Igualdade Todos os Dias

Em 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher, uma data com raízes históricas e profundas de lutas e reconhecimento da mulher na sociedade.

Durante esta semana, a campanha Igualdade Todos os Dias nos convida a refletir sobre avanços e pautas atuais como, por exemplo, a situação de mulheres no mercado de trabalho.

Na busca pela igualdade de gênero, é fundamental que tanto as pessoas quanto as instituições sejam protagonistas e estimulem iniciativas que defendam e respeitem os direitos das mulheres. O Grupo UBEC orgulha-se de ter em seu quadro de educadoras que atuam nas diversas áreas e que constroem diariamente o sucesso de nossa instituição, sendo 54% dos educadores mulheres e 52% dos cargos de liderança ocupados por elas que exercem o importante papel na construção de uma cultura organizacional.

Clique aqui e leia a matéria completa.

Manifesto Unileste

Mais do que celebrar, o Dia Internacional da Mulher propõe uma reflexão. A reivindicação das mulheres por direitos civis, políticos e sociais acontece há séculos no Brasil e no mundo. Mesmo com significativas conquistas como, por exemplo, o direito ao voto e a sanção da Lei Maria da Penha e Lei do Feminicídio, a causa é contínua. Às mulheres que lutaram e contribuíram para tantas conquistas, nosso respeito e agradecimento.

A luta é diária e constante, na busca pela igualdade de gênero é fundamental que tanto as pessoas quanto as instituições sejam protagonistas e estimulem iniciativas que defendam e respeitem os direitos das mulheres, combatendo todo tipo de violência, preconceito e discriminação.

Clique aqui e confira o Manifesto Unileste na íntegra.

#ElesPorElas

O Movimento ElesPorElas, criado pela ONU Mulheres, é uma campanha global para engajar os homens na luta pela igualdade de gênero. A participação deles como agentes transformadores dos ambientes sociais em que vivem é fundamental para a promoção do empoderamento feminino e para combater as violências praticadas contra a mulher – contribuindo para a implementação de uma sociedade justa.

Um dos objetivos da iniciativa é alertar sobre comportamentos machistas presentes no dia a dia que passam batidos por parecerem “inofensivos”. Confira a denominação e explicação de alguns desses termos:

Manterrupting
Quando um homem interrompe constantemente uma mulher, de maneira desnecessária, não permitindo que ela consiga concluir sua frase.

Mansplaining
Quando um homem dedica seu tempo para explicar algo óbvio a uma mulher, de forma didática, como se ela não fosse capaz de entender.

Bropriating
Quando um homem se apropria da mesma ideia já expressa por uma mulher, levando os créditos por ela.

Gaslighting
É um dos tipos de conduta que leva a mulher a achar que está equivocada sobre um assunto, sendo que está originalmente certa. É um jeito de fazer a mulher duvidar do seu senso de percepção, raciocínio, memórias e sanidade.

Serviços

Centro de Atendimento Psicológico

O Centro de Atendimento Psicológico disponibiliza serviços gratuitos à comunidade interna e externa, oferecendo trabalhos clínicos como avaliação psicológica, orientação profissional, psicoterapias em diversas abordagens teóricas, aconselhamento psicológico e atendimentos individuais, em família e em grupo para crianças, adolescentes e adultos.

Contato
3846-5588 | napp@unileste.edu.br
Bloco B – Campus Coronel Fabriciano

Atendimentos
Segunda a sexta: das 13h às 22h

Núcleo de Prática Jurídica e Judiciária (NPJJ)

O Núcleo de Prática Jurídica e Judiciária (NPJJ) do Unileste contribui com a democratização do acesso à justiça, abrindo suas portas à população por meio do atendimento gratuito com serviços de orientação e acompanhamento jurídico. O atendimento é direcionado especificamente para pessoas que pretendem ajuizar ação na comarca de Coronel Fabriciano, nas áreas de Direito Penal e Direito Civil.

Contato
(31) 3846-5623 e (31) 3846-5790 | npjj@unileste.edu.br
Local: Rua Dr. Moacir Birro, 663, Centro – Coronel Fabriciano – MG

Agenda

Celebração pela vida das mulheres
Data: 08/03 (terça-feira)
Horário: 20h35
Local: Capela Santíssima Trindade (campus Fabriciano)

 

Denuncie

Central de Atendimento à Mulher – Ligue 108

A iniciativa, oferecida pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), é um canal de denúncia que funciona 24 horas por dia, durante todos os dias da semana. Por meio dele, em uma ligação gratuita e confidencial, as mulheres podem registrar denúncias de violações, além de receberem informações sobre direitos, amparos legais, redes de atendimento e acolhimento.

Ouvidoria Unileste
O Unileste não compactua, em qualquer circunstância, com atitudes e ações que promovem a desigualdade e que firam a dignidade e a integridade das mulheres. Por meio da Ouvidoria da instituição, você pode fazer sugestões, críticas, elogios, reclamações e denúncias relativas às atividades e funções do Centro Universitário em relação a esse e outros assuntos.

Telefone: (31) 3846-5641
E-mail: ouvidoria@unileste.edu.br

Atendimentos
Segunda-feira – das 9h35 às 11h35
Terça a quinta-feira – das 14h30 às 16h30
Sexta-feira – das 9h35 às 12h20