Página do(a) Calouro(a)

Bem-vindo(a) ao Unileste!

Agradecemos por confiar o seu futuro em nossas mãos. É um orgulho pra nós poder fazer parte da sua jornada! No Unileste, você viverá incríveis experiências para o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Pronto(a) para começar?

 

Primeiros Passos

No Calendário Acadêmico você confere as datas de início e encerramento do semestre, feriados, eventos institucionais, entre outros.

Clique aqui e acesse o Calendário!

No Portal do Estudante, estudantes conseguem visualizar quadro de horários de aulas, abrir solicitações, obter informações financeiras, acessar notas e muito mais. Saiba como acessar o Portal e acompanhar as suas informações universitárias:

  1. acesse o site do Unileste (unileste.catolica.edu.br/portal);
  2. clique no menu Estudante e depois em: Acesso/ Aluno On-line;
  3. entre no Portal do Aluno utilizando seu usuário e senha.

Usuário e Senha: (insira o seu R.A e senha, disponibilizados no e-mail que recebeu com seu quadro de horários).

O Unileste criou um e-mail institucional para você utilizar à vontade e aproveitar todas as funcionalidades que a plataforma Microsoft oferece. Acesse o Portal do Aluno e confira os passos seguintes para acionar o seu e-mail Unileste:

  • Acesse o Portal do Aluno clicando aqui ou, no site do Unileste, clique no menu Estudante e depois em Acesso/Aluno On-line;
  • Faça o primeiro login no Portal do Aluno usando o seu RA (disponibilizados no e-mail que recebeu com seu quadro de horários) e a senha padrão: uni2024.
  • No menu lateral esquerdo clique no ícone:  e depois em Relatórios e Outros;
  • Selecione Relatórios VBI e informe o seu período letivo (2024/1);
  • Em seguida, clique em Portal – E-mail Institucional.

Pronto! Este é seu e-mail institucional e com ele você terá acesso ao novo Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Acesso ao e-mail Outlook:

  • Acesse o link https://outlook.office.com/mail/
  • E-mail – Digite o seu e-mail institucional;
  • Senha – Ano de Ingresso na IES + Primeira Letra do Nome Maiúscula + @ + Ano Nascimento + Primeira letra do curso minúscula + 3 Primeiros Dígitos CPF

Importante: caso não consiga acessar utilizando o padrão de senha acima, substitua
os 3 primeiros dígitos do CPF por “000” (três números zero)

EXEMPLO FICTÍCIO:
Nome: Fulano Beltrano da Silva
Data de nascimento: 01/02/2001
Entrou na instituição: 19/02/2024
Curso: Direito
*CPF: 031.324.999-77
Senha gerada: 2023F@2001d031

*Este padrão de senha segue parâmetros da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e acesse o tutorial completo.

Para acessar a Rede Unileste, você utilizará o prefixo do seu e-mail institucional como login e sua senha de acesso à rede ou a do seu e-mail.

EXEMPLO FICTÍCIO:

E-mail institucional – joao.silva@a.unileste.edu.br

Login: joao.silva
Senha: *******

Dúvidas: entre em contato por meio do e-mail atendimento@unileste.edu.br ou telefone (31) 3846-5500.

Estudantes e professores do Unileste têm acesso à plataforma Microsoft e ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), uma iniciativa que transformou a experiência em sala de aula. Com o recurso, todos têm acessos a ferramentas como o One Drive, webmail (e-mail Unileste), Teams, One Note, formulários, pacote Office, entre outros.

O Novo AVA integra docentes e estudantes com o intuito de facilitar a comunicação com a turma e/ou curso e estabelecer uma forma simples de compartilhar arquivos e informações úteis para o ensino.

Quer saber como acessar o AVA pela primeira vez? Confira o tutorial:

  1. Acesse o AVA neste link
  2. Clique no ícone da Microsoft, na parte inferior da tela
  3. Faça login utilizando o seu e-mail e senha Microsoft (institucional)
  4. Pronto! Agora você pode navegar pela plataforma.

A Carteirinha de Estudante é totalmente digital, com apenas um clique – de forma rápida, prática e sem nenhum custo – o documento estará disponível. Além de trazer mais praticidade e tecnologia, a adoção do formato digital de carteirinha é um gesto de cuidado com o meio ambiente.

É possível optar também pela versão impressa do documento. Veja o quadro abaixo e entenda as possibilidades para ter a carteirinha de estudante.

Clique aqui e saiba como emitir sua Carteirinha de Estudante.

 

 

Estudantes e professores dispõem de um canal de comunicação para acessar de um único lugar as informações acadêmicas e institucionais do Centro Universitário. Com o aplicativo eduCONNECT, os estudantes podem consultar e solicitar serviços ligados à Central de Atendimento e Secretaria de Ensino Superior, como declaração de escolaridade; horários; histórico escolar; declaração financeira; e extrato para imposto de renda. Além disso, o aluno também terá acesso a informações importantes do contexto universitário, como notas em avaliações, disciplinas inscritas, locais de aula e registro de frequência, por exemplo.

Como acessar?

  • Acesse a sua loja virtual e baixe o aplicativo “eduCONNECT”, disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.
  • Abra o aplicativo e clique no ícone que aparece na parte superior da tela e em seguida, cadastre o QR Code a seguir:
  • Assim que cadastrado, selecione a opção “Unileste” e insira o seu RA e senha (os mesmos utilizados para acesso ao Portal Acadêmico).
  • Pronto! Você está conectado.

Os(as) coordenadores(as) dos cursos de graduação do Unileste dispões de horários específicos durante a semana, destinado ao atendimento de demandas dos estudantes. No campus Cel. Fabriciano, o atendimento é realizado no Bloco G, na Sala de Coordenações. Já em Ipatinga, o espaço fica localizado no Bloco D.

Confira os horários de atendimento de cada coordenado(a) clicando aqui.

 

 

Além de possuir a maior biblioteca física da região, com mais de 80 mil exemplares, os estudantes do Unileste têm acesso rápido, fácil e gratuito a milhares de conteúdos técnicos e científicos de qualidade pela internet. A Instituição aderiu ao consórcio Minha Biblioteca, plataforma com as principais publicações de diversas áreas: direito, ciências sociais aplicadas, saúde, engenharia, entre outras.

Você pode realizar consulta online do acervo das bibliotecas em nosso site. Acesse unileste.catolica.edu.br/portal/ensino/biblioteca/consulta-ao-acervo e selecione Sistema Pergamum.

Importante: para acessar os serviços das Bibliotecas, físicos ou virtuais, faça seu cadastro presencialmente na Biblioteca Central – Cel. Fabriciano ou Biblioteca de Ipatinga. Somente após o cadastro, você conseguirá realizar empréstimos, consultas ao acervo, entre outros.

O Código de Conduta Ética do Unileste estabelece um padrão de relacionamento respeitoso e transparente, com o objetivo de orientar nossos alunos a sempre procederem de acordo com os nossos Princípios Éticos e Cristãos.

Clique aqui e acesse.

Serviços

No campus Coronel Fabriciano você encontra opções para lanches rápidos e refeições completas: Restaurante ArtGral e Açaí Universitário. Em Ipatinga, como opção para lanches e refeições rápidas há a Cantina Sabor de Casa.

Procure a melhor alternativa de ônibus para você:

Veja as linhas de ônibus:

O embarque e desembarque de passageiros das linhas Acesita X Cel. Fabriciano, Amaro Lanari X Cel.Fabriciano, Timóteo X Cel. Fabriciano e Cariru X Cel. Fabriciano são realizados dentro do campus Coronel Fabriciano. As paradas acontecem no ponto de ônibus localizado no estacionamento de vans, às 18h30 e 22h30.

Mundo Unileste

O projeto institucional tem como objetivo possibilitar à comunidade acadêmica do Unileste (alunos, professores e funcionários administrativos) divulgar sua arte por meio de apresentações musicais, no horário de intervalo entre as aulas. Como apoio, a Instituição oferece infraestrutura para a atividade, como palco, equipamentos de som e iluminação e divulgação.

Se você gosta de cantar, tem uma banda, escreve poesias, dança ou gosta de atuar, pode mostrar seu talento aqui no Unileste e participar do Intervalo Cultural! Acesse a página clicando aqui e saiba mais.

O Coral Unileste constitui parte do patrimônio artístico da região, que possui reconhecida tradição no canto coral. O trabalho desenvolvido tem contribuído para o desenvolvimento de aptidões no contexto musical, atuando como agente eficaz para a formação e socialização dos participantes do grupo. O Coral reúne colaboradores, universitários, egressos e a comunidade externa. Ah! E os nossos universitários que participam do Coral tem 10% de desconto na mensalidade.

Ficou interessado? Quer saber mais sobre o Coral? Então entre em contato com a gente e tire todas as suas dúvidas: (31) 3846-5531|eventos@unileste.edu.br

 

O Unileste abriga no campus de Coronel Fabriciano duas empresas juniores: a Politech e a Continuum Jr. As empresas desenvolvem e capacitam profissionalmente estudantes, preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. A Politech e a Continuum Jr são vinculadas às Escolas Politécnica e Educação e Saúde, respectivamente, e prestam os serviços de consultorias e elaboração de projetos.

No Unileste, a trilogia ensino, pesquisa e extensão acontece de forma concreta, em que a pesquisa aprimora e produz novos conhecimentos, os quais são difundidos pelo ensino e pela extensão, de maneira que as três atividades tornam-se complementares e interdependentes, atuando de forma sistêmica na formação do aluno. Os acadêmicos, por meio de programas e/ou projetos de extensão, entendem os conceitos aprendidos nas atividades de ensino, consolidando o aprendizado com a realização de ações junto à comunidade.

Dica: fique ligado em nossos editais de extensão. Comunicamos sempre em nosso site, redes sociais e demais canais de comunicação com o estudante.

Contato: (31) 3846-5515 | cic@unileste.edu.br

Reconhecido por empresas e órgãos de fomento por sua capacidade produtiva de conhecimento científico e tecnológico, o Unileste incentiva o envolvimento de alunos e professores em projetos de pesquisa e iniciação científica. A pesquisa favorece a qualidade do ensino, permitindo o aprofundamento de investigações teóricas e a busca de soluções para os problemas locais e de interesse da comunidade.

Dica: fique atento aos editais de bolsas para participar de Pesquisa e Iniciação Científica. Comunicamos sempre em nosso site, redes sociais e demais canais de comunicação com o estudante.

Contato: (31) 3846-5515 | cic@unileste.edu.br

Sabe aquele sonho de estudar aprendendo uma nova cultura? O Unileste te ajuda a transformar em realidade! Com o Intercâmbio Estudantil do Unileste, você realiza o sonho da experiência internacional, expande seus conhecimentos, vive a diversidade e tem contato com outras línguas, costumes e tradições. São mais de 10 convênios junto a instituições de ensino superior pelo mundo. Viva essa experiência!

Dica: fique atento aos editais na página de Intercâmbio Estudantil. Comunicamos sempre em nosso site, redes sociais e demais canais de comunicação com o estudante.

Contato: (31) 3846-5910 | cme@unileste.edu.br

O principal evento esportivo do Unileste é a Copa Intercursos – uma competição aberta a estudantes dos cursos de graduação do Centro Universitário e colaboradores, que promove a prática esportiva e a interação entre a comunidade educativa, por meio de jogos de diversas modalidades. Ao final do torneio, as equipes vencedoras são condecoradas com medalhas e troféus. Clique aqui e saiba como foi a última edição da Copa Intercursos Unileste.

As Ligas Acadêmicas do Unileste, dos cursos de Educação Física, Enfermagem, Engenharia Química, Fisioterapia, e Psicologia, são entidades criadas e organizadas pela comunidade acadêmica que complementam a formação dos componentes por meio de atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão. Participe deste movimento!

Situado no campus Coronel Fabriciano, em um espaço tombado pelo patrimônio histórico do Município, o prédio do Museu Padre De Man foi construído no início da década de 70. Além de acervo relativo à Congregação Padres do Trabalho, suas instalações contam com salas dedicadas à Mineralogia e à Petrologia, promovendo a preservação da memória regional e a difusão da ciência entre crianças, jovens e adultos. Além disso, o museu integra o circuito nacional de museus.

Endereço: Bloco N, campus de Coronel Fabriciano
Horário de atendimento: segunda a quinta-feira, das 13h às 18h e na sexta-feira, das 7h às 13h
Contato: (31) 3846-5531

 

 

O Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) planeja e executa ações e políticas de garantia e defesa dos direitos da pessoa com deficiência. O Núcleo identifica as necessidades individuais dos colaboradores e alunos, viabilizando acesso, entrada e permanência na graduação e mercado de trabalho. Educação inclusiva é muito mais do que um direito, é um dever da Instituição.

Contato: 1º Piso – Bloco K, campus de Coronel Fabriciano | Telefone: (31) 3846 5851

O Setor de Pastoralidade do Unileste (Pastoral Universitária) suscita e desenvolve valores éticos, humanos e cristãos na comunidade universitária, contribuindo para sua formação integral. A ação da Pastoral, assumida pelos alunos, possui articulação nas dimensões: Fé e Cultura; Atendimento Personalizado; Evangelização Explícita; Voluntariado e Associativismo.

Contato: (31) 3846-5543

O Programa de Orientação Psicopedagógica (POPp) fomenta ações de acolhimento, integração e socialização, disponibilizando aos estudantes atendimento individual e coletivo para escuta, aconselhamento e encaminhamentos em suas necessidades relacionadas à formação pessoal, acadêmica e profissional.

Contato: 1º Piso do Bloco K – Campus Coronel Fabriciano | Telefone: (31) 3846-5527

O Unileste oferece inúmeros recursos para você realizar o sonho da sua graduação. Programas de Bolsas como o Programa de Incentivo a Graduação e o Prouni oferecem descontos significativos nas mensalidades durante todo o curso. Programas de Parcelamentos e Financiamentos como o PEU, FIES, CREDIES e PRAVALER também proporcionam a tranquilidade que você precisa para ingressar no ensino superior.

Contato: (31) 3846-5500

O Unileste, por meio da Coordenadoria de Estágio Institucional, oferece e divulga inúmeras oportunidades de estágio, que propiciam a complementação do ensino e da aprendizagem. O Estágio é um importante instrumento de integração, em termos de treinamento na prática, de aperfeiçoamento técnico-cultural, científico e de relacionamento humano.

A monitoria é uma atividade acadêmica, em que um aluno auxilia o outro, sob a orientação de um professor. Visa intensificar a cooperação entre os professores e os estudantes nas atividades ligadas diretamente ao ensino, podendo estabelecer conexões com a pesquisa e a extensão. A atividade de monitoria poderá ser realizada mediante bolsa de estudo ou de maneira voluntária. Por isso, fique sempre atento aos editais. Clique aqui para saber mais!

O projeto contribui para a fortalecimento de um movimento cultural e a difusão da arte da interpretação. São desenvolvidas atividades com foco em temas sociais, culturais, políticas, entre outros, e apresentados esquetes e/ou espetáculos abertos à comunidade. Todos os estudantes do Unileste podem ser inscrever e participar. E aí, vamos participar? Ligue ou mande um e-mail pra gente: (31) 3846-5515 | gilson.souza@p.unileste.edu.br.

O Unileste, por meio do Laboratório de Inovação e Soluções Unileste (UNILAB), interage com a sociedade apresentando soluções inovadoras, de forma gratuita, para todos os tipos de negócios, transformando o mercado de trabalho e assessorando na gestão, produção e na prestação de serviços a empresas, ONGs e governos. O projeto possibilita aos estudantes a aprendizagem a partir de demandas e necessidades reais da sociedade e às empresas e organizações a solução de alguns de seus problemas. Clique aqui e conheça o projeto!