2010 – Atenção a Criança e Adolescentes

Professor Coordenador: ADRIANA APARECIDA SOUZA AGUIAR
Curso: Letras

Resumo
A língua inglesa através dos contos de fadas é um projeto desenvolvido pelo Curso de Letras a fim de proporcionar aos alunos de escolas públicas a aprendizagem de uma língua estrangeira. O processo de ensino e aprendizagem é mediado por contos de fadas que são utilizados como pano de fundo para a elaboração das atividades. A partir dos personagens, cenários e desenvolvimento das histórias, uma série de situações reais de comunicação são propostas com o objetivo de desenvolver as habilidades de leitura, escrita, fala e compreensão oral.

Professor Coordenador: FLAVIA COSTA PINTO E SANTOS
Curso: Educação Física

Resumo
A Academia de Ginástica e Trampolins do Unileste-MG é um projeto de extensão do Curso de Educação Física que privilegia conjuntamente o atendimento à comunidade e o estágio supervisionado, recebendo crianças e jovens de 6 a 12 anos, que poderão continuar na prática das atividade ginásticas sem limite de idade, enquanto puder se dedicar aos treinamentos. Estes são oferecidos pelos estudantes do curso de Educação Física sob orientação docente, envolvendo atividades educativas e socializadoras através das técnicas da ginástica artística, de trampolim, ginástica geral e atividades circenses. Tais atividades acontecem no Bloco Q do Campus I do UnilesteMG, em Coronel Fabriciano, em um amplo ginásio com instalações adequadas equipamentos oficiais.

Professor Coordenador: GLORIA DIAS SOARES VITORINO
Curso: Letras

Resumo
AGÊNCIA DE LETRAMENTO é um projeto direcionado para a formação de jovens leitores, partindo do pressuposto de que é possível ensinar a leitura como prática social, e não apenas como atividade de análise do código escrito. Para isso, considera-se importante o conhecimento do contexto sociocultural dos alunos envolvidos no Projeto, bem como dos modos de produção, consumo e circulação dos textos valorizados na própria comunidade de origem. Dessa perspectiva, a leitura de livros, embora seja crucial no processo de formação do leitor, representa apenas uma parcela de nossas necessárias atividades de leitura do dia a dia. Por isso, nesta proposta, partimos do princípio de lemos muito mais, pois mesmo aqueles que não se dedicam à leitura de livros, leem placas de trânsito, legendas de fotografias, bulas de remédio, previsões meteorológicas, resultados esportivos, receitas médicas, entre tantos outros textos. Essa leitura denominada funcional cujo principal propósito é “obter informações básicas na vida cotidiana”, embora, na prática, seja necessária à sobrevivência, numa cultura grafocêntrica como a nossa, não tem se constituído como uma “ação valorizada pela sociedade, do ponto de vista intelectual” (SOARES, 2006), já que se presta apenas a exigências da própria organização socioeconômica. Este projeto se propõe, então, a lidar com um problema emergente: desenvolver o aluno para a cidadania crítica e para a participação plena nas práticas sociais.

Professor Coordenador: NILMA MARIA VARGAS LESSA
Curso: Nutrição

Resumo
Trata-se de um trabalho divulgativo e educativo, buscando informar ao público-alvo sobre as vantagens do aleitamento materno. As ações contemplam a divulgação e estímulo para aumentar a prevalência do aleitamento materno em nossa região.

Professor Coordenador: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
Este projeto busca constituir-se num espaço permanente de estudos e práticas investigativas e desenvolvimento de projetos com caráter interdisciplinar. Busca ainda resgatar a história dos brinquedos e brincadeiras infantis como forma de valorizar e promover a diversidade sociocultural, além de promover a formação continuada de professores e proporcionar práticas educativas para que as crianças possam desenvolver atividades lúdicas, de aprendizagem e de sociabilidade. As atividades, agendadas previamente, são desenvolvidas por meio de oficinas, jogos, brincadeiras, dentre outras. A partir de 2009, o projeto passa a ser desenvolvido também em hospitais e unidades de saúde buscando resgatar auto estima e competências acadêmicas de crianças e jovens em condições de internação hospitalar.

Professor Coordenador: MARIA DO ROSARIO DE FATIMA RODRIGUES
Curso: Psicologia

Resumo
O objetivo deste trabalho é propor uma intervenção, envolvendo os educadores de creche no reconhecimento das competências de bebês, a fim de promovê-las e prevenir eventuais transtornos no desenvolvimento infantil. Os encontros com os educadores partirão do pressuposto de que as trocas afetivas com os bebês, por meio dos sistemas de estimulação e trocas face-a-face, são fatores fundamentais para a promoção de todas as áreas do desenvolvimento infantil. Desde muito cedo é significativa a motivação que o bebê apresenta para o compartilhamento de experiências; o que parece estar baseado na responsividade mútua necessária para criar significados comuns. Será participante deste projeto um grupo de educadores. Os encontros serão realizados entre fevereiro de 2010 a novembro de 2010. Os encontros acontecerão uma vez por semana. Em se tratando especificamente dos encontros com os educadores de creche, serão privilegiados aspectos psicológicos da interação com os bebês e o acompanhamento do desenvolvimento infantil. Quanto a sua aplicação, acredita-se que o projeto propiciará, em linguagem simples e lúdica, informações importantes para reflexão dos educadores, de tal maneira que este venha a servir como suporte na reflexão da interação cotidiana com os bebês, bem como aproximar professores e alunos que estão em atendimento nos estágios da área da saúde. Configura-se também como um meio de formação complementar para os estudantes de psicologia que se envolverem com o trabalho.

Professor Coordenador: ADRIANA PEREIRA MEDINA STRACIERI
Curso: Nutrição

Resumo
O projeto tem como objetivo principal realizar educação alimentar e nutricional à crianças e adolescentes matriculados nas escolas da rede pública de ensino de Ipatinga, MG. A metodologia incluirá oficinas, palestras, debates, bem como momentos de orientação alimentar e nutricional. Pretende-se contribuir para a diminuição do incidência de obesidade e de transtornos alimentares (Anorexia e Bulimia Nervosas) entre as crianças e adolescentes.

Professor Coordenador: HIARA MIGUEL STANCIOLA SERRANO
Curso: Nutrição

Resumo
A desnutrição é a segunda causa de morte mais freqüente em menores de cinco anos de idade em países em desesenvolvimento. Apresenta origem multicausal e complexa, encontrada principalmente em situações de pobreza caracterizada pela ingestão insuficiente de alimentos, fome ou por determinadas doenças. A implantação de medidas intervencionistas são necessárias para prevenir que o processo de desnutrição se instale ou para melhorar o estado nutricional das crianças. Assim o projeto tem como objetivo promover ações de educação nutricional com pais ou responsáveis das crianças assistidas pela creche, com o intuito de melhorar as condições de saúde destas. Para isso serão trabalhados os conceitos de grupos de alimentos, pirâmide alimentar, alimentação saudável e de baixo custo, manipulação e higiene dos alimentos através de atividades lúdicas e palestras.

Professor Coordenador: MARLEIDE MARQUES DE CASTRO
Curso: Psicologia

Resumo
Trata-se de um projeto de orientação afetivo-sexual, realizado através do curso de psicologia do Unileste, junto a adolescentes estudantes das últimas séries do ensino fundamental de escolas públicas do Vale do Aço. O trabalho tem o objetivo de propiciar aos adolescentes informações, conscientização, esclarecimento e reflexões acerca da sexualidade e afetividade. A metodologia baseia-se nas oficinas de dinâmica de grupo, onde são realizados encontros semanais de uma hora e meia de duração, somando um total de oito encontros com cada grupo. Cada grupo é formado por uma média de quinze alunos e coordenado por uma dupla de alunos extensionistas. O planejamento de cada encontro é executado de forma flexível, ou seja, os facilitadores se preparam para a ação a partir de um planejamento global prévio onde antecipa temas e estratégias, entretanto, ficam atentos e respeitam os temas levantados pelo grupo no desenrolar de cada encontro.

Professor Coordenador: EDNA DA PENHA MARTINS OLIVEIRA
Curso: Pedagogia

Resumo
O Projeto visa fortalecer as práticas de cuidado e educação nas instituições de Educação Infantil, por meio da formação continuada de professoras e coordenadores que atuam em creches nas cidades de Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Timóteo. Essa proposta se consolida a a partir de oficinas e mini-cursos, como também, o acompanhamento do processo de elaboração de proposta pedagógica para crianças de 0 a 3 anos.Para tal conta a participação de três docentes dos cursos de Pedagogia e Psicologia e discentes desses cursos e matriculados em disciplinas afins, que são responsáveis pela execução da proposta.

Professor Coordenador: EVA MARIA DOS REIS GOMES
Curso: Psicologia

Resumo
O Projeto de Fortalecimento de Família: Intervenção em Contextos de Grupos Familiares de Crianças e Adolescentes com Queixas Diversificadas é uma proposta de extensão de iniciativa do curso de Psicologia do Centro Universitário do Leste de Minas Gerias – Unileste MG. Tem como finalidade promover a qualidade da relação familiar através de um conjunto de ações integradas planejadas para produxir contextos de aprendizagem das novas formas de atuação dos mesmos mediante contexto de queixas parentais diversificadas. O Projeto é composto de duas propostas complementares, psicoterapia comportamental com família e Capacitação para o exercício das práticas educativas parentais. Destina-se ao público de 40 famílias de crianças e ou adolescentes que apresentam queixas diversificadas oriundas dos programas de proteção social básica e especial dos municípios Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso.

Professor Coordenador: SHYRLLEEN CHRISTIENY ASSUNCAO ALVES
Curso: Psicologia

Resumo
Identidade e Cidadania na Adolescência: Uma Abordagem Psicossocial é uma proposta de intervenção psicossocial com adolescentes através da metodologia das oficinas de dinâmica de grupo realizada por alunos do curso de Psicologia do Unileste-MG e tem como objetivo possibilitar o desenvolvimento pessoal e social de adolescentes através do autoconhecimento, da construção da identidade, dos valores e motivações em busca da promoção da saúde biopsicossocial e a adoção de um estilo de vida consciente com o exercício da cidadania e as questões éticas da sociedade. Destina-se aos adolescentes com idade entre 12 a 17 anos estudantes de escolas públicas da região do Vale do Aço – MG, sendo realizada nas dependências destas escolas e/ou na Fundação AcelorMittal.

Professor Coordenador: EDNA DA PENHA MARTINS OLIVEIRA
Curso: Pedagogia

Resumo
O Laboratório de Experiências de Aprendizagem (LEA) é um espaço que desenvolve atividades formadoras e integradas. E ainda, é um espaço de experiências de aprendizagem, ludicidade e objetiva o atendimento à criança. É também um espaço de discussão, de intervenção pedagógica e de pesquisa acadêmica, no sentido de compreender como a criança aprende, a sua relação com o lúdico, articulando metodologias de trabalho que possam contribuir tanto para o desenvolvimento da criança como o crescimento do profissional que atua na área da educação. Tem por objetivo criar um espaço para desenvolver experiências de ensino e aprendizagem, favorecendo a articulação entre teoria e prática.

Professor Coordenador: GLORIA DIAS SOARES VITORINO
Curso: Letras

Resumo
O projeto “LABORATÓRIO DE PRODUÇÃO DE TEXTOS” tem como principal objetivo acompanhar o processo de aquisição da escrita de alunos que manifestem algum tipo de limitação e/ou dificuldade em relação a esse aspecto da língua/linguagem, a tal ponto de comprometer sua plena inserção nas demais disciplinas e atividades escolares. O trabalho é realizado por meio de oficinas de produção de textos, que, por sua vez, são organizadas com base em princípios sociointeracionistas de linguagem, a partir dos quais considera-se a possibilidade de se conceber a escrita como uma atividade cuja função é, sobretudo, sociocomunicativa. As oficinas são elaboradas sob acompanhamento do professor-coordenador e implementadas por monitores, graduandos do curso de Letras, os quais reúnem-se, semanalmente, com o intuito de preparar as atividades propostas para cada uma das oficinas, bem como para discutir e analisar dificuldades decorrentes do próprio processo de produção escrita. As oficinas são oferecidas semanalmente e/ou quinzenalmente, a depender da disponibilidade da instituição acolhedora, dos alunos inscritos e dos monitores. Espera-se com este trabalho contribuir para que os alunos atendidos melhorem não somente a qualidade da escrita, mas também desenvolvam sentimentos de pertencimento e inclusão à esfera social na qual se circunscrevem ou àquela a que desejam ter acesso.

Professor Coordenador: STELA MARIS BRETAS SOUZA
Curso: Pedagogia

Resumo
É fato consumado que fazemos parte de uma nova era, de um novo tempo… Novo milênio. A sociedade passou por muitas transformações ao longo das últimas décadas com a universalização de informações, a descoberta de novos saberes científicos, o desenvolvimento da tecnologia. Tudo contribuindo e permitindo ao homem novas possibilidades para que a engenharia humana edificasse uma sociedade verdadeiramente plena e feliz. Ainda que todos os esforços não estejam voltados para a ação de um mundo mais harmônico, grande parte da sociedade conspira no sentido de promover e transformá-la para que todos possam viver com dignidade, sendo respeitados ainda que pela diferença. Nesse movimento de mudanças, discute-se num contexto de mundo a inclusão social, o que nos permite refletir sobre a diversidade, acreditando que ela possa fortalecer a sociedade no caminho da busca por um novo tempo prevalecendo assim a solidariedade humana. Na dinâmica pela conquista dos direitos e da inclusão social, grupos específicos discutem na atualidade sobre a qualidade de vida das pessoas com deficiência ou com necessidades especiais, cujo crescente interesse é desmistificar ao longo da história idéias equivocadas que associam essas pessoas à “fragilidade, limitação, incompetência, ócio” dentre outras.

Professor Coordenador: SHYRLLEEN CHRISTIENY ASSUNCAO ALVES
Curso: Psicologia

Resumo
Orientação Profissional, Desenvolvimento de Carreira e Educação para o Trabalho para alunos de escolas públicas do Vale do Aço é um projeto de intervenção psicossocial na área da Orientação Profissional e Carreira que busca oferecer um espaço de reflexão e informação a fim de facilitar o processo de escolha profissional de adolescentes do ensino médio realizado por alunos do curso de Psicologia do Unileste-MG e tem como objetivos propiciar o auto-conhecimento enfatizando os desejos, as capacidades e potencialidades, assim como os fatores influenciadores em sua escolha profissional, oferecer reflexão e informações acerca das profissões, das universidades e sobre os processos de formação profissional, além do mercado de trabalho, desenvolver habilidades nos orientandos para planejarem suas carreiras, a entrada no mercado de trabalho, elaboração de currículo, condutas em entrevistas de seleção profissional, além de auxiliar na resolução das dificuldades encontradas no momento da escolha profissional. Este projeto é destinado aos alunos do ensino médio que estão se preparando para o ingresso no mercado de trabalho e/ou ensino superior, sendo realizado nas dependências das escolas públicas de ensino médio da região do Vale do Aço.

Professor Coordenador: LILIAN COELHO HERINGER
Curso: Fisioterapia

Resumo
O constante desenvolvimento tecnológico associado aos cuidados obstétricos e neonatais tem propiciado maior sobrevida de lactentes prematuros de baixo peso. Bebês de alto risco geralmente provêm de uma gestação de risco. Estas gestações são aquelas nas quais existem fatores que aumentam a probabilidade de aborto, prematuridade, morte fetal, retardo do crescimento intra-uterino, mal-formações congênitas, doença fetal ou neonatal, retardo mental e retardo do desenvolvimento. O Follow up de Recém-nascido de Risco tem como objetivo identificar os recém nascidos com fatores de risco para suspeita de atraso no desenvolvimento, acompanhar os recém nascidos para detecção e intervenção profilática e/ou terapêutica o mais precoce possível, verificar os resultados a longo prazo dos cuidados intensivos neonatais e dar suporte a família num período tão delicado, esclarecendo, apoiando e facilitando vínculos. O projeto visa acompanhar o crescimento e desenvolvimento motor de crianças nascidas prematuras em Ipatinga-MG. Os discentes do projeto irão avaliar os movimentos voluntários, analisar os padrões de marcha e de postura destas crianças. Quando detectado algum atraso no desenvolvimento, através da aplicação da “Alberta Infant Motor Scale” (AIMS), estas crianças receberão um acompanhamento longitudinal, com atendimentos fisioterapêuticos assim como orientações aos pais e cuidadores.

Professor Coordenador: EDNA DA PENHA MARTINS OLIVEIRA
Curso: Pedagogia

Resumo
Em atendimento à solicitação do Instituto Camargo Corrêa, o Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, por meio de sua área de extensão e do curso de Pedagogia, propõe este projeto, que visa ações de cunho educativo, no sentido de promover um trabalho efetivo nas creches no que se refere ao desenvolvimento de atividades lúdicas para que a criança possa desenvolver-se nos aspectos cognitivo, social e afetivo; formação continuada dos profissionais e ações educativas de caráter preventivo, junto à comunidade.Considerando a importância das práticas educativas, promotora de cidadania, a creche deverá oferecer meios eficazes para que cada criança compreenda os fatos naturais, as ações humanas, sua responsabilidade com o meio ambiente, bem como o cuidado consigo mesma. É fundamental que cada criança desenvolva integralmente, considerando os aspectos afetivo, social, cognitivo e motor, colaborando para a construção de um espaço socialmente justo, em um ambiente saudável. Acreditando na responsabilidade social como compromisso maior, o Unileste-MG, propõe a realização de cursos de capacitação em Educação Ambiental, Organização do Trabalho Pedagógico nas Creches, Educação Para Trânsito, Higienização e Nutrição, Gestores de Creches e Letramento Digital, bem como atividades socioeducativas com as crianças, por meio do projeto Brinquedoteca, no sentido de favorecer o público infantil das creches da comunidade, em Santana do Paraíso.