer a realidade de saúde bucal de alunos da APAE
Saber orientar pais, professores e alunos da APAE sobre a correta higienização bucal
Trabalhar em grupo
Desenvolver competência de liderança e comunicação

Arquivos

Portfolio APAE – Unileste

Objetivos:
Comparar as células procariontes com as células eucariontes
Descrever as características das células vegetais e animais
Distinguir as caraterísticas músculo esqueléticas e preparar peças anatômicas para demonstrar diferentes aplicabilidades nas áreas da Medicina Veterinária

Resultados da aprendizagem:
A partir do conhecimento obtido em biologia celular, a respeito das estruturas que compõem a célula, o aluno deverá entender como os agentes de fixação, por exemplo, o formol, atuam nas células, como ele interage com as estruturas celulares a ponto de modificá-las. A partir daí entenderá como peças anatômicas são conservadas por tanto tempo mesmo com manipulação

Imagens

Objetivos:
Identificar quais dificuldades a turma apresenta, no que se refere à leitura e escrita
Elaborar uma proposta de intervenção para turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, utilizando o modelo de plano de aula
Construir jogos de alfabetização e letramento para a turma observada, considerando, também, as dificuldades da criança com necessidades especiais
Aplicar os jogos na turma.

Resultados da aprendizagem:
Desenvolver trabalho em equipe
Conhecer conceitos necessários para desenvolvimento do projeto
Elaborar metodologias por meio da criação de jogos pedagógicos e de alfabetização
Analisar a conformidade dos modelos construídos perante o proposto pelo projeto
Identificar dificuldades
Criticar os resultados obtidos

Imagens

Objetivos
Identificar os fundamentos epistemológicos e históricos das abordagens psicanálise, behaviorismo e fenomenologia existencial e humanista e contextualizá-los no âmbito dos múltiplos referenciais que buscam apreender o fenômeno psicológico
Compreender o sistema de saúde no brasil incluído as instâncias públicas e privadas
Confrontar as concepções epistemológicas e filosóficas de abordagens psicológicas no âmbito da saúde coletiva

Situação Problema:
As demandas que se colocam ante a profissão psicologia no cotidiano são múltiplas e perpassam as mais diferentes necessidades coletivas e individuais. Conforme destacam as diretrizes curriculares nacionais e o código de ética profissional, o profissional de psicologia deve pautar sua atuação preconizando a promoção da equidade nos diferentes âmbitos de atuação profissional. Assim, coloca-se a questão: quais os recursos necessários à promoção da inclusão em um contexto social de pujantes diferenças culturais, étnicas, ideológicas e psicofisiológicas, mediante a diferentes abordagens teóricas próprias ao campo da psicologia científica?

Resultados da aprendizagem:
Objetiva-se a construção de uma mostra cultural, contemplando o tema diversidade e inclusão, discutindo e relacionando com as ideias das diferentes abordagens psicológicas (psicanálise, behaviorimo radical e existencialismo/humanismo) em contextos de saúde coletiva

Imagens

Escola Politécnica

Objetivos:
Promover o autodesenvolvimento do discente
Determinar modelos matemáticos que representem os elementos básicos do projeto
Elaborar modelos gráficos e físicos que representem os elementos do projeto
Desenvolver a criatividade e a autonomia do discente

Situação Problema:
Como representar sistemas físicos por meio de modelos matemáticos, gráficos e protótipos e construir um sólido?

Resultados da aprendizagem:
Conhecer conceitos matemáticos e gráficos
Interpretar resultados experimentais
Implementar modelos matemáticos e gráficos
Analisar a conformidade dos modelos construídos perante ao proposto pelo projeto
Criticar os resultados obtidos
Propor modelos alternativos inovadores
Desenvolver trabalho em equipe

Imagens

Vídeos

Objetivos:
Promover o autodesenvolvimento do discente
Determinar modelos matemáticos que representem os elementos básicos do projeto
Elaborar modelos computacionais que representem os elementos do projeto
Investigar e selecionar materiais adequados para a construção do protótipo
Identificar modelos físicos que representem os elementos básicos do projeto
Aplicar normativos de segurança na execução do projeto
Apresentar as etapas do projeto de forma escrita
Desenvolver a criatividade e a autonomia do estudante

Situação Problema:
Como projetar/construir um dispositivo que usa a energia potencial gravitacional para promover o seu deslocamento linear?

Resultados da aprendizagem:
Conhecer conceitos necessários para o desenvolvimento do projeto
Interpretar resultados experimentais
Implementar modelos matemáticos e gráficos
Analisar a conformidade dos modelos construídos perante ao proposto pelo projeto
Criticar os resultados obtidos
Propor modelos alternativos inovadores
Desenvolver trabalho em equipe

Imagens

Vídeos

Objetivos:
Promover o autodesenvolvimento do estudante
Determinar modelos gráficos que representem os elementos básicos do projeto
Aplicar conceitos de reações químicas em um projeto de engenharia
Determinar equações matemáticas para descrição da trajetória do projétil a partir de experimentos
Aplicar normativos de segurança na execução do projeto
Apresentar as etapas do projeto de forma escrita
Desenvolver a criatividade e a autonomia do estudante

Situação Problema:
Como projetar e construir um dispositivo que usa a energia química para promover o lançamento de um projétil?

Resultados da aprendizagem:
Conhecer conceitos necessários para desenvolvimento do projeto
Interpretar resultados experimentais
Implementar modelos matemáticos e gráficos
Analisar a conformidade dos modelos construídos perante ao proposto pelo projeto
Criticar os resultados obtidos
Propor modelos alternativos inovadores
Desenvolver trabalho em equipe

Imagens

Vídeos

Objetivos:
Permitir aos estudantes a aplicação dos conteúdos das disciplinas para o desenvolvimento de um trabalho prático
Promover o autodesenvolvimento do estudante
Elaborar modelos gráficos que representem os elementos básicos do projeto
Aplicar conceitos de transformação de energia solar em projetos de engenharia
Elaborar modelos matemáticos para descrição do aproveitamento de energia e dimensionamento do dispositivo
Aplicar normativos de segurança
Apresentar as etapas do projeto de forma escrita
Desenvolver a criatividade e a autonomia

Situação Problema:
Como projetar/construir um dispositivo que transforma a energia da radiação solar em calor para aquecimento da água?

Resultados da aprendizagem:
Interpretar resultados experimentais
Implementar modelos matemáticos e gráficos
Analisar a conformidade dos modelos construídos perante ao proposto pelo projeto
Criticar os resultados obtidos
Propor modelos alternativos inovadores
Desenvolver trabalho em equipe

Imagens

Vídeos

Agenda

Aguarde agenda dos PIs