O Unileste

História


54 anos de tradição

O Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais – Unileste, cresceu com o Vale do Aço e contribui dando condições para que os estudantes possam realizar o sonho da graduação e se tornarem agentes transformadores da sociedade. Ao todo, foram mais de seis mil profissionais formados nos últimos cinco anos.

Com a missão de promover o desenvolvimento humano por meio da educação superior, a Instituição, fundada em 1969 pela Congregação Padres do Trabalho, sempre foi reconhecido como o Centro Universitário de referência na Região.

Nestes 54 anos percorridos, o Unileste se tornou a maior e melhor instituição de ensino superior do Vale do Aço e um dos melhores Centros Universitários do estado de Minas, de acordo com o MEC, o Ranking do Guia do Estudante e o Ranking Universitário da Folha de São Paulo.

Hoje, com mais de 20 cursos de graduação nas áreas de comunicação, gestão e negócios, saúde, engenharias e educação, a Instituição ainda oferece cursos de pós-graduação e opções de formação e atualização profissional na modalidade Educação a Distância (EAD). Com dois campi, Coronel Fabriciano e Ipatinga, o Unileste contempla parque tecnológico atualizado, o maior acervo físico e digital de livros em suas bibliotecas (mais de 80 mil), Centro Esportivo, Teatro, auditórios, museu, capela e mais de 100 laboratórios para atividades acadêmicas.

Além disso, a Instituição utiliza metodologias de ensino inovadoras e ativas, incentiva a pesquisa, a extensão – hoje com mais de 20 projetos – e programas de intercâmbio universitário.

 

Missão, Visão, Princípios e Valores

Promover a formação contínua de cidadãos por meio da educação superior, pautada nos valores humanos e cristãos.

Em 2027, estar entre os três melhores centros universitários de Minas Gerais, segundo os indicadores de avaliação do MEC, reconhecido em Minas Gerais por sua atuação inovadora na organização curricular focada nos estudantes e baseada em diferentes metodologias de ensino, iniciação científica, à pós-graduação e extensão, pela presença significativa na comunidade e contribuição no desenvolvimento regional.

A atuação do Unileste é sempre pautada pela ética, integridade, transparência e respeito. Por isso, temos os seguintes princípios e valores:

 

Estrutura administrativa do Unileste

A organização administrativa do Unileste, que possui como base o Estatuto da entidade e normas legais, tem uma atuação pautada pela ética, qualidade, seriedade e responsabilidade com a gestão dos bens e das pessoas envolvidas, comunidade interna e externa.

Conheça nossa estrutura organizacional, que é composta por:

  • Órgãos colegiados da administração superior:
    • Conselho Universitário (CONSUN): órgão superior de natureza consultiva, deliberativa, normativa e disciplinar e instância final para todos os assuntos acadêmico-administrativos.
    • Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE): órgão colegiado da administração superior, de supervisão das atividades de ensino, pesquisa e extensão, possuindo atribuições deliberativas, normativas e consultivas, no âmbito de sua abrangência.
  • Reitoria e Pró-Reitorias: órgãos executivos da administração superior responsável pela gestão de todas as atividades do Unileste. A reitoria conta com duas pró-reitorias: Pró-Reitoria Acadêmica e de Pró-Reitoria de Administração.
  • Coordenadorias de Campi: órgãos executivos da administração intermediária.
  • Coordenadorias de Curso: órgãos executivos da administração básica.
  • Conselhos de Curso e Núcleos Docentes Estruturantes: órgãos colegiados da administração básica.
  • Coordenações acadêmicas e administrativas: órgãos da administração suplementar e de apoio à atividade fim.
  • Comitê de Ética na Pesquisa (CEP) Humano e Animal: instância colegiada de abrangência institucional, que tem como finalidade acompanhar os projetos de pesquisa.
  • Comitê Assessor de Pesquisa (CAPE): assessora na análise, avaliação e classificação dos projetos de pesquisa e iniciação científica (IC), elaborados e submetidos pelos respectivos professores autores, auxiliando, assim, à Pró-Reitoria Acadêmica e à Coordenação de Pesquisa e IC nos processos de aprovação.
Genésio Zeferino da Silva Filho
Reitor
Marcelo Vieira Corrêa
Pró-reitor Acadêmico
Venício Elmar Soares de Oliveira Júnior
Pró-reitor de Administração
Denise Ribeiro Tuler
Secretária de Ensino Superior
Elizabete Serra Negra
Coordenadora do Campus Coronel Fabriciano
Carla de Arêdes Brum
Coordenadora do Campus Ipatinga