2009 – Unileste Cidadã

Professor Coordenador: REGINA LUCIA DE SOUZA
Curso: Psicologia

Resumo
Evento científico promovido pelo curso de Psicologia que visa discutir a inserção do psicólogo na área das políticas públicas, tanto via de produção de conhecimento quanto de atuação profissional.

Professor Coordenador: CLAUDIA MARCIA COUTINHO DIAS
Curso: História

Resumo
O projeto tem por objetivo reconstruir a história do Legislativo de Timóteo e da micro historia da cidade, bem como inventariar, organizar o acerco do mesmo desde a emancipação até os dias atuais.

Professor Coordenador: MARIA APARECIDA PERROUT SUHETT F REIS
Curso: Geografia

Resumo
Em atendimento às constantes solicitações de Escolas Públicas e Privadas do Vale do Aço, bem como em cumprimento às vinte horas de atividades de Práticas de Ensino extra-classe inserida no currículo da disciplina Prática de Ensino em Geografia, desenvolve-se este Projeto, com o propósito de coordenar ações pedagógicas extensionistas direcionadas a alunos e professores da Educação Básica, visando o aprofundamento de estudos e a construção de conhecimentos discentes e docentes, contribuindo com a melhoria da educação no Vale do Aço, através de ações pedagógicas ministradas por professores e/ou alunos do curso de Geografia.

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
A Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste-MG é um projeto de extensão que privilegia conjuntamente o estágio supervisionado do Curso de Educação Física, atendendo a crianças e jovens com um mínimo de 6 anos que, integrando o grupo até os 12, poderá continuar na prática das atividade ginásticas sem limite de idade, enquanto puder se dedicar aos treinamentos. Estes são oferecidos pelos estudantes do curso de Educação Física sob orientação docente, envolvendo atividades educativas e socializadoras através das técnicas da ginástica artística, de trampolim, ginástica geral e atividades circenses.

Professor Coordenador: CASSIO DE LUCENA CARVALHO
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
Serão escolhidos trabalhos de alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo do UnilesteMG para publicação, quinzenalmente, no jornal ‘Casa & Construção’, que é encartado no jornal Diário do Aço.

Professor Coordenador: CARLA PAOLIELLO
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
Conforme detalhado a seguir, é objetivo geral deste projeto efetivar o Artesanato de Referência Cultural como forma de extensão universitária, interrelacionando-o com a cultura regional, incentivando sua preservação e a melhoria da qualidade de vida das comunidades carentes do Vale do Aço, em especial no Bairro Nova Esperança em Ipatinga. Pretende-se valorizar culturalmente os produtos, levando em consideração um processo criativo onde os produtos adquirirem temas individuais e possibilitando a introdução de um maior valor agregado ao trabalho artesanal.

Professor Coordenador: CARLOS AUGUSTO PORCARO
Curso: Educação Física

Resumo
Em programas de condicionamento físico, a avaliação física é utilizada para a obtenção de informações a respeito da condição do indivíduo, a fim de se desenvolver uma correta prescrição para o aprimoramento da aptidão física. O objetivo desse projeto é realizar avaliações funcionais e antropométricas em indivíduos da comunidade, alunos e funcionários do Unileste-MG.. Para isso, os testes serão aplicados e registrados em softwares de avaliação específicos, formando um banco de dados para a emissão de relatórios para os avaliados e também ser usado em publicações científicas.

Professor Coordenador: ALINE CRISTIANE LEMOS FERREIRA
Curso: Psicologia

Resumo
Este trabalho tem como objetivos realizar a Avaliação Psicológica dos Profissionais de Segurança do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, bem como possibilitar aos alunos de Psicologia a consolidação de conhecimentos a cerca de Avaliação Psicológica e sobre o PMK (Psicodiagnóstico Miocinético), além de possibilitar a validação da correção do PMK através de máscaras. Para tanto, os alunos do Curso de Psicologia do UnilesteMG receberão treinamento em Avaliação Psicológica, farão a aplicação do PMK, bem como Entrevistas e Testes de Atenção. Será realizada a análise do material e avaliada a possibilidade de continuidade no exercício da função (trata-se de Avaliação Psicológica Periódica que os profissionais de segurança precisam periodicamente se submeter, por exigência da Polícia Federal para atuação nesta função). Posteriormente os PMKs serão corrigidos por régua e por máscaras e serão comparadas as duas formas de correção visando a validação da correção do PMK por máscaras.

Professor Coordenador: MARY LUCY MOREIRA
Curso: Farmácia

Resumo
O projeto será realizado pelos alunos do 5º período como parte das atividades da disciplina de Farmacotécnica I, onde farão uma busca das principais notícias e eventos da comunidade acadêmica, além dos acontecimentos regionais e nacionais ligados a saúde e/ou a farmácia. Com as notícias confeccionarão um boletim informativo para ser distribuídos na comunidade acadêmica e em algumas farmácias da cidade.

Professor Coordenador: MARIA APARECIDA PERROUT SUHETT F REIS
Curso: Geografia

Resumo
Através de conversa informal com professores e alunos da rede estadual de ensino, percebe-se que muitos jovens que estão inseridos nessa realidade escolar, sentem-se distantes da possibilidade de cursar uma faculdade. Acredita-se que o contato direto dos estudantes do Ensino Médio com outros jovens universitários que vivem a mesma realidade desses alunos possa incentivá-los a contemplar um futuro mais promissor e mais concretizável do que eles, talvez, imaginam. Diante dessa questão e do compromisso que o UNILESTE-MG tem com a comunidade na qual está inserido, e ainda, do cumprimento das vinte horas de Práticas de Ensino extra-classe, inseridas no currículo da disciplina Prática de Ensino em Geografia, este projeto tem como propósito a integração do ensino, pesquisa e extensão, atendendo aos objetivos de produzir, refletir e difundir o conhecimento acadêmico junto às escolas parceiras, através oferta de práticas pedagógicas, como: palestras, oficinas e visitações aos laboratórios do curso de Geografia., contribuindo para formar novas gerações de profissionais reflexivos, críticos, conscientes, capazes de atuar na sociedade, modificando-a

Professor Coordenador: ROBESIO TEIXEIRA GOMES
Curso: Administração

Resumo
Prestação de serviço de consultoria a pequenos empreendedores e empreendimentos nas áreas administrativa, financeira e contábil. A consultoria se dará por meio de alunos e professores das disciplinas Desenvolvimento gerencial II e III. Inicialmente é realizado um diagnóstico junto ao pequeno empresário visando identificar os problemas em questão, para em uma outra etapa, estudar e propor ações que minimizem ou eliminem o referido problema. As empresas que fazem parte do projeto são previamente cadastradas e destinadas a grupos específicos de alunos. Cada grupo de 5 alunos é responsável por uma empresa ou solução de um problema, sendo coordenada por uma docente. A medida que os trabalhos forem se apresentando e solicitado novas demandas poderão ser requisitados participantes de outras áreas de estudo da UnilesteMG, como Arquitetura, Jornalismo e Publicidade, Psicologia, Engenharia, entre outros.

Professor Coordenador: MARIZA APARECIDA ALVES
Curso: Fisioterapia

Resumo
A reabilitação cardíaca é um meio segura e eficaz de melhorar a capacidade funcional dos pacientes cardíacos. De modo geral, a reabilitação cardíaca exerce o papel importante na compreensão das doenças coronarianas pelos pacientes que apresentam evento coronário. Reabilitação cardíaca possui efeitos benéficos pois leva a um ganho de condicionamento com melhora dos níveis de lipídios sanguíneos, obesidade, características comportamentais e parâmetros da qualidade de vida. A abordagem da reabilitação cardíaca tem sido multidisciplinar, incluindo a atividade física regular, processos educacionais que englobam ensinamentos nutricionais, psicológicos e aspectos sociais.

Professor Coordenador: VALMIR DIAS LUIZ
Curso: Engenharia Mecânica

Resumo
O projeto constitui-se de um curso de práticas de soldagem envolvendo operações de soldagem, montagens de caldeiraria e trabalhos de serralheria, e operações de usinagens diversas, tais como: torneamento, plainamento, furação, fresamento e ajustagem.

Professor Coordenador: MICHELLE CARVALHO MAIA
Curso: Ciências Biológicas

Resumo
O grau de domiciliação de uma população de vetores é medido pela intensidade da relação entre essa população e a humana.o comportamento da população humana exerce pressão seletiva sobre a população do vetor no processo de domiciliação. Há muito que se conhecer sobre os hábitos das populações humanas às suas necessidades, para facilitar a motivação dos indivíduos e dessa forma obter maior participação e co-responsabilidade na prevenção de epidemias. Conhecer as principais doenças transmitidas por vetores, identificar potenciais criadouros e estudar alternativas para eliminá-los são tarefas importantes que deve ter a ajuda da comunidade. Portanto, surge a necessidade de intervenções educativas em âmbito escolar e familiar por equipes multiprofissionais, visando reestruturar e modificar certos hábitos comportamentais, que contribuem para os agravos à saúde humana. O presente projeto tem como objetivo desenvolver um trabalho informativo sobre as principais doenças transmitidas por vetores,sua ocorrência, modo de transmissão e verificar quais são as estratégias de controle adotadas atualmente e discutir como a comunidade pode ajudar nesse controle. Os projeto será desenvolvido em escolas da região do Vale do Aço, tendo como público alvo escolares, educadores e responsáveis. Os alunos dos cursos de Ciências Biológicas e Enfermagem irão se dividir em grupos de 4 e cada grupo ficará responsável por uma região.Para a realização do projeto, os alunos deverão confeccionar cartazes, folders informativos, fantoches para a realização de palestras e teatro. Além disso, os alunos levarão exemplares dos vetores, como barbeiros, caramujos, carrapatos, entre outros.

Professor Coordenador: MARLUCE TEIXEIRA ANDRADE QUEIROZ
Curso: Engenharia de Produção

Resumo
Através do projeto intitulado “Educação no trânsito: Ferramenta para a vida”, a equipe executora formada por discentes e docentes do UNILESTE, objetiva contribuir para a redução dos altos índices de acidentes do trabalho relacionados com o trânsito na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), Minas Gerais (QUEIROZ et al, 2007 e QUEIROZ et al, 2008). É proposta a aplicação de treinamentos educativos nos espaços laborativos e palestras nas escolas de ensino médio profissionalizante. Outra atividade que será implementada é a orientação quanto ao recebimento do seguro obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) em posto de serviço estabelecido nas dependências do UNILESTE. Considerando-se a característica de intensa interlocução com a comunidade é proposta a aplicação de questionários e entrevistas de tal forma a identificar as principais dificuldades vivenciadas pela comunidade em relação ao trânsito. A característica multidisciplinar da equipe executora deverá garantir a aplicação das atividades educativas e o tratamento científico dos dados coletados. Os resultados então obtidos serão empregados para o delineamento das medidas corretivas que devem ser analisadas e aplicadas pelos gestores públicos. Ressalta-se que já foram iniciados os primeiros contatos com empresas regionais, escolas, Associações de Moradores de Bairros (AMB) e Organização Não Governamental – Pessoas Interessadas em Mudanças (ONG – PIM)(Anexo II).

Professor Coordenador: BETINNA ALMEIDA DE TASSIS
Curso: Administração

Resumo
Montagem de uma feira contendo mostra de entidades e ONGS nas áreas de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, câncer e dengue, entre outras.Fazem parte do evento, ainda, atividades lúdicas ligadas à recreação infantil, apresentações artístico-culturais e gastronomia regional, corte de cabelo, aferição e orientações sobre sobre hipertensão e diabetes, câncer, glicose, oferta de hemograma a preço popular, feira de alimentos funcionais, atividades de animação turística, balcão de informações turísticas, escalada em árvores.

Professor Coordenador: MARIA LUCIANA BRANDAO SILVA ASSIS
Curso: História

Resumo
O projeto ENCONTROS COM A HISTÓRIA está integrado às atividades e utilização do Laboratório de Ensino e Pesquisa em História. Este projeto constitui-se de duas partes: atividades acadêmico-pedagógicas cotidianas, realizadas no LEPH e as atividades/ eventos programados realizados no decorrer dos semestres letivos. As duas dimensões de atividades têm por objetivo promover uma interação entre Ensino Superior e Educação Básica, entre professores deste nível de ensino e graduandos do curso de História, e contribuir para a formação profissional de todas as pessoas nele envolvidas. A I e II Feira de Livros, os Encontros com Professores da Educação Básica, Oficinas da História e o Encontro com Alunos Egressos são algumas das atividades presentes no projeto. O projeto pretende atender às demandas e expectativas dos graduandos em sua formação e ao mesmo tempo, contribuir os professores tenham a oportunidade de, participando das atividades e eventos, realizarem reflexões sobre as questões inerentes à cultura escolar e à sua prática pedagógica, essenciais à uma atuação docente consciente e comprometida com uma educação de qualidade

Professor Coordenador: ROBERTO ALVES CALDEIRA JUNIOR
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O projeto prevê a formatação, organização e viabilização de dois eventos programados para acontecer no ano de 2009, um a cada semestre. O primeiro evento é o 1º FÓRUM VALE DO AÇO SUSTENTÁVEL, que busca abrir um canal de discussão com a comunidade regional sobre o desenvolvimento urbano do Vale do Aço, em sintonia com as perspectivas de expansão e integração dos núcleos urbanos constituídos e seus efeitos sobre a sustentabilidade ambiental e econômica regional. O segundo evento é o 4º COLÓQUIO DE ARQUITETURA EM AÇO, que consiste na apresentação de pesquisas e atividades de extensão realizadas no curso de Arquitetura e Urbanismo e palestras ministradas por convidados de projeção nacional que tenham relação com o uso do aço no design e na arquitetura.

Professor Coordenador: ADRIANA DOS SANTOS
Curso: Farmácia

Resumo
fAs atividades desenvolvidas nas parcerias universidade-comunidade são um mecanismo viável para implementar os programas de promoção à saúde. Um elemento chave para o sucesso dessas parcerias é a ênfase na capacidade de construção e aprendizado do acadêmico. Levando em consideração a relevância das parcerias comunidade-universidade, as ações em saúde e o êxito deste projeto em anos anteriores, o mesmo torna-se de suma importância para todos os atores sociais envolvidos. O projeto tem o objetivo de promover à saúde nas comunidades de Coronel Fabriciano-MG através de tendas temáticas com orientações em áreas específicas. As atividades serão desenvolvidas pelos alunos regularmente matriculados na disciplina Estágio Supervisionado I no 5º período do curso de farmácia através de orientações sobre saúde/doença em tendas montadas em diferentes bairros do município. Espera-se que este projeto aumente de forma contínua o número de pessoas orientadas, permita melhorias na qualidade de vida da população e possibilite uma construção mais ampla do aprendizado pelo aluno.

Professor Coordenador: MARIZA APARECIDA ALVES
Curso: Fisioterapia

Resumo
Em todo o mundo, em 1985, estavam estimados 30 milhões de diabéticos,este número subiu para 135 milhões em dez anos e espera-se que atinja os 300 milhões em 2025. (NEVES,PEREIRA 2002). As doenças crônico-degenativas relacionam-se, portanto, condições de vida, trabalho e consumo da população, gerando atenções psicossociais e, consequentemente, o desgaste e a deterioração orgânico-funcional, com especial sobrecarga dos sistemas nervoso, endócrino e cardiovascular. Neste contexto, um número cada vez maior de indivíduos com este padrão de afecções tende a compor a clientela dos serviços de saúde.(MARTINS, FRANÇA, KIMURA, 1996). O aumento de pessoas com doença crônica e o desenvolvimento de novos tratamentos e tecnologias que permitem conviver com estas doenças por períodos de tempo extremamente longos, senão mesmo toda a vida, o reconhecimento dos direitos do doente, bem como a necessidade de melhorar a tomada de decisão no contexto dos cuidados de saúde e de proceder a uma mais eficaz distribuição dos seus recursos, tornaram premente a necessidade de melhorar a qualidade de vida dos indivíduos que sofrem deste tipo de doenças. (SILVA, BENATTI 2003).

Professor Coordenador: CLAUDIA MARCIA COUTINHO DIAS
Curso: História

Resumo
O Centro de Referência Histórico – Cultural do Vale do Aço tem como finalidade, oferecer suporte técnico e informações que facilitem a localização, registro e divulgação à comunidade em geral os acervos históricos da região do Vale do Aço.

Professor Coordenador: FABRICIA SOUZA TEIXEIRA
Curso: Ciências Contábeis

Resumo
Este evento tem como objetivo integrar a comunidade acadêmica do Curso de Ciências Contábeis com os profissionais e alunos egressos do curso, promovendo a capacitação e atualização do público alvo do evento e divulgando o Curso de Ciências Contábeis do Unileste-MG com vistas ao Vestibular. Para isso serão realizadas palestras e mini-cursos no período de 10/04/2009 a 10/05/2009. As atividades previstas são todas ligadas à área das Ciências Contábeis.

Professor Coordenador: TASSO COIMBRA GUERRA
Curso: Educação Física

Resumo
O II Congresso de Ciências da Saúde, com o objetivo de discutir \\\\\\\”As Tendências da Saúde no Seculo XXI, são estimados a participação de cerca de 1600 participantes, incluindo professores, alunos, pesquisadores, gestores dos serviços de saúde, profissionais e lideranças da Saúde e outros

Professor Coordenador: JENS ERIK HANSEN
Curso: Ciências Contábeis

Resumo
O Curso de Ciências Contábeis oferece a condição para que seja feita a declaração de imposto de renda pessoa física daqueles contribuintes que não tem acesso a essa tecnologia, no intuito de atender aos anseios da população mais carente. Esse projeto tem também como objetivo propiciar que os alunos tenham contato com a prática e com o público através da realização das declarações de IRPF.

Professor Coordenador: ROBERTO ALVES CALDEIRA JUNIOR
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O curso de foi planejado para se desenvolver a partir de uma estrutura modular, onde o aluno possa ser inserido no ambiente computacional através da utilização de ferramentas de informática disponíveis, para posteriormente desenvolver as atividades de comunicação e representação técnica, utilizando sistema CAD. Serão utilizados programas básicos de computador de aplicação cotidiana, uso da internet e rede, uso de ferramentas computacionais de desenho assistido por computador (CAD). Serão apresentadas noções de geometria descritiva, desenho técnico de edificações e mecânico e normatização. Desta forma, o curso pretende atingir os seguintes objetivos: introduzir o aluno no ambiente da informática e do desenho assistido por computador, desenvolver a capacidade do aluno em trabalhar as possíveis representações de um projeto mecânico e de edificações utilizando como principal ferramenta o computador, orientar técnicas de desenho em 2D, apresentar, discutir e utilizar as normas da ABNT e outras para desenho técnico, incentivar o aluno a desenvolver sua própria metodologia para a representação de projetos de edificações e mecânico utilizando o computador, capacitar e qualificar o aluno para inserção no mercado de trabalho. A expectativa é favorecer a capacitação profissional, estabelecendo uma condição imediata de inserção no mercado de trabalho regional e permitindo uma melhoria de vida para os alunos selecionados e a inclusão social de suas respectivas famílias.

Professor Coordenador: ANIZAURA LIDIA RODRIGUES DE SOUZA
Curso: Psicologia

Resumo
Essa é uma proposta ampliada do projeto “Intervenção em Comunidade”, que vem se realizando via extensão, aprovado para esse semestre, e teve seu início em 2006, como projeto piloto. Recentemente ele foi indicado pelo UnilesteMG, para concorrer ao Prêmio Nacional dos 60 Anos de Educação em Direitos Humanos, categoria 4: modalidade de trabalho de extensão universitária envolvendo alunos. Atualmente, estamos aguardando o resultado da comissão julgadora previsto para novembro de 2008. As suas atividades estão centradas nas diretrizes que enfatizam planejamento participativo com todos os alunos envolvidos e com os moradores das comunidades para as quais ele está destinado, coordenadas para garantir um conjunto de intervenções organizadas, interligadas e voltadas para o objetivo principal de atenção à comunidade, capacitação para o trabalho, o rendimento e a economia sustentável. Ele se organiza em várias frentes para intervir com a estrutura, com os processos das comunidades envolvidas e com as suas relações com a sociedade maior. Visam também facilitar a ascensão social através do trabalho, dos projetos culturais, artísticos e profissionalizantes, garantindo a sua continuidade mesmo após a “alta” (autogestão da comunidade em que ela se “emancipa”, não necessitando da intervenção de terceiros). Sua ênfase está na elaboração de conhecimentos possibilitadores de transformação social e no treinamento de multiplicadores que possam contribuir para a autogestão dos moradores locais.

Professor Coordenador: JENS ERIK HANSEN
Curso: Ciências Contábeis

Resumo
Este evento tem como objetivo integrar a comunidade acadêmica do Curso de Ciências Contábeis com os profissionais e alunos egressos do curso, promovendo a capacitação e atualização do público alvo do evento e divulgando o Curso de Ciências Contábeis do Unileste-MG com vistas ao Vestibular. Para isso serão realizadas palestras e mini-cursos no período de 06/11/2009 a 07/11/2009. As atividades previstas são todas ligadas à área das Ciências Contábeis.

Professor Coordenador: FLORISBELA PIRES SAMPAIO RAYDAN
Curso: Educação Física

Resumo
O projeto busca desenvolver ações que visam ofertar atividades prazerosa e saudável para valorizar o tempo livre, através da realização de atividades físicas, esportivas e recreativas, além de promover a participação de alunos de graduação, oportunizando o intercâmbio teoria-prática e a qualificação profissional. As atividades serão realizadas na forma de campeonatos e outras formas padrões dos programas recreativos. O projeto tem como proposta atender doze comunidades

Professor Coordenador: VALDETE NUNES SILVA
Curso: Letras

Resumo
Projeto de realização e integração de atividades acadêmicas e culturais, visando potencializar o desenvolvimento humano através da realização de reflexões e troca de experiências entre os diferentes saberes que circulam no universo cultural, acadêmico e na Sociedade em geral

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
A Movimentum, Revista Digital de Educação Física do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (Unileste-MG), é uma divulgação eletrônica semestral, criada pelo Curso de Educação Física e Diretoria de Ciências da Saúde, aprovada pela Reitoria e de acesso gratuito, destinada a publicações de relatos de pesquisas elaborados por profissionais e alunos do curso de licenciatura/bacharelado e pós-graduação em Educação Física oferecidos pelo Unileste-MG, além de profissionais de outras instituições. Estes podem ser apresentados como artigos originais de pesquisas relevantes para as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por esta instituição e para a profissão do Educador Físico em geral, estando em conformidade com as normas de publicação do periódico. Para que a publicação da revista se mantenha em caráter contínuo, é preciso grande trabalho de um editor e um conselho editorial, ações estas descritas neste projeto.

Professor Coordenador: CARLA PAOLIELLO
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
Baseado na metodologia de natureza descritiva e também de visitas a campo, o projeto tem como objetivo geraliredesenhar ladrilhos hidráulicos usando da infra-estrutura existente na empresa localizada na Cidade do Menor.

Professor Coordenador: FATIMA NOGUEIRA GONCALVES DE SOUZA
Curso: Educação Física

Resumo
A dança surgiu há muitos séculos atrás quando os homens primitivos ainda buscavam seus primeiros movimentos na natureza. Nessa época, já expressavam seus sentimentos e emoções através de formas simples e elementares do movimento. Por ser uma arte presente em todos os lugares, consegue atingir diversos tipos de pessoas e classes sociais. E assim, ao longo de sua história, apresentou-se como uma arte contagiante que expressa emoções, desejos, interesses, sonhos ou realidade levando os bailarinos a mostrarem toda sua sensibilidade quando a interpreta. Este projeto é oferecido aos funcionários, docentes e discentes do Unileste MG e comunidade do Vale do Aço. Este projeto propicia aos praticantes momentos de lazer bem como interação com o meio acadêmico. São atendidos neste projeto em torno de cem pessoas. A relevância do projeto deve-se, entre outros fatores: favorecer um intercâmbio entre o grupo de dança do UnilesteMG com os grupos do circuito de dança do Vale do Aço. Promover através da vivência de aulas de dança, a interação do aluno do curso de Educação Física com a comunidade. O projeto é uma extensão com possibilidades de gerar pesquisa, atividades complementares, prática de ensino e unidade de negócio

Professor Coordenador: RICARDO JOSE RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
O projeto Núcleo de Musculação do UnilesteMG, privilegia conjuntamente o estágio supervisionado do Curso de Educação Física. Tem por objetivo principal proporcionar especificamente aos alunos da graduação em Educação Física e aos demais cursos da área da saúde a oportunidade de vivenciar na prática as ações que serão desenvolvidas no seu campo de trabalho. Com ações voltadas para o atendimento das comunidades internas e externa busca também oferecer uma prática de atividade física orientada pautada sobre os mais modernos conhecimentos científicos de treinamento. Atualmente O Núcleo de Musculação conta com um prof. Coordenador, um técnico e aproximadamente 145 alunos entre comunidade interna e externa. Para o próximo semestre, espera-se ampliar o número de participantes.

Professor Coordenador: FABRICIA SOUZA TEIXEIRA
Curso: Ciências Contábeis

Resumo
O Curso de Ciências Contábeis, através do projeto Orçamento Familiar, oferece à comunidade condições que ajudem a melhorar sua vida financeira e que possibilitem o planejamento financeiro futuro de maneira organizada com vistas à realização de planos, desejos pessoais, familiares e/ou profissionais. Esse projeto tem também como objetivo propiciar que os alunos tenham contato com a prática e com o público através da divulgação da metodologia.

Professor Coordenador: MICHELLE CARVALHO MAIA
Curso: Nutrição

Resumo
As parasitoses são consideradas um problema de saúde pública, pois geralmente estão relacionadas às precárias condições de saneamento, habitação e educação das comunidades. Têm alta prevalência em nosso país, principalmente na população pobre e em crianças, devido às precárias condições de saneamento básico, habitação e educação. Para um controle eficiente das doenças parasitárias são necessárias boas condições de habitação, saneamento básico, consumo de água potável e de alimentos higienizados, além da higiene pessoal e da educação sanitária. O presente projeto tem como objetivo desenvolver um trabalho informativo sobre as principais formas de infecção e de prevenção de verminoses com crianças, pais, educadores e manipuladores de alimentos, visando à conscientização da comunidade a respeito da sua saúde e controle das parasitoses humanas. O projeto será realizado em escolas dos municípios de Coronel Fabriciano e Ipatinga tendo como público-alvo crianças, pais, educadores e manipuladores de alimentos. Serão confeccionados materiais informativos, como cartazes, folders, banners e fantoches para a realização de palestras e teatro. O projeto tem uma grande importância uma vez que através dele, os alunos têm a possibilidade de aplicar seus conhecimentos adquiridos em sala de aula informando à população sobre doenças de grande importância na saúde pública.

Professor Coordenador: JOAO BATISTA DE OLIVEIRA VILAS BOAS
Curso: Psicologia

Resumo
Sua atuação acontece em diferentes níveis de intervenção de caráter preventivo, coletivo, abarcando distintos processos psicossociais e organizacionais, considerando as características das situações e dos problemas específicos em diversos contextos institucionais. Procura aliar a teoria com a prática em projetos desenvolvidos para entidades e sociedade em geral nas suas áreas de atuação.

Professor Coordenador: MARLUCE TEIXEIRA ANDRADE QUEIROZ
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
Através do projeto “Preservação Ambiental do Ribeirão Caladinho”, a equipe executora formada por discentes e docentes do Unileste, objetiva contribuir para a redução da poluição que afeta a qualidade das águas. Trata-se de um tributário do Rio Piracicaba, Minas Gerais, que se encontra em sua totalidade localizado em Coronel Fabriciano. É proposta o desenvolvimento de ações educativas com o objetivo de evitar a utilização do Ribeirão Caladinho como depositário de lixo urbano e animais mortos. As estratégias implicam na elaboração de panfletos educativos que serão utilizados para estabelecer o diálogo com a comunidade em seu núcleo familiar, associações de moradores, unidades de saúde e igrejas. Os graduandos serão envolvidos em todas as etapas do processo vivenciando diversos aspectos sociais, econômicos e ambientais. Além disso, será oportunizado o desenvolvimento de competências pessoais tais como, liderança, sensatez, organização, iniciativa, versatilidade e trabalho em equipe. Os mesmos deverão orientar e supervisionar as atividades dos alunos de ensino médio das escolas parceiras. Destaca-se que o trabalho implica em contribuir com a saúde da população. A proteção das águas superficiais tende a reduzir a proliferação de vetores de doenças de veiculação hídrica. Além disso, pretende-se a aplicação de questionários e entrevistas visando identificar pontos a serem otimizados em relação à coleta de lixo domiciliar, que serão repassados para os gestores públicos.

Professor Coordenador: ENY PAULA FERREIRA
Curso: Turismo

Resumo
Os programas recreativos são ações recreativas planejadas e estruturadas para determinadas demandas podendo ser realizados em escolas, associações, ruas, empreendimentos turísticos e de lazer. Sendo assim, os discentes da disciplina “Lazer – Animação Turística” organizam e realização momentos de lazer orientado para um público previamente selecionado. Para isso, é necessário a elaboração de projetos relativos a cada prática recreativa, assim como o planejamento e preparação de todos os recursos necessários (materiais e humanos) para a execução dos mesmos.

Professor Coordenador: MARLEY PEREIRA BARBOSA ALVIM
Curso: Pedagogia

Resumo
O projeto iniciou a partir da solicitação da Superintendência Regional de Ensino e da Fundação Arcelor Mittal Acesita, com objetivo de juntos oferecermos oficinas para os professores da rede estadual, que lecionam nas turmas que participam do Programa Acelerar para Vencer. O UnilesteMG, por meio de seus professores, trabalhou com oficinas de Educação Física, Geografia, Filosofia e Artes e História.

Professor Coordenador: BETINNA ALMEIDA DE TASSIS
Curso: Turismo

Resumo
Capacitação dos moradores interessados em receber turistas para hospedagem em suas residências, orientando quanto a aspéctos de higiene e limpeza, elaboração de cardápio de café da manhã rural, arrumação de camas, informações turisticas dos atrativos locais e hospitalidade no receptivo.

Professor Coordenador: FRANCISCO ANTONIO FERNANDES REINALDO
Curso: Sistemas de Informação

Resumo
O projeto Infosol: – contribui no processo de democratização da informação;; – oferece alternativas de viabilização para que as instituições que trabalham com jovens carentes; _ atua diretamente na formação da informática. A atuação do projeto consiste em : – suportar a elaboração de projetos de laboratórios de informática (hardware/software); – elaborar material pedagógico para os diferentes cursos; – preparar instrutores para os diferentes cursos.

Professor Coordenador: ROBERTO CEZAR DE ALMEIDA MONTE MOR
Curso: Engenharia Ambiental e Sanitária

Resumo
Os projetos em destaque serão desenvolvidos pelo programa do Internato Rural do Curso de Engenharia Sanitária e Ambiental do UnilesteMG. Neste programa os discentes do curso prestam serviço nas áreas de saneamento e meio ambiente em comunidades carentes. Os trabalhos serão coordenados integralmente pelos professores do curso. Os principais objetivos são: a elaboração de projeto básico conceitual de Estação de Tratamento de Esgoto para a população de pequenas cidades com recursos escassos; elaboração de Projeto de Sistema Simplificado de Tratamento de Esgoto para comunidades rurais; assessoria aos administradores de entidades filantrópicas à implantação de melhorias no Sistema de Abastecimento de Água e na Recuperação de Áreas Degradadas; Tratamento de Residuos; e um trabalho de Educação Ambiental visando a melhoria da qualidade de vida, como por exemplo um trabalho com objetivo de reduzir a proliferação do mosquito Aedes aegypti na comunidade de entorno do Centro Universitário. O desenvolvimento desses projetos deverá possibilitar a melhoria da qualidade de vida das populações beneficiadas, bem como fazer com que a comunidade acadêmica cumpra seu papel perante a sociedade na região. Assim, os projetos propostos deverão apresentar resultados no que tange o desenvolvimento regional, rural e urbano, solucionando problemas e melhorando a qualidade de vida daqueles que serão contemplados.

Professor Coordenador: HELISAMARA MOTA GUEDES
Curso: Enfermagem

Resumo
O curso de enfermagem do Unileste tem como meta a criação de uma Revista Científica, no primeiro semestre de 2008, e é de interesse do corpo docente que está meta seja alcançada. A Revista Enfermagem Integrada do Unileste-Mg consistirá em uma divulgação eletrônica semestral, criada pelo Núcleo de Trabalho de Conclusão de Curso, Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Diretoria de Ciências da Saúde, de acesso gratuito. Terá como objetivo o de publicar artigos científicos da área de Enfermagem, estendendo a área correlatadas, no sentido de promover o avanço do conhecimento nesses campos e para contribuir significativamente aos desafios da pesquisa e da prática em saúde; Divulgar pesquisas pertinentes na área da Enfermagem, de interesse das comunidades educacional, cultural, científica e tecnológica; Estimular o intercâmbio de informação científica entre as diversas sub-áreas da Enfermagem; Estimular a produção científica na Instituição e da região do Vale do Aço – MG. Espera-se que a produção advinda da revista possibilite a formação de um profissional elaborador de conhecimento tanto individual quanto social, que substitua a curiosidade de escutar pela de produzir e utilize a revista como uma forma de divulgar os dados a comunidade e desta forma contribua para mudar a realidade existente.

Professor Coordenador: ORCIONE APARECIDA VIEIRA PEREIRA
Curso: Nutrição

Resumo
Este projeto tem por objetivo disseminar a produção científica na área de Nutrição por meio de sua revista eletrônica semestral. Assim, o aluno terá a oportunidade de acompanhar e verificar como é todo o processo de divulgação, captação de artigos, organização e divisão dos mesmos, bem como a sua avaliação e sua posterior publicação. Espera-se com este projeto contribuir para a formação do acadêmico e contribuir para a consolidação do compromisso do curso no incentivo à construção do saber nas diversas áreas da Nutrição, numa proposta interdisciplinar e multidisciplinar.

Professor Coordenador: CASSIO DE LUCENA CARVALHO
Curso: Arquitetura e Urbanismo

Resumo
O evento visa a apresentação simultânea de todos os trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de estúdio do Curso de Arquitetura e Urbanismo, exposição da produção geral dos alunos, oficinas, bem como as bancas parciais dos trabalhos finais de graduação e de palestras de professores e profissionais da área. Evento já consolidado como prática pedagógica do Curso de Arquitetura e Urbanismo que proporciona a integração entre os alunos e professores de todos os períodos do curso além de se configurar como importante momento de visualização de um panorama geral do curso, de seus procedimentos didáticos, dos resultados alcançados e do estágio de maturidade e do nível de competência alcançado pelos seus alunos.

Professor Coordenador: HELOISA THOMAZ RABELO
Curso: Educação Física

Resumo
O Unilestegym é um festival de ginástica e dança que agrupa alunos de 3 disciplinas do Curso de Educação Física do Unileste-MG, com participação de docentes, discentes e comunidade. Os alunos desenvolvem coreografias como tarefa avaliativa das disciplinas, aplicando os conhecimentos teóricos adquiridos num trabalho prático que se transforma num evento de extensão à comunidade de grande energia e beleza.

Professor Coordenador: CARLOS IGNACIO
Curso: Engenharia de Materiais

Resumo
A utilização e o descarte de materiais reciclados de difícil comercialização tem preocupado cada vez mais a sociedade mundial, devido à vários fatores sociais e ambientais que tal fato acarreta. Os trabalhadores que atuam no processo de reciclagem apresentam quadros de precária inclusão social sem recompensa financeira compensatória. O surgimento de técnicas que visam agregar valor a resíduos plásticos é de total importância pois podem garantir melhores condições de vida para quem atua diretamente nos processos de reciclagem, e que deles dependem para sobrevivência. Esses materiais podem ser tratados e utilizados como fonte de energia, sendo utilizados como combustíveis em processos do segmento metalúrgico/siderúrgico, como o de redução de minério de ferro em Alto Forno.

Professor Coordenador: MARCELO VIEIRA CORRÊA
Curso: Pesquisa, Iniciação Científica e Extensão

Resumo
A semana de iniciação científica do UnilesteMG ocorre anualmente e tem o objetivo de oportunizar a alunos e professores a divulgação dos resultados dos projetos de pesquisa. No ano de 2009, a novidade será a realização conjunta da X Semana da Iniciação Científica e I Semana da Extensão do UnilesteMG. A Semana incluirá conferências de professores com experiência científica reconhecida e sessões de comunicação oral de trabalhos de extensão e iniciação científica e pesquisa. A proposta do evento é oportunizar um ambiente para a divulgação dos resultados de projetos de pesquisa, Iniciação Científica e Extensão reforçando a necessidade de indissociabilidade das atividades de ensino, pesquisa e extensão como processo de aprendizagem educacional.