O Unileste

História


51 anos de tradição

Fundada em 1969 pela Congregação Padres do Trabalho, o Unileste sempre foi reconhecido como o Centro Universitário de referência na Região.

Com a missão de promover o desenvolvimento humano por meio da educação superior, a Instituição cresceu com o Vale do Aço e contribuiu dando condições para que os alunos pudessem realizar o sonho da graduação e se tornarem agentes transformadores da sociedade. Foram mais de seis mil profissionais formados nos últimos cinco anos.

Nestes 51 anos percorridos, o Unileste se tornou a maior e melhor instituição de ensino superior do Vale do Aço e um dos melhores Centros Universitários do estado de Minas, de acordo com o MEC, o Ranking do Guia do Estudante e o Ranking Universitário da Folha de São Paulo.

Hoje, com mais de 20 cursos de graduação nas áreas de comunicação, gestão e negócios, saúde, engenharias e educação, a Instituição ainda oferece cursos de pós-graduação e opções de formação e atualização profissional na modalidade Educação a Distância (EAD). Com dois campi, Coronel Fabriciano e Ipatinga, o Unileste contempla parque tecnológico atualizado, o maior acervo físico e digital de livros em suas bibliotecas (mais de 100 mil), Centro Esportivo, Teatro, auditórios, museu, capela e mais de 100 laboratórios para atividades acadêmicas.

Além disso, a Instituição utiliza metodologias de ensino inovadoras e ativas, incentiva a pesquisa, a extensão – hoje com mais de 40 projetos – e programas de intercâmbio universitário.

Missão, Visão, Princípios e Valores

Promover a formação contínua de cidadãos por meio da educação superior, pautada nos valores cristãos, éticos, solidários, na ação social, na diversidade cultural, na responsabilidade ambiental e na sustentabilidade institucional.

Em 2022, ser o melhor centro universitário de Minas Gerais, segundo os indicadores de avaliação do MEC, reconhecido em Minas Gerais por sua atuação inovadora na organização curricular focada nos alunos e baseada em diferentes metodologias ativas, articulado à iniciação científica, à pós-graduação e à extensão, pela presença significativa na comunidade e contribuição no desenvolvimento regional.

A atuação do Unileste é sempre pautada pela ética, integridade, transparência e respeito. Por isso, temos os seguintes princípios e valores:

 

Estrutura administrativa do Unileste

A organização administrativa do Unileste, que possui como base o Estatuto da entidade e normas legais, tem uma atuação pautada pela ética, qualidade, seriedade e responsabilidade com a gestão dos bens e das pessoas envolvidas, comunidade interna e externa.

Conheça nossa estrutura organizacional, que é composta por:

  • Órgãos colegiados da administração superior:
    • Conselho Universitário (CONSUN): órgão superior de natureza consultiva, deliberativa, normativa e disciplinar e instância final para todos os assuntos acadêmico-administrativos.
    • Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE): órgão colegiado da administração superior, de supervisão das atividades de ensino, pesquisa e extensão, possuindo atribuições deliberativas, normativas e consultivas, no âmbito de sua abrangência.
  • Reitoria e Pró-Reitorias: órgãos executivos da administração superior responsável pela gestão de todas as atividades do Unileste. A reitoria conta com duas pró-reitorias: Pró-Reitoria Acadêmica e de Pró-Reitoria de Administração.
  • Diretorias de Escolas: órgãos executivos da administração intermediária.
  • Coordenadorias de Curso: órgãos executivos da administração básica.
  • Conselhos de Curso e Núcleos Docentes Estruturantes: órgãos colegiados da administração básica.
  • Gerências e coordenações acadêmicas e administrativas: órgãos da administração suplementar e de apoio à atividade fim.
  • Comitê de Ética na Pesquisa (CEP) Humano e Animal: instância colegiada de abrangência institucional, que tem como finalidade acompanhar os projetos de pesquisa.
  • Comitê Assessor de Pesquisa (CAPE): assessora na análise, avaliação e classificação dos projetos de pesquisa e iniciação científica (IC), elaborados e submetidos pelos respectivos professores autores, auxiliando, assim, à Pró-Reitoria Acadêmica e à Coordenação de Pesquisa e IC nos processos de aprovação.
Genésio Zeferino da Silva Filho
Reitor
Marcelo Vieira Corrêa
Pró-reitor Acadêmico
Venício Elmar Soares de Oliveira Júnior
Pró-reitor de Administração
Denise Ribeiro Tuler
Secretária de Ensino Superior
Diretora da Escola Politécnica e da Escola de Ciências Sociais e Aplicadas
Maria Aparecida Assis
Diretora da Escola de Educação e Saúde
Carla de Arêdes Brum